Jogadores que Admiro #124 – Bernardo Silva

- Advertisement -

Bernardo Silva, o puto que em Sintra vi nascer dez vezes e que hoje é um dos melhores do mundo

Pode ser surpresa para a maioria mas a primeira vez que vi Bernardo Silva tocar numa bola de futebol, tinha ele 13 anos.

Na manhã do dia 4 de Maio de 2008, desloquei-me até ao Campo Eng. Leonardo Carvalho, em Agualva-Cacém, para fazer a minha primeira cobertura para um jornal desportivo online, que acompanhava todos os jogos dos três grandes nos vários escalões de formação e do qual fui colaborador.

A partida em questão opunha o GC 1º de Maio de Agualva ao SL Benfica e contava para o Campeonato Distrital de Iniciados. Na equipa encarnada alinhavam alguns meninos que hoje são bem conhecidos para quem segue o desporto rei, casos de Bruno Varela, João Cancelo e Ricardo Horta.

Mas faltava um outro menino, um tal de Bernardo Silva, que nesse encontro entrou a dez minutos do fim e durante o período que esteve em campo mostrou alguns pormenores interessantes mas que o tempo não deu para mais.

Silva
O português brilhou na eliminatória diante do Sporting CP, tendo apontado dois golos
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Curiosamente, nessa partida, um dos melhores em campo até foi João Cancelo, hoje colega do médio português no Manchester City FC. Depois disso, ainda cheguei a assistir a outro jogo em que Bernardo Silva participou mas a sua exibição não foi muito positiva, conforme a análise individual que lhe fiz na crónica.

Entretanto, a minha colaboração com esse jornal terminou e deixei de ouvir falar do menino Bernardo durante alguns anos. Longe estava eu de imaginar no jogador que ele viria a tornar-se.

Como adepto do SL Benfica, confesso que nem sempre estou atento ao que se passa no futebol de formação dos encarnados. Aqui e ali ouvia falar de Bernardo Silva e a grande época que ele estava a realizar nos juniores na época 2012/2013 mas, sinceramente, nunca associei esse nome ao miúdo que vi jogar anos antes.

Na temporada 2013/2014, Bernardo Silva chegou à equipa B das águias e a sua performance continuava em alta. Fruto das boas exibições no segundo escalão do futebol português, foi chamado à equipa principal durante essa época e ainda chegou a participar em três encontros, sendo que um deles foi frente ao FC Porto na última jornada da Primeira Liga, o que fez dele campeão nacional, visto que os encarnados já tinham garantido o título na jornada anterior.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Não estamos habituados a ver dois centrais de pé esquerdo e estamos habituados a ver dois centrais...

Rui Borges analisou o duelo entre o Sporting e o Casa Pia ganho pelos leões por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Álvaro Pacheco responde ao Bola na Rede: «Queríamos ser capazes de tirar a profundidade e o jogo interior e obrigar o Sporting a jogar...

Álvaro Pacheco analisou o duelo entre o Sporting e o Casa Pia ganho pelos leões por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Benfica: Andreas Schjelderup torce o nariz a equipa da Serie A

Andreas Schjelderup está a ser apontado a uma saída do Benfica neste mercado. O Parma pretende contratar o extremo escandinavo

Rui Borges recusa falar de reforço e indica: «A recuperação do Daniel foi fantástica»

Rui Borges analisou o duelo da 18.ª jornada da Primeira Liga. Sporting e Casa Pia defrontaram-se esta noite em Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Cassiano: «Foi uma boa evolução da equipa ao longo do jogo»

Foram lances isolados em que o Sporting explorou falhas nossas. Foi uma boa evolução da equipa ao longo do jogo. Sabemos a grandeza do Sporting. Estamos a habituar-nos às ideias do Álvaro, esta foi a primeira semana com ele, mas já tentámos colocar algumas ideias em prática. Ele quer que levemos a paixão para dentro de campo e por isso buscámos o resultado, com vontade e determinação. Acho que vão haver grandes coisas esta época.

Daniel Bragança: «Não era o cenário sonhado para o regresso, foi melhor do que aquilo que estava a espera»

Daniel Bragança analisou o duelo da 18.ª jornada da Primeira Liga. Sporting e Casa Pia defrontaram-se esta noite em Alvalade.

Eis os 5 destaques da vitória do Sporting sobre o Casa Pia por 3-0

O Sporting venceu o Casa Pia por 3-0 na 18.ª jornada da Primeira Liga. Eis os cinco destaques do encontro.