Somos nós

    lanternavermelha

    Se procuram factos aqui, neste texto especificamente, esqueçam. Isso não vai acontecer e explico-vos fácil e rapidamente porquê. Vim falar da razão pela qual existe o futebol, na minha óptica. Podem falar na vertente negócio; na implicação que o Marketing tem, cada vez mais, no futebol; no peso do dinheiro; no facto de os jogadores serem, na sua maioria, uns mercenários; mas podem também falar e abordar o futebol pelo lado mais genuíno, mais verdadeiro, mais emocional. Sim, esse lado existe. Ainda existe. E, enquanto existir, vai existir sempre futebol. Esse lado existe por causa de mim… E de ti, e de todos aqueles que  enchem cafés e estádios ao final de semana. Esse lado somos nós! Os adeptos, os fãs, os apaixonados, os que não são comprados, os verdadeiros!

    Os que davam tudo para estar lá dentro e não estão. Os que pagavam para jogar  e/ou treinar e não o podem fazer. Os que, ao vivo ou não, estão sempre com a equipa. Falam mal, podem assobiar, podem criticar, podem prometer que foi a última vez que perderam tempo com ‘isto’, mas no fim de semana seguinte estão lá! Porque é mais forte do que eles? Porque é mágico? Porque é amor? Porque é tudo isso, é futebol!  É o adepto que dá verdadeiro significado ao futebol, é através dele que  o futebol existe no seu estado mais puro, mais honesto.

    E obviamente no Benfica isso é  notório. Quer gostem, quer vos seja indiferente, quer odeiem, o Benfica tem adeptos únicos!

    Não me venham, por favor, com o estereótipo do adepto benfiquista. Vamos clarificar as coisas de modo rápido. Todos os clubes têm adeptos parvos, adeptos cuja figura é uma fotocópia da do Zé Povinho, adeptos adeptos do vinho de gararrafão, adeptos conflituosos, adeptos apaixonados, facciosos, inteligentes, adeptas bonitas… Simplesmente, se os adeptos benfiquistas são mais (ora, afinal até existem factos aqui), é natural que o número de parvos, conflituosos e amantes do Zé Povinho seja grande. O que não quer dizer que em proporção o Benfica tenha adeptos mais parvos e ‘matarruanos’ do que os outros clubes – até porque a parvoíce e a “matarruanice” ainda não se medem, infelizmente. Portanto, chega desse estereótipo face ao adepto benfiquista. Sim, é o clube do povo. E então? Julgo que qualquer Benfiquista tem orgulho nisso.

    Adeptos Encarnados / Fonte: benficapositivo.wordpress.com/
    Adeptos encarnados
    Fonte: benficapositivo.wordpress.com

    Continuando, os adeptos do Benfica são únicos. Talvez não sejam tão críticos e impacientes quanto os do Porto, talvez não sejam tão pacientes quanto os do Sporting, mas umas vezes mais e outras menos, estão lá! Estão sempre lá! São eles que levam bem alto o nome do Benfica de Norte a Sul. São eles que fazem o ‘Inferno da Luz’!  E acreditem que o ‘Inferno da Luz’ é algo bonito de se presenciar. É único entrar ali, na Catedral, e sentir aquele ambiente, a imensidão de gente de camisolas vermelhas, as bandeiras, os canticos, ‘o cheiro’ a jogo, a relva… Entra-se e diz-se: “Olá, irmãos”!

    Sente-se isso. Estão todos lá para o mesmo e isso é algo de especial, isso é difícil (diria até impossível) de exprimir com palavras. Isso é a mística. Isso é, neste caso específico, o Benfica. E o Benfica somos nós!

    O ano passado, o Benfica teve tudo na mão – refiro-me à possibilidade de ter uma época de sonho através da conquista de todos os troféus – e perdeu tudo! No final, nos últimos jogos, nos últimos minutos, no fim (é uma redundância propositada, para se perceber que foi mesmo no final, no fim mesmo). E quem é  que esteve lá? Quem é que continuou lá, apesar da dor, do sofrimento e do enorme ‘melão’  – sim, porque não admiti-lo? – que é ter tudo na mão e perder tudo? Exactamente, os adeptos. Sempre eles.

    É isso que nos torna especiais. Há Benfiquistas que criticam (e é bom que assim seja), há os que falam mal, há os facciosos, há tudo e mais alguma coisa, mas o importante é dar-se o apito incial e todos pararem porque joga o Benfica! Importante é estarem sempre lá. E acreditem que, invariavelmente, isso ajuda muito, e vai traduzir-se, mais cedo ou mais tarde, em conquistas…

    Volto a dizer, o futebol, no seu estado mais genuíno, são os adeptos. Nós  somos os adeptos. O futebol somos nós!

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Corinthians já fechou novo treinador e não é Luís Castro

    O Corinthians já definiu o seu novo treinador. Dorival Júnior foi o escolhido pelo clube brasileiro e vai estrear-se em breve.

    Nuno Espírito Santo antevê meia-final do Nottingham Forest com o Manchester City: «Há mais ruído à nossa volta»

    Nuno Espírito Santo fez a antevisão do jogo das meias-finais da Taça de Inglaterra do Nottingham Forest frente ao Manchester City.

    Jorge Jesus reage a uma pergunta sobre a seleção do Brasil com humor: «Brasil, samba»

    Jorge Jesus foi confrontado por um adepto do Al Hilal sobre a possibilidade de rumar à seleção do Brasil. O técnico respondeu com humor.

    Pep Guardiola elogia Nuno Espírito Santo e fala de Erling Haaland: «Pode estar aqui mais 10 anos»

    Pep Guardiola fez a antevisão do jogo das meias-finais da Taça de Inglaterra frente ao Nottingham Forest. O técnico do Manchester City elogiou Nuno Espírito Santo.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Arne Slot nega gestão de Darwin Núñez para evitar pagamento de 5 milhões ao Benfica: «É melhor não acreditar»

    Arne Slot falou sobre a gestão que tem feito com Darwin Núñez. O técnico do Liverpool garantiu que não está a poupar o avançado por alguma cláusula que tenha de ser paga ao Benfica.

    Atlético Madrid revolta-se com Real Madrid: «Basta de manchar a imagem do futebol espanhol»

    Embora não esteja envolvido, o Atlético Madrid já deixou uma farpa ao Real Madrid. Em causa situação relativa à final da Taça do Rei.

    José Faria garante motivação do Estrela da Amadora frente ao FC Porto: «Todos querem jogar»

    José Faria fez a antevisão do jogo do Estrela da Amadora frente ao FC Porto. O técnico garantiu que a equipa está motivada para o encontro.

    Braga empata em casa do Famalicão e pode ver FC Porto assumir 3º lugar da Primeira Liga

    O Braga deixou pontos para trás na visita ao terreno do Famalicão. Encontro de abertura da 31ª jornada terminou empatado.

    Al Hilal de Jorge Jesus quer ex-Benfica para reforçar plantel a tempo do Mundial de Clubes 2025

    O Al Hilal quer contratar um reforço de luxo para atacar o Mundial de Clubes 2025. Darwin Núñez (Liverpool) é alvo.

    Ruben Amorim fala da crise de Rasmus Hojlund e confirma regresso no Manchester United: «Está próximo»

    Ruben Amorim fez a antevisão do próximo jogo do Manchester United frente ao Bournemouth. O técnico confirmou que Amad Diallo está perto do regresso.

    Benfica na lista de 7 clubes interessados em contratar Victor Lindelof a custo zero no verão

    Victor Lindelof termina contrato com o Manchester United no final da época. Há sete clubes interessados em contratar o sueco.

    Arábia Saudita entra em cena com 80 milhões de euros para frustrar planos do Manchester United de Ruben Amorim no mercado

    A Arábia Saudita quer contratar mais jogadores de renome no próximo mercado. Matheus Cunha, alvo do Manchester United, está na lista.

    Enzo Maresca e a temporada do Chelsea: «Quem quer ver, vê. Se não se quer ver, não se vê».

    Enzo Maresca fez a antevisão do Chelsea x Everton deste sábado. O técnico italiano garantiu que a sua equipa está a fazer uma boa época.

    PSG perde na receção ao Nice e vê fugir possibilidade de vencer a Ligue 1 de forma invicta

    O PSG perdeu na receção ao Nice. Parisienses já são campeões, mas deixam fugir a possibilidade de o serem de forma invicta.