Sintomatologia, a ciência médica nas mãos de um engenheiro | Benfica

O Benfica recebeu o Estrela da Amadora no passado sábado. As águias venceram, não convenceram e a descrença não se ausentou ainda do âmago dos adeptos. O encontro pobre em futebol foi, todavia, rico em polémica. Roger Schmidt foi mais uma vez recebido por uma vaia altíssona e uníssona. Nada de novo. O futebol (perdoem-me o termo) das águias foi mais uma vez apupado. Nada de novo. O ingrediente mais distinto desta receita de polémica a la Luz foi outro e havia sido anunciado no dia anterior ao jogo.

João Mário, segundo principal alvo dos adeptos contestantes, pediu para sair do clube e não foi convocado, para gáudio dos adeptos. Foi o primeiro ato de boa gestão de Roger Schmidt desde que chegou ao Benfica. Ou talvez não. É, até certo ponto, compreensível que o treinador abdique de um jogador que está de saída. Se não vai fazer parte do grupo, faz sentido que o grupo passe a trabalhar sem ele.

João Mário no Famalicão x Benfica
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Não um capitão. Seja ele um bom capitão, seja ele um João Mário. O capitão não pode nunca ser o primeiro a abandonar o barco e a refugiar-se. E não pode nunca contar com a conivência do seu timoneiro. Enquanto é jogador do Benfica, tem de estar comprometido e compenetrado. Não estava? É uma das hipóteses. Se não estava, a questão principal é esta: como pôde ser capitão de equipa?

Mas talvez estivesse. Talvez tenha sido deixado de fora para proteger o grupo da sua presença quando está na porta de saída. Aí surge outra questão, não menos problemática: o grupo precisa de ser protegido de um dos seus líderes? Talvez não precise. Quem sabe, João Mário não jogou porque a “estrutura” do clube determinou que era melhor proteger a sua integridade física para não comprometer a sua venda.

É uma hipótese. Mas a questão que levanta não é mais agradável: é assim tão premente vender um capitão de equipa? Falta dinheiro? Ou a continuidade de João Mário, caso não se concretize a venda, é um problema de balneário? Nesse caso, retorna a questão: como pôde ser capitão de equipa? Mas, calma, pode não ser nada disto.

Pode a sua ausência da convocatória ter sido considerada de somenos importância. Pode Roger Schmidt ter pesado tudo na balança e chegado à conclusão de que, tudo somado, não valia a pena convocar o jogador. Ergue-se – adivinhem – uma outra questão problemática: então por que motivo foi João Mário titular e capitão nas duas primeiras jornadas? Um jogador tão fundamental para Roger Schmidt não consta sequer dos convocados num momento em que ainda é jogador do Benfica?

Roger Schmidt
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

A panóplia de questões possíveis é vasta. Qual delas a pior? Não sei bem. Sei que nenhuma é boa. Não quer isto dizer que João Mário tenha sido um problema. A propósito, lembro-me de o grande Raúl Solnado contar, em jeito de anedota, a sua ida ao médico. A dada altura, conta que o médico, auscultando-o com o estetoscópio, lhe pediu para tossir várias vezes (procedimento normal). Determinou o médico, de seguida, que o problema do paciente era tosse.

Naturalmente, não era. A tosse era um sintoma – neste caso promovido até pelo médico. Tal como João Mário não foi um problema, foi um sintoma – também promovido, não pelo médico, mas pelo engenheiro alemão. Vai, como tem sido norma neste Benfica (mais uma vez, perdoem-me o termo), mais uma vez ser resolvido o “problema”. Na verdade, vai tratar-se um sintoma apenas – que até poderia ter sido evitado – e o problema vai continuar lá. Pelo menos até outubro de 2025.

Parafraseando Sophia de Mello Breyner Andresen, “perdoai-lhes, Sven, porque eles sabem o que fazem”. Ai se sabem.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica deu resposta à nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglo em 30 minutos

O Benfica rejeitou a nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglu. O clube turco tinha feito uma oferta inferior à anterior pelo avançado dos encarnados.

Final de mercado promete ser em grande: eis as ‘novelas’ que devem marcar as últimas semanas da janela em Portugal

O mercado de transferências está a entrar nas últimas semanas e ainda devem existir várias entradas e saídas de jogadores. A situação em Portugal não é exceção, já que existem equipas em busca novos elementos e de fazerem vendas.

Al Gharafa de Pedro Martins vence na primeira jornada da Liga do Catar

O Al Gharafa bateu o Umm-Salal por quatro bolas a duas durante esta sexta-feira, num encontro da primeira jornada da Liga do Catar. Pedro Martins é o técnico da equipa que atuou em casa.

Villarreal ‘azeda’ o regresso do Real Oviedo à La Liga

O Villarreal recebeu e venceu o Real Oviedo por duas bolas a zero, num encontro da primeira jornada da La Liga. A partida foi realizada durante a noite desta sexta-feira, no El Madrigal.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage alvo de processo disciplinar depois de queixa do Sporting

Bruno Lage foi alvo de um processo disciplinar por parte da Federação Portuguesa de Futebol, consequência da queixa do Sporting. O técnico está a ser acusado de ter insultado Fábio Veríssimo, árbitro da Supertaça de Portugal.

Rennes bate Marselha para a Ligue 1

O Rennes recebeu e venceu o Marselha por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Ligue 1.. Este foi o primeiro jogo da presente temporada e realizou-se esta sexta-feira.

Galatasaray só sabe vencer na Liga Turca

O Galatasaray recebeu e venceu o Karagumruk por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Liga Turca. Não houve qualquer português inscrito na ficha de jogo desta partida.