Jonas e Pizzi: uma questão de dependência ou de equilíbrio?

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Não é preciso ver muitos jogos do Benfica para perceber que o estilo de jogo da equipa encarnada gira à volta de dois jogadores: Pizzi e Jonas. Estes são os “jokers” da equipa: dois jogadores com um QI elevado que têm a capacidade de tomar a decisão certa na hora exacta, dois jogadores capazes de resolver um jogo com um simples gesto técnico, seja este um remate, uma assistência para golo, um passe a rasgar ou uma finta desconcertante.

No entanto, perante a maior influência do médio transmontano e do avançado brasileiro, certamente que muitos adeptos colocarão uma questão: será que a equipa está muito dependente deles?

Ora, eu sempre parti do princípio de que uma equipa equilibrada tem de ter um colectivo forte, mas também tem de ter individualidades que façam a diferença. Onde é que eu quero chegar com isto? Quero dizer que, para que o Jonas e o Pizzi façam a diferença nos resultados da equipa, os restantes colegas de equipa têm de contribuir para tal.

Por exemplo, na equipa do Benfica no final dos anos 90, jogadores como João Pinto e Poborsky faziam a diferença nesse aspecto, mas não chegavam para todas as encomendas. E isso acontecia porque os seus colegas de equipa não faziam o complemento necessário para formarem um colectivo forte.

Vejamos o exemplo da equipa do Benfica 2009/2010: essa equipa tinha três jogadores com maior capacidade de definir os lances: Dí Maria, Aimar e Saviola. Eram eles as peças mais importantes do famoso “rolo compressor” e também eram eles que forneciam as munições para Óscar Cardozo finalizar. No entanto, por detrás da fantasia e virtuosismo deste três jogadores estava uma dupla bastante trabalhadora no meio-campo: Javi Garcia e Ramires.

A influência de Jonas é inquestionável Fonte: SL Benfica
A influência de Jonas é inquestionável
Fonte: SL Benfica

Na minha opinião, a maioria das grandes equipas europeias constroem equipas à volta de jogadores deste perfil, jogadores com uma elevada capacidade de definição dos lances, jogadores que transformam o difícil em fácil. O Barcelona tem Messi e Iniesta, o Real Madrid tem Ronaldo e Modric, a Juventus tem Dybala e Pjanic, o Chelsea tem Hazard, etc.

Na minha opinião, acho que este é um principio que tanto de aplica no futebol, mas também noutras modalidades como o futsal ou o basquetebol. Ora, passando isto para a nossa equipa actual, eu acho que a equipa de Rui Vitória está bem equilibrada nesse aspecto.

Jogadores como Jonas e Pizzi não teriam a influência e a preponderância que têm os seus colegas de equipa não fizeram o seu trabalho em campo. Se não fosse o “trabalho silencioso” de jogadores como Fejsa, Salvio, Cervi ou Jiménez, a influência de Jonas e Pizzi não seria suficiente para construir uma equipa vencedora.

Portanto, eu não creio que a forma como Pizzi e Jonas sobressaem na nossa equipa não seja uma questão se dependência, mas sim o fruto do forte sentido colectivo da nossa equipa.

Foto de Capa: SL Benfica

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto B vence Académico de Viseu com reviravolta, sobe ao 4º lugar e agita contas da Segunda Liga

O FC Porto B venceu o Académico de Viseu na abertura da 21.ª jornada da Segunda Liga. Pupilos dragões dão salto na tabela.

Onde ver a final do Super Bowl entre os Seattle Seahawks e os New England Patriots?

Joga-se este domingo a final do Super Bowl, um dos principais eventos desportivos do ano. Jogo entre os Seattle Seahawks e os New England Patriots.

Onde ver o novo Clássico da Premier League entre o Liverpool e o Manchester City?

É um jogo cada vez mais especial em Inglaterra e vai haver uma reedição. Liverpool e Manchester City defrontam-se na Premier League.

Al Nassr de Jorge Jesus não contou com Cristiano Ronaldo e venceu o Al Ittihad de Sérgio Conceição

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Ittihad por duas bolas a zero durante esta sexta-feira, num encontro da 21.ª jornada da Liga Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Para se transformar em destaque no Sporting? Carolina Santiago promete dar que falar no futuro

Carolina Santiago foi o grande destaque da vitória do Sporting frente ao Damaiense, marcando três golos durante esta sexta-feira.

Sporting leva a melhor sobre o Damaiense e aproxima-se provisoriamente do Benfica

O Sporting recebeu e venceu o Damaiense por três bolas a zero, num encontro a contar para a 11.ª jornada da Primeira Liga Feminina.

Luís Esteves é destaque do Gil Vicente e 2025/26 promete ser para bater recordes

Luís Esteves é um dos nomes mais importantes para César Peixoto no Gil Vicente. Esta é a sua primeira época em Barcelos.