Sintomatologia, a ciência médica nas mãos de um engenheiro | Benfica

O Benfica recebeu o Estrela da Amadora no passado sábado. As águias venceram, não convenceram e a descrença não se ausentou ainda do âmago dos adeptos. O encontro pobre em futebol foi, todavia, rico em polémica. Roger Schmidt foi mais uma vez recebido por uma vaia altíssona e uníssona. Nada de novo. O futebol (perdoem-me o termo) das águias foi mais uma vez apupado. Nada de novo. O ingrediente mais distinto desta receita de polémica a la Luz foi outro e havia sido anunciado no dia anterior ao jogo.

João Mário, segundo principal alvo dos adeptos contestantes, pediu para sair do clube e não foi convocado, para gáudio dos adeptos. Foi o primeiro ato de boa gestão de Roger Schmidt desde que chegou ao Benfica. Ou talvez não. É, até certo ponto, compreensível que o treinador abdique de um jogador que está de saída. Se não vai fazer parte do grupo, faz sentido que o grupo passe a trabalhar sem ele.

João Mário no Famalicão x Benfica
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Não um capitão. Seja ele um bom capitão, seja ele um João Mário. O capitão não pode nunca ser o primeiro a abandonar o barco e a refugiar-se. E não pode nunca contar com a conivência do seu timoneiro. Enquanto é jogador do Benfica, tem de estar comprometido e compenetrado. Não estava? É uma das hipóteses. Se não estava, a questão principal é esta: como pôde ser capitão de equipa?

Mas talvez estivesse. Talvez tenha sido deixado de fora para proteger o grupo da sua presença quando está na porta de saída. Aí surge outra questão, não menos problemática: o grupo precisa de ser protegido de um dos seus líderes? Talvez não precise. Quem sabe, João Mário não jogou porque a “estrutura” do clube determinou que era melhor proteger a sua integridade física para não comprometer a sua venda.

É uma hipótese. Mas a questão que levanta não é mais agradável: é assim tão premente vender um capitão de equipa? Falta dinheiro? Ou a continuidade de João Mário, caso não se concretize a venda, é um problema de balneário? Nesse caso, retorna a questão: como pôde ser capitão de equipa? Mas, calma, pode não ser nada disto.

Pode a sua ausência da convocatória ter sido considerada de somenos importância. Pode Roger Schmidt ter pesado tudo na balança e chegado à conclusão de que, tudo somado, não valia a pena convocar o jogador. Ergue-se – adivinhem – uma outra questão problemática: então por que motivo foi João Mário titular e capitão nas duas primeiras jornadas? Um jogador tão fundamental para Roger Schmidt não consta sequer dos convocados num momento em que ainda é jogador do Benfica?

Roger Schmidt
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

A panóplia de questões possíveis é vasta. Qual delas a pior? Não sei bem. Sei que nenhuma é boa. Não quer isto dizer que João Mário tenha sido um problema. A propósito, lembro-me de o grande Raúl Solnado contar, em jeito de anedota, a sua ida ao médico. A dada altura, conta que o médico, auscultando-o com o estetoscópio, lhe pediu para tossir várias vezes (procedimento normal). Determinou o médico, de seguida, que o problema do paciente era tosse.

Naturalmente, não era. A tosse era um sintoma – neste caso promovido até pelo médico. Tal como João Mário não foi um problema, foi um sintoma – também promovido, não pelo médico, mas pelo engenheiro alemão. Vai, como tem sido norma neste Benfica (mais uma vez, perdoem-me o termo), mais uma vez ser resolvido o “problema”. Na verdade, vai tratar-se um sintoma apenas – que até poderia ter sido evitado – e o problema vai continuar lá. Pelo menos até outubro de 2025.

Parafraseando Sophia de Mello Breyner Andresen, “perdoai-lhes, Sven, porque eles sabem o que fazem”. Ai se sabem.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Chelsea conquista Mundial de Clubes 2025 após surpreender PSG na final

O Chelsea é o grande vencedor do Mundial de Clubes 2025. Blues batem PSG por 3-0 com Cole Palmer em destaque.

GP Alemanha: Marc Márquez domina e conquista mais uma vitória

O Grande Prémio da Alemanha assinala o meio da temporada de MotoGP, com mais uma vitória de Marc Márquez..

Álvaro Carreras confirmado no Real Madrid por pai… de Dean Huijsen

Álvaro Carreras vai mesmo trocar o Benfica pelo Real Madrid. Pai de Dean Huijsen confirma lateral-esquerdo no clube.

Chelsea surpreende e está a vencer PSG por 3-0 na final do Mundial de Clubes 2025: Eis os golos

O Chelsea está a vencer o PSG por 3-0 na final do Mundial de Clubes 2025. Cole Palmer já fez dois golos e uma assistência.

PUB

Mais Artigos Populares

Novela Gyokeres: Sporting já tem mesmo princípio de acordo com o Arsenal

Viktor Gyokeres está muito perto de rumar ao Arsenal. Há princípio de acordo entre o Sporting e os Gunners.

FC Porto confirma novo número 10 após chegada de Borja Sainz

O FC Porto confirma que Gabri Veiga é o novo número 10. Borja Sainz chega e agarra a camisola 17 dos dragões.

Borja Sainz aponta FC Porto o «melhor clube de Portugal» e admite: «Falei com o Samu no primeiro dia em que me contactaram»

O FC Porto oficializou este domingo a contratação de Borja Sainz. Extremo espanhol já deu a primeira entrevista.