Taça de Portugal, 4.ª Eliminatória, 21 de novembro de 2025, 20h30.
A ANTEVISÃO: DÉRBI LISBOETA À ANTIGA NA TAÇA
É em casa emprestada que o Atlético Clube de Portugal recebe o Benfica, numa partida que vai ser disputada no Estádio do Restelo. O jogo a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, que tem início às 20h30, opõe um dos gigantes de Lisboa com um dos históricos esquecidos pelo tempo.
O clube do terceiro escalão vai querer fazer história e eliminar os encarnados, uma tarefa que será certamente complicada. A equipa, treinada por Pedro D’Oliveira de apenas 29 anos, encontra-se na sétima posição da série B da Liga 3. Na Taça, os Carroceiros já eliminaram o Rebordosa e o Felgueiras e continua sem sofrer golos na competição rainha.
Para os pupilos de José Mourinho, a tarefa também não será fácil. O clube da Luz quer fazer esquecer os resultados negativos mais recentes. Além disso, com as lesões de Lukebakio e Sudakov deixam as águias desfalcadas para o encontro.
No entanto, pelo menos no ponto de vista teórico, o Benfica continua a ser o favorito por larga vantagem, ainda mais se levarmos em conta que o Atlético jogará em casa emprestada.
10 DADOS RÁPIDOS
- Atlético CP e Benfica já se defrontaram 66 vezes em competições oficiais.
- O Benfica venceu 54 vezes e o Atlético quatro.
- O árbitro deste encontro será Fábio Veríssimo.
- Jogos entre as duas equipas remontam desde a década de 1940.
- O encontro mais emblemático entre ambos foi a final da Taça de Portugal de 1949, vencida pelo Benfica por 2–1 no Estádio Nacional.
- Na Taça de Portugal de 1946, o Atlético conseguiu eliminar as águias da prova rainha, ao vencer por 3–2.
- Em 1948, também para a Taça, o Benfica venceu por 2–1
- As equipas voltaram a cruzar-se na Taça em 1951, numa meia-final que terminou 5–3 para o Benfica.
- Um dos resultados mais pesados aconteceu em 1949, num 4–0 do Benfica para o campeonato
- Nos jogos disputados com o Atlético CP na condição de visitado, as águias venceram 24 em 34 encontros.
JOGADORES A TER EM CONTA


Paulinho – O capitão do Atlético, que fez formação no Benfica, promete ser o líder da equipa do terceiro escalão. Em declarações na conferência de imprensa de antevisão, o defesa lateral afirmou que acredita ser possível eliminar o Benfica e a liderança do jogador de 33 anos será fundamental para alcançar esse objetivo.


Prestianni – O jovem argentino veio de um Mundial Sub-20 onde conseguiu mostrar qualidade e características que até então eram lhe desconhecidas. Desde que voltou ao Benfica, tem ganho mais minutos e parece contar cada vez mais para Mourinho. O jogo diante o Atlético pode ser o jogo de afirmação que o extremo precisa.
XI´s PROVÁVEIS
Atlético CP: Fábio Ferreira, Paulinho, Bruno Almeida, Duarte Henriques, Vicente Durand, Ricardo Dias, Caleb, Catarino Pascoal, Joãozinho, Caio Santana, Nicolas Souza
Treinador: Pedro D’Oliveira
«Um dos principais objetivos de amanhã é sermos competitivos, mostrar a nossa identidade e aquilo em que acreditamos. Isso não pode mudar».
Benfica: Samuel, Dedic, António Silva, Tomás Araújo, Obrador, Enzo, Aursens, João Veloso, João Rego, Prestianni e Ivanovic.
Treinador: José Mourinho
«A gestão é simples, é um jogo que temos de ganhar. Queremos continuar na competição. A denominação tomba-gigantes é brilhante e é exatamente esse o significado da Taça».
PREVISÃO DE RESULTADO: Atlético CP 0-2 Benfica

