Juan Bernat foi contratado para colmatar o lado esquerdo da defesa do SL Benfica, e todos anseiam pela sua estreia.
Durante praticamente sete anos, o papel de lateral esquerdo no SL Benfica ficou entregue a apenas um homem. Alex Grimaldo foi rei e senhor nessa posição e nunca teve concorrência à altura em ter a sua titularidade em risco. O jogador espanhol, que agora representa o Bayer 04 Leverkusen, deixou a Luz com nove troféus conquistados, e para trás ficou um legado difícil de ser batido. Depois de muitos anos o lado direito da defesa ter sido a principal dor de cabeça das águias, agora é o lado oposto que está na mesma situação.
Mihailo Ristic foi contratado na época passada na esperança de fazer esquecer Grimaldo, mas o sérvio nunca se conseguiu impor na equipa treinada por Roger Schmidt. Ainda alinhou em duas partidas esta temporada, mas foi dispensado a poucos dias do fecho do mercado, tendo sido vendido ao RC Celta de Vigo. David Jurásek chegou este verão mas também não está a conseguir convencer a 100% os adeptos encarnados. O checo lesionou-se há um mês e tem sido o polivalente Fredrik Aursnes a ocupar o seu lugar, e diga-se, até tem estado a dar conta do recado.
Com apenas um defesa esquerdo de raiz no plantel, havia a necessidade de ir buscar outro jogador para a mesma posição, mas que desta vez fosse um que pudesse oferecer todas as garantias. Juan Bernat foi o escolhido por Rui Costa e o Paris Saint-Germain FC emprestou-o por uma época. O espanhol de 30 anos tem qualidade e experiência, partilhou o balneário com alguns dos melhores jogadores do mundo, e apresenta um currículo interessante, com vários títulos importantes na carreira. No entanto, falta-lhe ainda algum ritmo competitivo (o último jogo foi a 27 de Maio), e por isso tem treinado à parte do restante plantel. Mas mesmo com essa falta de ritmo, será que podemos ter Bernat já na próxima convocatória?
O jogo com o FC Vizela é já no próximo sábado e até lá tudo pode acontecer. Isto porque Jurásek está próximo do regresso mas ainda não é certo que seja opção, e Alexander Bah lesionou-se ao serviço da seleção da Dinamarca, o que faz com que Aursnes tenha aqui outro buraco para tapar. Caso o dinamarquês não recupere a tempo, Aursnes poderá passar para a direita da defesa, e o lado contrário fica entregue a Jurásek e Bernat.
Entre um jogador parado um mês devido a lesão e outro que está sem competir há quase quatro meses, a dúvida na chamada de Bernat só vai ser desfeita na véspera do encontro com os vizelenses. Roger Schmidt terá de avaliar muito bem o estado físico destes dois atletas, e saber se vai já apostar num jogador que, em condições normais, será ele o dono do lado esquerdo defensivo das águias esta temporada. Bernat veio para o SL Benfica com rótulo de craque é um nome sonante para quem acompanha o futebol europeu. Se há riscos em colocá-lo já a titular? Claro que há. Desde logo, a falta de entrosamento com os seus companheiros. Mas parafraseando um treinador campeão nacional: E se corre bem?