Para mim isto é uma novidade. Ainda agora me estou a começar a habituar a ver jogar jovens mais novos do que eu, quanto mais agora escrever sobre um. Tendo eu tão tenra idade, parece-me ainda um pouco estranho estar aqui a escrever, de pura e livre vontade, sobre um rapaz, que posso com todo o critério chamar de rapaz. No entanto, se não o fosse merecido, prontamente me livrava de estar aqui a escrever, mas o que acontece é que é merecida esta atenção que estou a dar ao jogador de apenas 18 anos.

João Félix nasceu em Viseu. A localização geográfica não deixa muitas dúvidas quanto ao primeiro clube grande que representou, o FC Porto. Na sua juventude, vestiu as cores azuis e brancas, mas acontece que foi dispensado pelos dragões, seguindo para os clubes satélite do FC Porto, o Dragon Force e o Padroense. Na época de 2015/16, o Benfica resgatou a jovem promessa e incluiu-o na equipa de Juniores de Sub-17. Não desiludiu: em 27 jogos, fez 10 golos.

Foi apenas necessária uma época para que o rapaz-maravilha desse início à sua carreira no escalão acima, a equipa B dos encarnados. No total da época 2016/17, João Félix fez 38 jogos e 18 golos, sendo 12 dos jogos na equipa B, assim como 3 dos golos na Segunda Liga Portuguesa.

Na presente temporada, continua a deixar água na boca, transitando entre o escalão de Juniores A Sub-19 e a equipa B de águia ao peito. Em dezembro de 2017, renovou pelas águias até 2022, e foi blindado com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. É visto como uma das grandes pérolas a jogar de manto sagrado.

João Félix é ponta de lança e tem feito questão de alimentar a sua fome de golos da melhor forma. Tem sido cada vez mais utilizado por Hélder Cristóvão, treinador da equipa B do Benfica. Apear da tenra idade, já conta com o seu primeiro hat-trick no futebol sénior profissional. Foi frente ao Famalicão para a 22ª Jornada da Segunda Liga.

João Félix, com 16 anos, foi o mais novo de sempre a jogar pela equipa B do Benfica Fonte: SL Benfica
Anúncio Publicitário

Mais recentemente, nos últimos três jogos, tem entrado em campo pela equipa de Juniores A Sub-19, que inicia agora a segunda fase do campeonato, no grupo do Apuramento do Campeão. Esta fase começou bem para o Benfica, contando com um trio de vitórias em três jogos, muito devido a João Félix. Foram cinco os golos marcados nestes três jogos: o golo inaugural frente ao Vitória FC, os dois golos da reviravolta frente ao FC Porto no Olival e a reviravolta no Caixa Futebol Campus frente ao Vitória SC.

Depois de uma alargada experiência na Segunda Liga, o jovem avançado promete muito nesta Segunda Fase do campeonato de Juniores, estando este Benfica ao leme de João Félix. Com a promessa de que vai integrar a pré-época da equipa principal do Benfica, ao comando de Rui Vitória, João Félix não apresenta indícios de diminuir o ritmo.

Uma jóia encarnada que poderá dar muitas alegrias aos benfiquistas. Será o jogador um possível e natural sucessor de Jonas?

Boa sorte, João Félix. Que o teu e o nosso futuro seja encarnado e de muitas alegrias. Que sorrias muito a fazer a rede adversária balançar enquanto nós sorrimos a festejar o teu golo e, de seguida, depois do speaker dizer “Marcou pelo Benfica, João…”, gritamos em uníssono: “FÉLIX!”.

 

Foto de Capa: SL Benfica

Revisto por: Rita Manique

Comentários