📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

No meio é que está a virtude | SL Benfica

- Advertisement -

Como já referi anteriormente, são dois jogadores com características diferentes mas que se podem complementar um ao outro. E com o jogo ofensivo que o SL Benfica apresenta nesse esquema táctico, com dois extremos (Rafa e Everton) e um avançado (Darwin Núñez), o marroquino serviria de apoio aos jogadores da frente, um falso “10” a jogar nas costas de Darwin Núñez.

Um pouco mais recuado, o médio português seria o elo de ligação nas transições ofensivas da equipa e era ele a gerir os ritmos de jogo. Do ponto de vista de equilíbrio, penso que esta seria a táctica que poderia dar mais consistência à equipa, quer a nível defensivo, quer a nível ofensivo.

Com o 4-4-2 cada vez mais enraizado, Nélson Veríssimo continua a insistir em apenas dois médios mas até poderia jogar com três, mesmo que para isso tivesse que sacrificar um dos extremos.

Algumas pessoas não se recordarão mas na primeira época de Jorge Jesus ao leme dos encarnados, 2009-2010, o SL Benfica apresentava-se num 4-4-2 em que alinhava apenas com um extremo que jogava pela esquerda, o argentino Di María.

O meio campo dessa altura era formado por Javi García, médio defensivo, Ramires, que fazia de “8” e muitas vezes de falso extremo direito, e Pablo Aimar, o tal “10” a jogar nas costas dos dois avançados, Saviola e Óscar Cardozo.

Ramires foi mesmo uma das chaves do sucesso do clube da Luz naquela temporada, pois era considerado o pulmão da equipa. Defendia, atacava, estava em todo o lado e isso foi importante na consistência da formação encarnada. Não foi por acaso que esteve apenas uma temporada de águia ao peito antes de rumar ao Chelsea FC para ser campeão europeu.

E é precisamente um jogador desse calibre que falta ao atual conjunto. Que preencha todo o meio campo e que ao mesmo tempo consiga criar perigo junto da área contrária. Talvez o jogador do atual plantel que mais se aproxima das características do brasileiro é precisamente Taarabt.

Nesse sentido, penso que a melhor táctica para este SL Benfica seria o 4-3-3, com a inclusão do marroquino e João Mário no onze inicial.

E se eu fosse treinador do SL Benfica, esta seria a minha escolha para começar uma partida: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, Vertonghen e Grimaldo; Weigl, João Mário e Taarabt; Rafa, Everton e Darwin Núñez. Se ia resultar, não sei, mas já ficaria muito feliz se Nélson Veríssimo lesse este artigo e fizesse a minha vontade no próximo jogo.

Artigo redigido por Rui Maria

Artigo revisto por Joana Mendes

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Mateus Fernandes elogia Pedro Gonçalves e garante: «O Sporting pode fazer algo inédito e ser tricampeão»

Mateus Fernandes tem estado em grande destaque no West Ham e na Premier League. Médio é internacional sub-21 português.

Mateus Fernandes elogia Jan Bednarek: «Fazia-me lembrar muito o Coates»

Mateus Fernandes tem estado em grande destaque no West Ham e na Premier League. Médio é internacional sub-21 português.

Swansea de Vítor Matos volta a perder no Championship na visita ao terreno do Stoke City

O Swansea de Vítor Matos voltou às derrotas no Championship. Na visita ao terreno do Stoke City, desaire por 2-1.

Alanyaspor de João Pereira soma 3º empate consecutivo na Liga Turca

O Alanyaspor voltou a empatar na Liga Turca. Conjunto orientado por João Pereira somou um ponto na visita ao terreno do Kayserispor.

PUB

Mais Artigos Populares

Sérgio Oliveira torna-se problema para o Sport Recife: eis as novidades sobre o futuro do português

O futuro de Sérgio Oliveira no Sport Recife está envolto em dúvidas. O médio tem um salário insuportável para o clube após a descida de divisão.

Sporting cai na Taça de Portugal Feminina pela 2ª época consecutiva antes da meia-final: eis o registo recente das leoas na prova

O Sporting perdeu com o Braga e está fora da Taça de Portugal Feminina. Segunda época consecutiva em que as leoas não chegam às meias finais.

Igor Zubeldía autocrítico após nova derrota da Real Sociedad: «Fizemos figura de parvos. Assim, qualquer equipa de qualquer divisão nos ganha»

Igor Zubeldía não se mostrou nada satisfeito com mais uma derrota da Real Sociedad. Bascos perderam com o Girona na La Liga.