Força da Tática | SL Benfica x SC Braga: Comeram a relva e ganharam três pontos

- Advertisement -

Num encontro crucial para o que falta escrever da final da edição 2022/2023 da Liga Portuguesa, o SL Benfica dedicou-se ao jogo, ganhou três pontos e encontra-se numa posição favorável para conquistar o título. Mas isto ainda não acabou…

Se a 7 de abril a equipa da encarnada tivesse tido, em teoria, o mesmo comportamento e atitude em jogo, talvez a derrota com a equipa do FC Porto, pudesse ter sido evitada e o campeonato teria outros contornos finais. Para quem viu esse jogo, tem aqui uma comparação em termos de atitude competitiva e de alguma forma, uma comparação ao nível da estratégia das equipas em questão. O Benfica assumiu-se, engalanado pela multidão da Luz, quis dissipar as dúvidas e não deixar perguntas no ar. Por seu turno a equipa do Braga, optou por uma estratégia mais de contenção e esperar aquilo que o jogo poderia dar ao longo do tempo.

SL Benfica jogadores Rafa Silva David Neres
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Foi uma má estratégia? As opiniões dividem-se e é normal. Será a melhor forma de encarar o líder do campeonato em casa? Sou da opinião, de que, em condições normais, perante um Benfica dos últimos jogos, a estratégia era lógica e sustentada. Acontece que a equipa da casa foi surpreendentemente brava para aquilo que vinha fazendo nos últimos jogos. E mais, a equipa visitante não foi capaz de se moldar e perceber o ambiente. Poderia e tem condições para mais e melhor.

No Benfica, a frescura da equipa muito se deve a três fatores: a saída da Champions e consequente melhoria física a curto prazo, normal ao nível dos processos fisiológicos; o nível de motivação interna, proveniente de estar numa posição de liderança e perto do final do campeonato; e João Neves, um jogador apenas a mexer com o jogo e a ser exemplo para todos os colegas, como motor de busca, para uma Luz sedenta de títulos.

Sobretudo o Benfica melhorou num aspeto em concreto: momento da transição ofensiva, passe e condução para a frente e velocidade. Com um Braga encostado, quase todo o tempo, atrás. Isto verificou-se na pressão benfiquista no meio campo do adversário, e mesmo quando a bola era ganha no meio campo (mais atrás), esse tópico era quase sempre cumprido. O Braga, na ausência de Musrati, tentou sempre colocar em sentido o Benfica, através de Bruma e Medeiros. Quer Grimaldo, quer Aursnes, tinham quase sempre algum receio nas suas investidas. António Silva, neste jogo, sim: certo, metódico, impetuoso e na dose certa de humildade e confiança, foi um “bater de relógio” na defesa da casa.

Após inúmeras ocasiões de perigo da equipa da casa, Rafa, quem mais poderia ser, o marcador do golo do jogo, foi feliz na cara de Matheus. Após o golo, o SC Braga reposicionou e substituiu jogadores, mas o que mais deu acrescento à equipa, foi a mentalidade que se traduziu, no numero de faltas cometidas, segundas bolas ganhas e tempo a marcar uma falta. Este jogo permite tirar uma ilação importante, e lanço o tema para debate: em que ponto de equilíbrio deve ser colocada a estratégia de um jogo, na balança do seu próprio modelo jogo? Em termos teóricos, são necessários um ao outro, mas há parâmetros que, caso sejam ultrapassados, podem desfazer o normal funcionamento da “máquina” e afetar o consequente rendimento coletivo. Fica a nota.

Artigo da autoria de Paulo Robles

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Darwin Núñez perto de ver futuro resolvido: Turquia é a opção mais real

Darwin Núñez está perto de se juntar ao Besiktas por empréstimo do Al Hilal. O avançado uruguaio vai sair da Arábia Saudita, sendo a Turquia o destino mais provável.

Diogo Costa recusa desafio apresentado por André Villas-Boas para a temporada 2026/27

Diogo Costa deverá manter a camisola 99 para a nova temporada, depois de ter recusado o desafio de André Villas-Boas para assumir o número 2.

Al Hilal coloca Pedro Neto e Luis Díaz na lista de alvos para este verão

Pedro Neto e Luis Díaz são dois dos nomes que estão na mira do Al Hilal para este mercado de verão, depois da contratação de Crysencio Summerville.

Oficial: Atlético de Madrid contrata extremo ao PSG

O Atlético de Madrid oficializou a contratação de Kang-In Lee ao PSG. O extremo sul-coreano assina até 2031.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho quer mais rapidez no ataque: Eis o ponto de situação entre Real Madrid e Yan Diomande

O Real Madrid quer contratar Yan Diomande e viu uma proposta de 100 milhões ser rejeitada pelo RB Leipzig. José Mourinho tem o jogador como alvo principal.

Benfica liberta Tiago Gouveia: Extremo já tem viagem marcada

Tiago Gouveia viaja este domingo para o México e já não joga mais pelo Benfica. O extremo português tem acordo com o Atlas

Marco Rose fala sobre o interesse do Bournemouth em António Silva: «Estamos em negociações e estamos muito próximos»

António Silva está muito perto de rumar ao Bournemouth. Marco Rose confirmou o interesse dos Cherries no central português.