Primeira Liga, Jornada 23: sábado, 18h, 13 de março de 2021
ANTEVISÃO: TRÊS PONTOS FUNDAMENTAIS PARA AMBAS AS EQUIPAS

O SL Benfica recebe, esta tarde, o Boavista FC, atualmente treinado por Jesualdo Ferreira e 14º classificado da Primeira Liga. Este jogo vai realizar-se com pressões diferentes para ambas as equipas. Do lado “encarnado”, os três pontos são fundamentais pela perseguição ao segundo lugar que permite a entrada direta na Liga dos Campeões. Já do lado “axadrezado”, é importante conseguir pontuar para fugir à zona de despromoção – o Boavista FC tem apenas mais dois pontos do que o Gil Vicente FC, atual 16º classificado.

AS ÁGUIAS ENCONTRAM UM ADVERSÁRIO DE MÁ MEMÓRIA NESTE CAMPEONATO. SERÁ QUE VÃO CONSEGUIR VENCER EM CASA? APOSTA JÁ NA BET.PT!

Anúncio Publicitário

Este embate traz-nos à memória o jogo da primeira volta, no Estádio do Bessa, onde a equipa da casa bateu as “águias” por 3-0, naquela que foi a primeira derrota de Jorge Jesus em competições nacionais no seu regresso a Portugal. Essa vitória do Boavista FC foi, curiosamente, a única até à 16ª jornada, quando conseguiu os três pontos frente ao Portimonense SC, no Algarve.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Estas equipas já se encontraram por 125 ocasiões na sua história. O SL Benfica leva vantagem com 73 triunfos, enquanto que o Boavista FC apenas ganhou 20. Registaram-se ainda 32 empates.
  2. Desde que há registos, o SL Benfica já marcou 300 golos nos seus jogos contra os “axadrezados”, com uma média de 2,4 golos por jogo. Por outro lado, o Boavista FC conseguiu abanar as redes encarnadas por 115 vezes, cerca de 0,92 por jogo.
  3. A maior vitória que o SL Benfica já conseguiu numa receção frente ao Boavista FC aconteceu em 1954/1955, com um triunfo claro por 11-0.
  4. Do lado “axadrezado”, o melhor resultado alguma vez alcançado na condição de visitante ocorreu na Primeira Liga 1998/1999, quando se deslocou à Luz e ganhou por 0-3.
  5. Frente a frente temos duas equipas que gostam bastante de movimentar o marcador nos últimos 15 minutos do jogo: dos 20 golos marcados em casa até ao momento pelo SL Benfica, sete foram a partir dos 75 minutos. O Boavista FC tem seis golos sofridos neste período, num total de 18.
  6. O Boavista FC tem uma média de 17,05 faltas por jogo, a segunda equipa da Primeira Liga neste registo, apenas atrás do Portimonense SC. Já o SL Benfica encontra-se bem abaixo na lista, com uma média de 15.55 faltas por 90 minutos.
  7. A posse de bola é outro dado interessante. Se por um lado o SL Benfica é a equipa da competição com maior média de posse de bola (63%), o Boavista FC é a 6ª equipa com menos bola nos pés (45%).
  8. O Boavista FC chega a este jogo com tantos empates como derrotas (9). Já o número de vitórias na competição cai para menos de metade, apenas quatro até ao momento – uma delas frente ao SL Benfica na primeira volta.
  9. As “águias” têm apenas três derrotas na Primeira Liga, mas já contam com seis empates. Num total de 21 pontos perdidos, o SL Benfica soma ainda 13 vitórias desde a primeira jornada.

10. O SL Benfica tem tantas derrotas na condição de equipa caseira como o Boavista FC tem na condição de visitanteapenas uma. Os encarnados perderam com o SC Braga, enquanto que os “axadrezados” apenas triunfaram em Portimão.

JOGADORES A TER EM CONTA

Darwin vai regressar ao onze inicial do SL Benfica
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Darwin (SL Benfica) – O avançado uruguaio vai regressar à equipa neste jogo. Espera-se que volte com “fome de golo” e com vontade de ajudar a equipa. Depois de Jorge Jesus ter falado sobre Darwin na conferência de antevisão ao embate frente ao Boavista FC, este vai querer marcar golo ou ajudar a equipa com as habituais assistências – já tem sete na Primeira Liga.

 

Angel Gomes é a principal ameaça para o SL Benfica
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Angel Gomes (Boavista FC) – O jogador “mais” desta equipa do Boavista FC. Proveniente do LOSC Lille por empréstimo, o médio luso-inglês tem sido fundamental no trajeto da equipa “axadrezada”. Quatro golos e seis assistências são os números de Angel Gomes esta época. No entanto, as exibições do médio têm sido muito melhores do que os números apresentados, e é um jogador que dificilmente vai permanecer na Cidade Invicta no fim da temporada.

 

XI’S PROVÁVEIS

SL Benfica: Helton Leite, Diogo Gonçalves, Otamendi, Lucas Veríssimo, Grimaldo, Weigl, Pizzi, Rafa, Everton, Darwin Núñez e Seferovic. 

Treinador: Jorge Jesus

“Tenho a certeza de que o jogo [deste sábado] vai ser diferente do jogo do Bessa. Nada é igual, não há comparações possíveis do jogo da primeira volta dentro daquilo que são a estratégia, o sistema de jogo, as metodologias do treinador… Tudo é completamente diferente.”

 

Boavista FC: Léo Jardim, Cannon, Chidozie, Cristian Castro, Ricardo Mangas, Javi Garcia, Nuno Santos, Angel Gomes, Gustavo Affonso, Paulinho e Elis.

Treinador: Jesualdo Ferreira

“É um jogo fácil para o treinador. Não é preciso estar a alimentar muito a mente dos jogadores, tenho apenas de relembrar o que este jogo significa para nós, qual é a qualidade do adversário, mas, acima de tudo, subir os níveis da nossa confiança.”

PREVISÃO DE RESULTADO: SL Benfica 3-1 Boavista FC

Artigo revisto

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome