📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jupp Heynckes | O primeiro treinador alemão do SL Benfica

- Advertisement -

Como classificas o trabalho de Jupp Heynckes na Luz?

 

A chegada de Roger Schmidt não é um exclusivo histórico em nenhuma vertente, apesar de ser um corte transversal com a recente política do clube em relação a treinadores – portugueses  desde 2008 – e de significar uma esperança em recuperar terreno para a vanguarda europeia, contratando alguém da mesma escola de alguns da moda como Rangnick ou Klopp.

Em 1999, o contexto desportivo do clube era tudo idêntico ao actual: não se vencia títulos há três anos, não se era campeão há cinco. Depois de Graemme Sounness, Vale e Azevedo arregaçou as mangas e foi recuperar o campeão europeu de 97-98 do ano sabático.

Jupp Heynckes, o alemão que fez o Real Madrid regressar ao topo da Europa 32 anos depois, fora despedido na semana seguinte a esse triunfo – além do medíocre 4º lugar no campeonato (a 11 pontos do Barcelona de Van Gaal, primeiro classificado), perdera o balneário dos ainda não galácticos. Pelo menos foi essa a razão apontada por Lorenzo Sans, presidente madridista.

Sentindo-se injustiçado pela exigência espanhola e desconsiderado pelo próprio sucesso, tirou férias. Obviamente que não se sentiu valorizado, ele que sempre estivera habituado aos maiores palcos – como treinador e jogador, já que levou o Borussia Monchengladbach às costas nos anos 70, com 218 golos em 309 jogos.

Quatro Bundesligas (três seguidas), uma Pokal e a UEFA de 1974-75, numa final onde despacha o Twente com hattrick e 5-1 no placard. Ainda perde uma final da Liga dos Campeões para o demolidor Liverpool de Shankly e Dalglish, em ’77.

A lenda também se construiu na selecção: com a Maanschaft é campeão europeu (1972) e mundial (1974), acumulando 39 internacionalizações e 14 golos. Sim, poderia ser melhor se não coabitasse com Gerd Muller, o mesmo que lhe tirou três troféus de melhor marcador da Bundesliga.

Como treinador, mantém a bitola. Aos 34 anos – estamos em 1979 – substitui o lendário Udo Lattek no banco do Monchengladbach. Um ano depois, é finalista da Taça UEFA – que perde frente ao Eintracht Franfurt. Está no clube até 1987, onde acumula boas campanhas internas e façanhas europeias, como os 5-1 ao Real Madrid em 1985-86, mas acaba sem títulos.

Isso não impede o Bayern de o ir buscar e é com os bávaros que se estreia nos troféus: duas Bundesligas e duas Supertaças. Em 1992 ruma a Bilbau para treinar o Athletic, em 94 volta á Alemanha para treinar o Frankfurt, experiência que lhe correu mal pela sua tendência de pôr tudo em causa pelos anárquicos métodos de liderança no balneário – Okocha e Yeboah já não o podiam ver à frente.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta na antevisão do encontro frente ao Brentford: «Conseguimos formar uma equipa muito mais fiável e com muito mais opções»

Antes do encontro com o Brentford na Premier League, Mikel Arteta destacou a profundidade do plantel e reforçou a importância do jogo.

Sergio Ramos prepara-se para deixar o Monterrey e pode protagonizar uma reunião inesperada

Sergio Ramos está de saída do Monterrey. O defesa central prepara-se para dar como concluída a passagem pelo México e tem interessados.

Custa 80 milhões de euros e só aceita rumar ao Manchester United de Ruben Amorim com competições europeias

O Manchester United está de olho em Adam Wharton. Médio do Crystal Palace espera por competições europeias para tomar decisão.

Benfica tem regresso confirmado para o dérbi contra o Sporting

O Benfica já conta com Richard Ríos para o dérbi contra o Sporting. Médio colombiano cumpriu suspensão diante do CD Nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Patrício recusa mais propostas e está perto de terminar a carreira

Rui Patrício tem o final da carreira como uma forte hipótese. Guarda-redes português rejeitou propostas de Espanha e Itália.

Luka Modric lembra importância de José Mourinho na sua carreira: «Estou extremamente grato, o único arrependimento que tenho é não ter podido trabalhar mais...

Luka Modric lembrou José Mourinho na sua mais recente entrevista. O médio internacional croata falou da altura em que trocou o Tottenham pelo Real Madrid.

Imprensa italiana confirma interesse do Benfica em Raphael Guerreiro

O Benfica tem Raphael Guerreiro como uma das prioridades para o ano de 2026. De Itália, confirmam o interesse das águias no lateral.