Futsal de serviços mínimos | SL Benfica

Benfica

A equipa de futsal do Benfica tem realizado uma época um tanto quanto bizarra. Neste momento, a equipa orientada por Pulpis é líder isolada da Liga com seis vitórias e dois empates, sendo estes contra o Sporting CP e contra o SC Braga. Porém, em virtude de uma derrota dos leões diante do SC Braga e um empate diante do Caxinas, a equipa encarnada possui três pontos de vantagem sob o seu maior rival na tabela classificativa.

Para além disso, a equipa do Benfica carimbou há uma semana a qualificação para a Final Four da UEFA Futsal Champions League, fruto da vitória por 2-1 diante do Kairat Almaty, indo assim disputar o título com o Sporting, Palma Futsal e Anderlecht.

Apesar disto, o desempenho da equipa continuam a convencer os adeptos, sendo que o técnico espanhol Pulpis tem sido fortemente contestado pelos adeptos encarnados, derivado do futsal praticado pela equipa ser pobre e carente de ideias.

José Maria Mendez, mais conhecido por Pulpis, assumiu o comando técnico da equipa de futsal do Benfica há cerca de um ano e meio. E pessoalmente, creio que é justo dizer que ele não acrescentou nada de novo ao futsal do Benfica. A equipa encarnada continua a praticar um futsal conservador e defensivo, jogando no erro do adversário e tendo bastantes dificuldades em criar ocasiões de perigo em organização ofensiva.

Nesta temporada, o técnico espanhol teve direito a construir o plantel mais à sua medida e a usufruir dos reforços que pediu, com o clube a gastar centenas de milhares de euros no pagamento das cláusulas de rescisão dos reforços Diego Nunes e Higor Souza, jogadores que têm sido fustigados por lesões ao longo da época.

O reforço contratado para a baliza, o brasileiro Léo Gugiel também se encontra actualmente lesionado. Enquanto o regressado Bruno Coelho, contraiu uma lesão ao serviço da selecção nacional e ainda pouco pode contribuir na sua segunda passagem pelo Benfica.

O internacional português Silvestre Ferreira vinha a ser na minha opinião, o jogador formado localmente em melhor plano no Benfica esta época, contraiu recentemente uma lesão no menisco e que o irá deixar afastado das quadras pelo menos três meses. Por outro lado, os jovens Lúcio Rocha e Carlos Monteiro recuperaram das respectivas lesões e já se encontram entre as opções disponíveis para Pulpis.

Tomás Paçó Rocha
O pivot Rocha tem sido o jogador em maior destaque na equipa encarnada
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Dentro das quatro linhas, o internacional brasileiro Rocha e o internacional russo Ivan Chiskhala continuam a ser os principais destaques da equipa, enquanto André Sousa e Léo Gugiel têm tido bons desempenhos na baliza. Por outro lado, o internacional russo Rômulo continua a ser o elo mais fraco da equipa, no qual as lesões e a idade avançada o tornam incapaz de dar uma resposta a este nível.

A posição de fixo continua a ser o principal handicap na equipa de futsal do Benfica. Desde a saída de André Coelho em 2020 que a equipa não tem um jogador na posição que faça a diferença e essa lacuna é particularmente visível nos jogos de nível mais elevado.

Apesar do Benfica se encontrar ainda na disputa dos seus objectivos, ainda existe muita desconfiança à volta desta equipa. As lacunas existentes no plantel, as dúvidas em relação às competências do treinador e a ausência de um projecto definido na modalidade fazem com que os índices de confiança dos adeptos em relação à equipa não sejam os melhores. Compete a toda a equipa, mostrar dentro das quatro linhas mostrar aquilo de que é capaz e dissipar a desconfiança dos adeptos.

 

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Ademola Lookman regressa aos treinos da Atalanta

Ademola Lookman voltou a treinar com a equipa da Atalanta após uma reunião com o treinador Ivan Juric, pondo fim ao afastamento que durou desde agosto.

Nemanja Matic admite: «Às vezes é muito difícil trabalhar com Mourinho»

O ex-Benfica, Nemanja Matic falou sobre a sua relação com José Mourinho, treinador que orientou em Chelsea, Manchester United e Roma.

Rui Borges responde ao Bola na Rede após goleada do Sporting: «A energia não estava lá em muitos jogadores»

Rui Borges analisou o Sporting x Kairat Almaty. O técnico dos leões respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Damac de Armando Evangelista perde frente ao Al Kholood: eis os restantes resultados do dia na Liga Saudita

O Damac, orientado pelo treinador português Armando Evangelista, perdeu por 2-1 frente ao Al-Kholood na Liga Saudita, mantendo-se sem vitórias na competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Liga Portugal esclarece adiamento dos jogos do Rio Ave e do FC Porto: «Na falta de entendimento, a Liga Portugal viu-se obrigada a intervir»

A Liga Portugal reagiu esta quinta-feira às críticas do FC Porto e do Rio Ave sobre as alterações das datas dos jogos Arouca-FC Porto e Famalicão-Rio Ave, justificando as decisões com base no regulamento de competições e na segurança.

Eis o ranking UEFA depois da goleada do Sporting diante do Kairat Almaty na Champions League

Portugal aproximou-se dos Países Baixos no Ranking UEFA. Vitória do Sporting permitiu fechar a semana num tom positivo e ganhar pontos importantes.

Jornalista turco critica José Mourinho: «Gaba-se de ir para equipas de nível mais alto»

José Mourinho foi demitido do Fenerbahçe e, um mês depois, rumou ao Benfica. Chegada a Portugal contestada na Turquia e alvo de polémica no país.