José Mourinho é o treinador certo para o Benfica?

José Mourinho regressou ao futebol português pela porta grande e com o peso do seu nome a arrastar consigo expectativas, memórias e polémicas. O Benfica escolheu-o numa altura de divisão entre adeptos e de descrença no projeto desportivo. A grande questão é simples: será José Mourinho o homem certo para devolver estabilidade e vitórias ao clube da luz?

O experiente treinador de 62 anos continua a ser um pensador profundo do futebol, um dos maiores de sempre, mas já não é o mesmo treinador que encantou a Europa. As suas ideias de treino parecem menos adaptadas à evolução do jogo, sobretudo no plano ofensivo, onde privilegia o resultado acima do espetáculo. Ele próprio admitiu, numa entrevista ao Canal 11, que hoje é um técnico mais talhado para jogos a eliminar do que para gerir longos campeonatos.

Essa é uma das suas fragilidades, a dificuldade em manter consistência em provas de regularidade. Nem Roma, nem Tottenham, nem Fenerbahçe eram candidatos naturais ao título, mas também é verdade que José Mourinho não conseguiu transformar essas equipas em forças dominadoras.

Por outro lado, há aspetos que jogam claramente a seu favor. O primeiro é a comunicação. Mourinho, logo na sua apresentação, conseguiu unir mais os benfiquistas do que Bruno Lage num ano inteiro. É um líder nato, carismático, com uma inteligência rara no discurso e uma leitura de jogo que ainda hoje se mantém de topo. Quando fala, conquista. Quando lidera, impõe respeito.

José Mourinho Benfica 3
Fonte: SL Benfica

Taticamente, nos últimos anos recorreu com frequência ao sistema de três centrais, algo pouco visto no Benfica recente. É um modelo que pode funcionar com jogadores como António Silva (pela esquerda), Otamendi (no centro) e Tomás Araújo (pela direita), mas que exigirá alguns ajustes de plantel. Ainda assim, não parece provável que o treinador radicalize a sua ação inicial em termos de escolhas da equipa, de sistema ou de dinâmicas. O Benfica vinha de jogos com um claro défice de criatividade e, antes de mudar estruturas de forma profunda, o técnico terá de encontrar soluções que devolvam fluidez ofensiva e qualidade no último terço.

O Seixal, no entanto, pode não estar tão em destaque sob a sua liderança. José Mourinho não é conhecido por apostar de forma consistente nos jovens da formação, preferindo muitas vezes jogadores experientes e prontos para render no imediato.

No fim de contas, José Mourinho é ou não o treinador certo para o Benfica? A resposta depende do que o Benfica procura. Se o objetivo for ter uma equipa dominadora, criativa e espetacular, dificilmente será a escolha perfeita, mas as se a prioridade for unir o balneário, dar solidez competitiva e devolver resultados de forma pragmática, então não há, em Portugal, treinador mais preparado para o desafio.

Subscreve!

Artigos Populares

O concerto do dragão em Vila do Conde | Rio Ave 0-3 FC Porto

Há jogos que parecem nascer com um destino traçado: O Rio Ave x FC Porto, em Vila do Conde, nunca chegou a ser um enigma.

Arne Slot rendido a médio do Liverpool: «É um artista, não precisamos ensiná-lo a jogar futebol»

Em antevisão ao dérbi entre Liverpool e Everton para a Premier League, Arne Slot deixou rasgados elogios a Florian Wirtz.

Ruben Amorim questionado pelo bis de Marcus Rashford: «Vocês são tão duros com o Hojlund, mas ele também marcou. Vamos notar isso»

Ruben Amorim foi questionado sobre o bis de Marcus Rashford na Champions League. Técnico português virou-se para Rasmus Hojlund.

Quais as baixas do Benfica na estreia de José Mourinho?

O Benfica vai enfrentar esta tarde o AVS SAD na sexta jornada da Primeira Liga. Quantas baixas terá José Mourinho no seu regresso?

PUB

Mais Artigos Populares

Advogado de Bruno Lage abre o livro sobre a saída do Benfica: «Nunca vi um treinador ser tratado com tanta deslealdade»

Luís Miguel Henrique, advogado de Bruno Lage, revelou detalhes sobre a saída do técnico no Benfica, com críticas à mistura.

Olha só quem voltou | AVS SAD x Benfica

O treinador natural de Setúbal teve apenas três dias para preparar este duelo do Benfica com o AVS SAD, e as suas ideias não vão estar ainda a 100% dentro de campo.

Ruben Amorim insiste em 3-4-3 no Manchester United: «Convencer a mudar? Nem o Papa»

Ruben Amorim falou aos jornalistas antes do Manchester United x Chelsea. Técnico português insiste em utilizar o 3-4-3.