logo-BnR.png

ÚLTIMA HORA:

3 fragilidades SL Benfica abraçados no início do jogo contra o Famalicão

Querem os dois voltar ao bom (ca)Minho | FC Famalicão x SL Benfica

Primeira Liga, 14ª Jornada: domingo, 18h, 12 de dezembro de 2021

ANTEVISÃO: GUERRA EM CAMPO PELA PAZ NAS BANCADAS

FC Famalicão e SL Benfica defrontam-se na ressaca de uma jornada complicada para ambos os conjuntos.

ÁGUIAS COM DESLOCAÇÃO TEORICAMENTE COMPLICADA A FAMALICÃO. EM QUE RESULTADO APOSTAS? SEGUE JÁ PARA A BWIN.PT!

A turma minhota foi derrotada em Barcelos por 4-0 e Ivo Vieira e os seus pupilos, após o jogo, deram a cara perante os adeptos, que exigiam explicações. Por seu turno, as águias foram domesticadas e derrotadas por 3-1 em casa, ante o grande rival Sporting CP.

O pós-jogo também não foi fácil para Jorge Jesus e para os seus jogadores, com uma coreografia improvisada de lenços brancos a sinalizarem a saída dos encarnados e, em particular, do técnico português para os balneários.

Entretanto, o SL Benfica já teve a oportunidade de dar uma resposta no palco milionário, mas vai em busca de recuperar o estatuto de principal estrela nos palcos nacionais.

Já os minhotos vão procurar deixar a goleada no dérbi com o Gil Vicente FC (e a prévia derrota caseira por 3-0 ante o Portimonense SC) fora do Municipal de Famalicão e mostrar perante uma equipa de Champions que a sua valia individual e coletiva vai muito além do que os seus adeptos e associados testemunharam nos dois últimos encontros.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. FC Famalicão tem apenas um triunfo sobre as águias em 20 confrontos diretos – foi por 1-0, em casa, a 13 de setembro de 1992.
  2. Águias venceram 16 dos 20 jogos com os famalicenses (80%).
  3. Dois dos últimos três confrontos diretos em Vila Nova de Famalicão terminaram empatados a um golo (para Taça de Portugal e Primeira Liga) – no outro encontro registou-se um triunfo lisboeta por 5-1, para o campeonato.
  4. Dos 20 embates entre minhotos e águias, 11 tiveram golos de ambas as partes – incluindo cinco das sete últimas partidas.
  5. SL Benfica apenas venceu dois dos últimos seis jogos no reduto do FC Famalicão – 5-1 em 1993 e novamente 5-1 em 2020. Registaram-se ainda três empates e uma vitória minhota.
  6. FC Famalicão nunca marcou mais do que um golo ao SL Benfica nos jogos em casa. Todavia, marcou sempre nos últimos cinco encontros caseiros com as águias.
  7. O conjunto famalicense só ficou em branco em três dos 10 confrontos no Minho com os encarnados.
  8. O resultado mais vezes registado nos confrontos entre FC Famalicão e SL Benfica, em Vila Nova, foi 1-5 (três vezes). Também por três vezes houve triunfo por 1-0, mas duas dessas vezes o resultado foi favorável aos forasteiros e a outra aos da casa.
  9. Com 35 golos marcados, o SL Benfica é o ataque mais produtivo da Primeira Liga. Com 24 sofridos, o FC Famalicão é a segunda defesa mais batida do campeonato.
  10. Nos últimos dez jogos para todas as competições em 21/22, o SL Benfica venceu cinco, empatou três e perdeu dois; por sua vez, o FC Famalicão venceu quatro, empatou um e perdeu cinco.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Simon Banza (FC Famalicão) o avançado francês de 25 anos soma 11 golos e quatro assistências na temporada (um golo e uma assistência ainda ao serviço do RC Lens, antes de chegar a Vila Nova por empréstimo do emblema gaulês) e tem sido figura de proa no conjunto minhoto.

Já marcou nas duas Taças, mas é o campeonato a sua prova predileta – leva sete tentos sob o seu nome e é o quinto melhor marcador da Primeira Liga (sendo o homem com mais golos de entre os jogadores de clubes da segunda metade da tabela).

Não marca há dois jogos (nem ele, nem nenhum outro jogador famalicense), mas vai exigir muitos cuidados da parte da defensiva encarnada.

 

Roman Yaremchuk (SL Benfica) – o ucraniano fez cumprir-se a “Lei do Ex” frente ao FK Dynamo Kyiv, apontando o primeiro da partida e o primeiro da conta pessoal na Liga dos Campeões, elevando o seu cartório total de golos pelas águias na presente temporada para cinco.

Continua a trabalhar herculeamente para a equipa, num exemplo de compromisso a seguir por alguns colegas.

É, talvez, o ponta-de-lança benfiquista mais completo do momento e vai procurar em Vila Nova de Famalicão (caso seja titular) dar seguimento ao feito no mais recente feriado.

 

XI´S PROVÁVEIS

 

FC Famalicão: Luiz Júnior; Diogo Figueiras, Riccieli, Alex Nascimento, Alexandre Penetra, Adrián Marín; Charles Pickel, Pêpê Rodrigues, Ivo Rodrigues, Iván Jaime; Simon Banza.

Treinador: Ivo Vieira

“O meu trabalho é motivar e alavancar os atletas, para que possamos ter outro tipo de resultados, independentemente de ser o Benfica ou outro adversário qualquer, temos é que pensar em nós, ir à procura de pontos e jogar para ganhar.

Será um adversário difícil, sabemos disso, mas temos que acreditar e lutar”.

 

SL Benfica: Vlachodimos; Gilberto, André Almeida, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo; Weigl, João Mário; Rafa, Darwin, Yaremchuk.

Treinador: Jorge Jesus

“O Famalicão é um adversário difícil, com uma qualidade de jogo, na minha opinião, que não condiz com a sua posição.

Vai ser um jogo bem disputado, o Benfica quer continuar a ganhar, preparámos este jogo muito bem e vamos com a intenção de trazer os três pontos”.

 

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Famalicão 1-1 SL Benfica

 

O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

[my_elementor_post_nav_output]

FC PORTO vs CD TONDELA