Jonas vs. Jiménez: Muito além dos Golos

- Advertisement -

O avançado carrega nas suas costas todo um culminar de ideias e métodos, que por si só deveriam o levar ao sucesso. Mas a verdade é que o futebol não é assim tão linear. E na grande aérea, nada se perde, tudo se transforma.

É nessa zona do campo onde a ação tem de vir colada ao pensamento. Costuma-se dizer que ali, quem joga é a bola. Apesar do foco (a baliza), estar tão perto, a verdade é que a complexidade aumenta.

Ou por dificuldades a finalizar, ou somente porque pisar tal espaço retira qualidade nas decisões, há quem perca competências, o que leva a muitos bons avançados, a não se evidenciarem tanto. E isto tudo porque o “Golo” é o juízo final de contas para o jogador.

Jonas e Raul Jiménez são os prediletos de Rui Vitoria desde há três anos para cá. Os que mais confiança transmitem ao treinador. Jogadores muito diferentes nas suas características, são capazes de oferecer contextos sinónimos ao jogo. O que enriquece o plantel encarnado. Foram em inúmeras vezes, os responsáveis de muitas conquistas. Sempre pelos golos, fosse com regularidade e em número, ou pelos poucos, mas importantíssimos.

Verdade seja dita, que apesar da qualidade de ambos ser reconhecida, existe um Benfica com Jonas e outro com Jiménez. Perde-se e ganha-se com um e com outro. Características diferentes, abordagens diferentes. Mas no final de contas, o que é que realmente a equipa tem a ganhar com um e com outro?

Legenda: Excelente pormenor de Raul, a cruzar de letra para finalização de Jonas
Fonte: SL Benfica

Dentro da aérea Raul, mexe-se como poucos. Sempre muito confiante nas suas ações e na forma como aborda cada lance. Apesar de fora da zona de finalização, não ter tanta capacidade técnica que lhe permita chegar mais perto da baliza e com critério, consegue sempre encontrar caminhos mais objetivos para o golo. Defensivamente, com as suas características físicas, o Benfica ganha a capacidade de pressionar mais alto e controlar os espaços entre os defesas e os médios adversários.

Um verdadeiro trabalhador dentro de campo, que faz qualquer defesa elevar os níveis de intensidade ao mais alto. Por outro lado, o mexicano denota dificuldades quer na sua tomada de decisão, quer na relação com a bola. Apesar de mais hábil do ponto de vista motor relativamente a Jonas, várias são as vezes que demonstra debilidades quando tem que decidir rápido e assertivamente.

João Reis
João Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde de 1993 que a cor que lhe corre nas veias é vermelha e branca! Quando era mais novo, chegou a jogar no clube rival de Lisboa, mas nunca escondeu que o seu grande amor era o Glorioso. Tem uma enorme admiração pelo Liverpool FC. Gostava de um dia ir a Anfield Road e cantar bem alto a canção que imortalizou os Gerry & The Pacemakers: "You'll Never Walk Alone!" A dar os primeiros passos como treinador de futebol, o seu maior sonho é treinar o clube de coração e alma, o Sport Lisboa e Benfica.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Nhaga apontado a dois gigantes do futebol da Turquia

O Galatasaray e o Trabzonspor estão de olho na contratação de Renato Nhaga. O médio guineense de 18 anos está ao serviço do Casa Pia.

AC Milan pode fechar reforço sonante no fecho do mercado para o ataque

O AC Milan está a tentar contratar Jean-Philippe Mateta. O avançado internacional francês está a pressionar para deixar o Crystal Palace.

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Prossegue a polémica: Karim Benzema pede novamente para ficar fora do jogo do Al Ittihad de Sérgio Conceição

Karim Benzema vai ficar fora do próximo jogo do Al Ittihad. O avançado internacional francês pediu para não jogar pela segunda vez consecutiva.

Ainda o FC Porto x Rangers: Comunicado oficial sobre incidentes no Dragão

O Rangers emitiu comunicado oficial relativo ao duelo com o FC Porto na Europa League. Dragões venceram o jogo por 3-1.

Yassir Zabiri acerta termos de contrato com o Rennes mas Famalicão pede 17 milhões de euros

O Famalicão estabeleceu o valor de Yassir Zabiri nos 17 milhões de euros, numa altura em que o avançado já acertou termos de contrato com o Rennes.