Força da Tática | SL Benfica x SC Braga: Comeram a relva e ganharam três pontos

Num encontro crucial para o que falta escrever da final da edição 2022/2023 da Liga Portuguesa, o SL Benfica dedicou-se ao jogo, ganhou três pontos e encontra-se numa posição favorável para conquistar o título. Mas isto ainda não acabou…

Se a 7 de abril a equipa da encarnada tivesse tido, em teoria, o mesmo comportamento e atitude em jogo, talvez a derrota com a equipa do FC Porto, pudesse ter sido evitada e o campeonato teria outros contornos finais. Para quem viu esse jogo, tem aqui uma comparação em termos de atitude competitiva e de alguma forma, uma comparação ao nível da estratégia das equipas em questão. O Benfica assumiu-se, engalanado pela multidão da Luz, quis dissipar as dúvidas e não deixar perguntas no ar. Por seu turno a equipa do Braga, optou por uma estratégia mais de contenção e esperar aquilo que o jogo poderia dar ao longo do tempo.

SL Benfica jogadores Rafa Silva David Neres
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Foi uma má estratégia? As opiniões dividem-se e é normal. Será a melhor forma de encarar o líder do campeonato em casa? Sou da opinião, de que, em condições normais, perante um Benfica dos últimos jogos, a estratégia era lógica e sustentada. Acontece que a equipa da casa foi surpreendentemente brava para aquilo que vinha fazendo nos últimos jogos. E mais, a equipa visitante não foi capaz de se moldar e perceber o ambiente. Poderia e tem condições para mais e melhor.

No Benfica, a frescura da equipa muito se deve a três fatores: a saída da Champions e consequente melhoria física a curto prazo, normal ao nível dos processos fisiológicos; o nível de motivação interna, proveniente de estar numa posição de liderança e perto do final do campeonato; e João Neves, um jogador apenas a mexer com o jogo e a ser exemplo para todos os colegas, como motor de busca, para uma Luz sedenta de títulos.

Sobretudo o Benfica melhorou num aspeto em concreto: momento da transição ofensiva, passe e condução para a frente e velocidade. Com um Braga encostado, quase todo o tempo, atrás. Isto verificou-se na pressão benfiquista no meio campo do adversário, e mesmo quando a bola era ganha no meio campo (mais atrás), esse tópico era quase sempre cumprido. O Braga, na ausência de Musrati, tentou sempre colocar em sentido o Benfica, através de Bruma e Medeiros. Quer Grimaldo, quer Aursnes, tinham quase sempre algum receio nas suas investidas. António Silva, neste jogo, sim: certo, metódico, impetuoso e na dose certa de humildade e confiança, foi um “bater de relógio” na defesa da casa.

Após inúmeras ocasiões de perigo da equipa da casa, Rafa, quem mais poderia ser, o marcador do golo do jogo, foi feliz na cara de Matheus. Após o golo, o SC Braga reposicionou e substituiu jogadores, mas o que mais deu acrescento à equipa, foi a mentalidade que se traduziu, no numero de faltas cometidas, segundas bolas ganhas e tempo a marcar uma falta. Este jogo permite tirar uma ilação importante, e lanço o tema para debate: em que ponto de equilíbrio deve ser colocada a estratégia de um jogo, na balança do seu próprio modelo jogo? Em termos teóricos, são necessários um ao outro, mas há parâmetros que, caso sejam ultrapassados, podem desfazer o normal funcionamento da “máquina” e afetar o consequente rendimento coletivo. Fica a nota.

Artigo da autoria de Paulo Robles

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Taça de Itália sem azo para surpresas: eis os resultados desta segunda-feira

Foram quatro os encontros que se realizaram durante esta segunda-feira para a Taça de Itália. A competição está nos 32avos.

César Peixoto: «Jogámos olhos nos olhos contra o FC Porto»

César Peixoto analisou o encontro entre Gil Vicente e FC Porto, relativo à segunda jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli aborda lesão de Samu e comenta: «Acho que o jogo foi sólido»

Francesco Farioli analisou o encontro entre Gil Vicente e FC Porto, relativo à segunda jornada da Primeira Liga.

Facundo Cáseres: «Ficamos com a atitude da equipa»

Facundo Cáseres analisou o encontro entre Gil Vicente e FC Porto, relativo à segunda jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 4 destaques do Gil Vicente x FC Porto

O FC Porto derrotou o Gil Vicente por 2-0 na 2ª. jornada da Primeira Liga. Confere os destaques do encontro.

FC Porto vence Gil Vicente e mantém sequência sem sofrer golos

O FC Porto venceu o Gil Vicente por 2-0, em jogo da 2ª. jornada da Primeira Liga. Victor Froholdt e Pepê apontaram os golos dos dragões.

Leeds United regressa à Premier League com uma vitória

O Leeds United recebeu e venceu o Everton por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Premier League.