Mais do que uma equipa

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 2

O Benfica chegou ao 1.º lugar com a tranquilidade e a naturalidade que a razão e a justiça conferem. Apenas os mais distraídos (ou os ingénuos e/ou aldrabados) podem estar surpreendidos com a actual ordenação da classificação. No entanto, apesar da justificada satisfação (e mesmo de algum alívio) é indispensável manter os pés bem assentes no chão: o caminho foi longo e sinuoso e na mente de todos nós, benfiquistas, deverá estar sempre presente, daqui e até ao final, que esta realidade chegou a parecer a determinada altura impossível de concretizar. Os erros cometidos no planeamento e preparação desta época obrigaram Rui Vitória e o seu grupo a percorrerem o dobro do caminho tendo em vista a liderança – o mérito da vitória em Alvalade e da posição que ocupamos é, principalmente, dos técnicos e jogadores.

O investimento alheio – que aumentou a qualidade dos nossos adversários directos – foi acautelado desastradamente pela direcção do Benfica, levando a um início de época aos solavancos, desprotegendo o novo treinador (com menos e piores recursos que o seu antecessor) e restante plantel. Rui Vitória aceitou o desafio com coragem e após o fazerem compreender que teria de abdicar, em parte, da sua forma de ser e de estar na vida e no desporto – no que terá sido, muito provavelmente, o último serviço prestado por Jorge Jesus ao nosso clube (obrigado, Mestre da Táctica!) – superou-se, arrastando consigo jogadores e adeptos: construiu um grupo notável de talentosos futebolistas e guerreiros capazes de demonstrar a cada lance, em todos os jogos e competições, garra, querer e ambição.

Vivo muito de memórias; mas não me recordo de uma equipa que representasse tão bem a mística que sustenta o Benfica: uma simbiose única e perfeita entre talento e vontade. São muitos os capitães; todos são benfiquistas. Talvez, por isso, nenhum outro grupo tenha despertado tanto afecto e confiança junto das bancadas. Ao vê-los no relvado, da nossa à outra baliza, todos estão conscientes e convictos da sua responsabilidade e da sua missão. Pessoalmente, nunca me senti tão tranquilo, pois, pela primeira vez, sinto todos os jogadores comprometidos, sentindo o Benfica como eu (o adepto) o sinto, com a mesma vontade de o fazer vencer e festejar. Os famosos idiomatismos futebolísticos – ao género “até eu fazia melhor” ou “até eu corria mais” – não cabem, desta vez, no vocabulário do Estádio da Luz.

Uma família que representa (e bem) milhões espalhados pelo mundo Fonte: SL Benfica
Uma família que representa (e bem) milhões espalhados pelo mundo
Fonte: SL Benfica

Não somos invencíveis – alguma equipa é? Porém, somos os únicos que só dependem de si mesmos. Sabemos o que fazer nas (nove) finais que restam. E, acredito, estamos todos, dentro e fora do campo, preparados para o concretizar. Com a mesma atitude de sempre: trabalho e humildade.

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marcelo Bielsa liga os alarmes devido a situação de ex-Benfica

Marcelo Bielsa está apreensivo pela situação de Darwin Núñez, que não foi inscrito pelo Al Hilal na Primeira Liga Saudita.

Sporting vai deixar sair Nolito Romero e já escolheu o seu sucessor

Nolito Romero não vai prosseguir na equipa principal do Sporting. Nil Cervera deverá ser o sucessor do argentino.

Kiko Costa eleito o Melhor Jogador Jovem de Andebol do Mundo

Kiko Costa foi eleito durante esta sexta-feira o Melhor Jovem Jogador de Andebol do Mundo. O luso esteve em destaque no Europeu da modalidade.

Manchester United pretende renovar com Harry Maguire mas impõe condição

O Manchester United pretende renovar contrato com Harry Maguire, mas quer baixar o seu salário, situado nos 200 mil euros semanais.

PUB

Mais Artigos Populares

Moreirense: Atlético Mineiro realiza sondagem por Vasco Botelho da Costa

O Atlético Mineiro está em busca de um novo treinador, depois da saída de Jorge Sampaoli. Os brasileiros fizeram uma sondagem por Vasco Botelho da Costa.

Estrela da Amadora quer fazer pelo menos 10 milhões de euros no mercado de verão

O Estrela da Amadora tem realizado alguns negócios nos últimos meses e pretende receber 10 milhões de euros no mercado de verão.

Nuno Correia da Silva não avança para a presidência do Sporting

Nuno Correia da Silva confirmou que decidiu não ser um dos candidatos às eleições presidenciais do Sporting, marcadas para março.