Jonas e Pizzi: uma questão de dependência ou de equilíbrio?

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Não é preciso ver muitos jogos do Benfica para perceber que o estilo de jogo da equipa encarnada gira à volta de dois jogadores: Pizzi e Jonas. Estes são os “jokers” da equipa: dois jogadores com um QI elevado que têm a capacidade de tomar a decisão certa na hora exacta, dois jogadores capazes de resolver um jogo com um simples gesto técnico, seja este um remate, uma assistência para golo, um passe a rasgar ou uma finta desconcertante.

No entanto, perante a maior influência do médio transmontano e do avançado brasileiro, certamente que muitos adeptos colocarão uma questão: será que a equipa está muito dependente deles?

Ora, eu sempre parti do princípio de que uma equipa equilibrada tem de ter um colectivo forte, mas também tem de ter individualidades que façam a diferença. Onde é que eu quero chegar com isto? Quero dizer que, para que o Jonas e o Pizzi façam a diferença nos resultados da equipa, os restantes colegas de equipa têm de contribuir para tal.

Por exemplo, na equipa do Benfica no final dos anos 90, jogadores como João Pinto e Poborsky faziam a diferença nesse aspecto, mas não chegavam para todas as encomendas. E isso acontecia porque os seus colegas de equipa não faziam o complemento necessário para formarem um colectivo forte.

Vejamos o exemplo da equipa do Benfica 2009/2010: essa equipa tinha três jogadores com maior capacidade de definir os lances: Dí Maria, Aimar e Saviola. Eram eles as peças mais importantes do famoso “rolo compressor” e também eram eles que forneciam as munições para Óscar Cardozo finalizar. No entanto, por detrás da fantasia e virtuosismo deste três jogadores estava uma dupla bastante trabalhadora no meio-campo: Javi Garcia e Ramires.

A influência de Jonas é inquestionável Fonte: SL Benfica
A influência de Jonas é inquestionável
Fonte: SL Benfica

Na minha opinião, a maioria das grandes equipas europeias constroem equipas à volta de jogadores deste perfil, jogadores com uma elevada capacidade de definição dos lances, jogadores que transformam o difícil em fácil. O Barcelona tem Messi e Iniesta, o Real Madrid tem Ronaldo e Modric, a Juventus tem Dybala e Pjanic, o Chelsea tem Hazard, etc.

Na minha opinião, acho que este é um principio que tanto de aplica no futebol, mas também noutras modalidades como o futsal ou o basquetebol. Ora, passando isto para a nossa equipa actual, eu acho que a equipa de Rui Vitória está bem equilibrada nesse aspecto.

Jogadores como Jonas e Pizzi não teriam a influência e a preponderância que têm os seus colegas de equipa não fizeram o seu trabalho em campo. Se não fosse o “trabalho silencioso” de jogadores como Fejsa, Salvio, Cervi ou Jiménez, a influência de Jonas e Pizzi não seria suficiente para construir uma equipa vencedora.

Portanto, eu não creio que a forma como Pizzi e Jonas sobressaem na nossa equipa não seja uma questão se dependência, mas sim o fruto do forte sentido colectivo da nossa equipa.

Foto de Capa: SL Benfica

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Tudo sanado? Pedro Proença já falou com Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo esta quarta-feira

Pedro Proença já falou durante esta quarta-feira com Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo. O ambiente foi tranquilo.

Alessandro Circati e a chegada ao Benfica: «Se perderes, é desapontante. Se empatares, também é desapontante»

Alessandro Circati foi um dos últimos reforços do Benfica. O defesa central está ao serviço da seleção da Austrália.

Promessa lusa ainda sem minutos: deixou o Benfica para rumar a Espanha e não soma qualquer minuto em 2026/27

Mauro Furtado trocou recentemente o Benfica pelo Girona. O defesa central ainda não tem qualquer minuto de jogo disputado.

Sporting sem facilitismos: imprensa espanhola revela valor de venda de Luis Suárez no mercado de inverno

O Sporting sabe que Luis Suárez está a ser observado por alguns clubes, mas não quer perder o ponta de lança no mercado de inverno.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: José Mourinho já pensa na substituição de Kylian Mbappé

Kylian Mbappé lesionou-se no joelho esquerdo e pode falhar alguns jogos do Real Madrid. José Mourinho já tem plano em mente.

Sporting: defesa conta com regresso inesperado

Georgios Vagiannidis está a caminho de Lisboa. O lateral direito do Sporting foi dispensado da seleção da Grécia.

FC Porto perto de anunciar Chris Smalling: eis o tempo de contrato do inglês

Chris Smalling está muito perto de ser reforço do FC Porto. O internacional inglês encontra-se livre no mercado.