Hoje vim falar de uma estrela em ascensão, se é que assim se pode dizer: é ele o nosso muito bem conhecido Gedson Fernandes. Nomeado para Golden Boy ainda em 2018, a nossa pequena/grande estrela está no SL Benfica desde os 10 anos de idade, proveniente do SC Frielas, clube do concelho de Loures.

Natural de São Tomé e Príncipe, o jovem jogador de apenas 20 anos de idade começou a jogar de águia ao peito no final de dezembro de 2009. Em declarações para sites e jornais desportivos, Paulo Sérgio, presidente do SC Frielas, conta que tanto o Sporting CP como o SL Benfica estavam interessados na jovem promessa, mas diz que “queríamos só deixá-lo ir embora no final da época” a custo zero. No entanto, o SL Benfica ofereceu-lhes “250 euros e mais 25 bolas” e diz o presidente do clube do concelho de Loures que “vale mais receber isso do que não receber nada”, pois “o Sporting CP queria-o só no fim da época para não nos pagar nada”.

Paulo Sérgio: “Gedson era muito veloz e muito habilidoso”
Fonte: SL Benfica

Paulo Sérgio considera o “miúdo” uma pessoa humilde, que mostra isso mesmo em campo: “nos jogos, o guarda-redes passava-lhe a bola e ele desequilibrava tudo e marcava golos”, até que o treinador lhe disse para abrandar “um pouco e deixar os outros jogar”, ao que Gedson pediu para o deixar “jogar só mais um bocadinho que eu prometo não marcar golos”. Muito acarinhado pelo SC Frielas, Gedson rumou ao SL Benfica para nos comprovar essa mesmo humildade.

No SL Benfica, festejou o primeiro Campeonato Nacional quando jogava pelos Iniciados A. Numa entrevista à BTV, Gedson confessa que tem “todas as faixas de campeão em casa” e que se sente “orgulhoso” do próprio trabalho e do coletivo com os colegas de equipa. Ganhou também pelo SL Benfica um Campeonato Nacional de Juniores (2017/2018) e pela Seleção Nacional um Europeu de Futebol sub-17 (2016). No que diz respeito a prémios individuais foi considerado o melhor jogador jovem do mês de agosto de 2018 e nomeado, como já referi, para Golden Boy onde ficou em sétimo lugar.

Gedson: “Sinto-me orgulhoso do meu trabalho e do dos meu colegas e foram missões cumpridas”
Fonte: SL Benfica

No geral, e segundo as estatísticas, na época de 2013/2014 (Juniores C), jogou 34 jogos e marcou 13 golos. Entre 2014 e 2016, já a jogar pelos Juniores B marcou presença em 46 jogos e fez 15 golos. Entre 2016 e 2018, a jogar pelos Juniores A, participou em 35 jogos e marcou quatro golos. No que toca à equipa sénior, tem um total de 69 jogos e 8 golos marcados. Já pela Seleção, nos vários escalões em que jogou, tem nos seus registos 46 jogos e seis golos marcados.

Foto de Capa: SL Benfica

Comentários