Futsal de serviços mínimos | SL Benfica

Benfica

A equipa de futsal do Benfica tem realizado uma época um tanto quanto bizarra. Neste momento, a equipa orientada por Pulpis é líder isolada da Liga com seis vitórias e dois empates, sendo estes contra o Sporting CP e contra o SC Braga. Porém, em virtude de uma derrota dos leões diante do SC Braga e um empate diante do Caxinas, a equipa encarnada possui três pontos de vantagem sob o seu maior rival na tabela classificativa.

Para além disso, a equipa do Benfica carimbou há uma semana a qualificação para a Final Four da UEFA Futsal Champions League, fruto da vitória por 2-1 diante do Kairat Almaty, indo assim disputar o título com o Sporting, Palma Futsal e Anderlecht.

Apesar disto, o desempenho da equipa continuam a convencer os adeptos, sendo que o técnico espanhol Pulpis tem sido fortemente contestado pelos adeptos encarnados, derivado do futsal praticado pela equipa ser pobre e carente de ideias.

José Maria Mendez, mais conhecido por Pulpis, assumiu o comando técnico da equipa de futsal do Benfica há cerca de um ano e meio. E pessoalmente, creio que é justo dizer que ele não acrescentou nada de novo ao futsal do Benfica. A equipa encarnada continua a praticar um futsal conservador e defensivo, jogando no erro do adversário e tendo bastantes dificuldades em criar ocasiões de perigo em organização ofensiva.

Nesta temporada, o técnico espanhol teve direito a construir o plantel mais à sua medida e a usufruir dos reforços que pediu, com o clube a gastar centenas de milhares de euros no pagamento das cláusulas de rescisão dos reforços Diego Nunes e Higor Souza, jogadores que têm sido fustigados por lesões ao longo da época.

O reforço contratado para a baliza, o brasileiro Léo Gugiel também se encontra actualmente lesionado. Enquanto o regressado Bruno Coelho, contraiu uma lesão ao serviço da selecção nacional e ainda pouco pode contribuir na sua segunda passagem pelo Benfica.

O internacional português Silvestre Ferreira vinha a ser na minha opinião, o jogador formado localmente em melhor plano no Benfica esta época, contraiu recentemente uma lesão no menisco e que o irá deixar afastado das quadras pelo menos três meses. Por outro lado, os jovens Lúcio Rocha e Carlos Monteiro recuperaram das respectivas lesões e já se encontram entre as opções disponíveis para Pulpis.

Tomás Paçó Rocha
O pivot Rocha tem sido o jogador em maior destaque na equipa encarnada
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Dentro das quatro linhas, o internacional brasileiro Rocha e o internacional russo Ivan Chiskhala continuam a ser os principais destaques da equipa, enquanto André Sousa e Léo Gugiel têm tido bons desempenhos na baliza. Por outro lado, o internacional russo Rômulo continua a ser o elo mais fraco da equipa, no qual as lesões e a idade avançada o tornam incapaz de dar uma resposta a este nível.

A posição de fixo continua a ser o principal handicap na equipa de futsal do Benfica. Desde a saída de André Coelho em 2020 que a equipa não tem um jogador na posição que faça a diferença e essa lacuna é particularmente visível nos jogos de nível mais elevado.

Apesar do Benfica se encontrar ainda na disputa dos seus objectivos, ainda existe muita desconfiança à volta desta equipa. As lacunas existentes no plantel, as dúvidas em relação às competências do treinador e a ausência de um projecto definido na modalidade fazem com que os índices de confiança dos adeptos em relação à equipa não sejam os melhores. Compete a toda a equipa, mostrar dentro das quatro linhas mostrar aquilo de que é capaz e dissipar a desconfiança dos adeptos.

 

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa nacional garante que Luís Filipe Vieira quer Sérgio Conceição como treinador do Benfica se vencer as eleições

Luís Filipe Vieira vai concorrer às eleições do Benfica. Sérgio Conceição é o nome escolhido para liderar a equipa de futebol das águias.

Eis as 12 primeiras equipas apuradas para a 2ª pré-eliminatória da Champions League

12 equipas seguraram um lugar na 2.ª pré-eliminatória da Champions League. Primeiras fases preliminares em andamento.

Sporting e Arsenal retomam as negociações para a transferência de Viktor Gyokeres

O negócio de Viktor Gyokeres para o Arsenal ficou em stand-by, mas as duas partes voltaram a reunir-se. Em causa os objetivos na transferência.

Manchester United de Ruben Amorim faz proposta de 40 milhões de euros por destaque do Sporting

O Manchester United quer contratar Morten Hjulmand. Ruben Amorim quer reencontrar-se com o médio do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Alvo do FC Porto e do Benfica com mais 2 pretendentes no mercado

Nelson Deossa continua a somar interessados. Médio do Monterrey apontado ao FC Porto e ao Benfica neste defeso.

Antigo jogador do Manchester United coloca clube em tribunal devido a tratamento errado de lesões

Axel Tuanzebe avançou com um processo em tribunal contra o Manchester United. Em causa o tratamento dos red devils às suas lesões.

Negócio fechado: Francisco Conceição troca FC Porto pela Juventus por 30 milhões de euros

O negócio foi desbloqueado e Francisco Conceição vai rumar à Juventus. Extremo deixa o FC Porto em definitivo por 30 milhões de euros.