A novela Zivkovic: season finale

- Advertisement -

O SL Benfica e Andrija Zivkovic chegaram, há cerca de duas semanas, a um entendimento para colocar um ponto final no contrato que vinculava o extremo sérvio ao clube da Luz.

Assim, o Benfica fechou um dossier que deu muitas dores de cabeça à direção encarnada e abriu mão do salário estratosférico que Zivkovic recebia, sem que justificasse semelhante.

Quando contratado em 2016, Zivkovic era uma das maiores esperanças do futebol europeu e o Benfica viu no jogador uma hipótese fazer um excelente negócio – e poderia ter sido. “Zivko” era um jogador livre, com o seu passe na mão, à espera que alguém lhe oferecesse um contrato e assim fizeram os encarnados. A SAD encarnada ofereceu seis milhões de euros de prémio de assinatura e um salário a rondar os dois milhões de euros na primeira temporada, com aumento gradual conforme os anos de contrato.

Pois bem, nesta próxima temporada (2020/21), Zivkovic iria receber qualquer coisa como 4,9 milhões de euros, naquele que seria o seu último ano de contrato pelo SL Benfica. Um autêntico “roubo” aos cofres das águias.

Muitas foram as vezes que o Benfica tentou “livrar-se” do sérvio, mas nunca chegaram propostas convincentes pelo extremo, pelo que este nunca saiu da Luz. A falta de propostas deveu-se ao facto de Zivkovic nunca ter conseguido chegar perto daquilo que era considerado o seu potencial.

Em quatro temporadas de águia ao peito, o canhoto disputou 88 jogos, marcou quatro golos e fez 24 assistências, mas quase sempre na condição de suplente utilizado. Números bastante aquém de um jogador que prometia tanto, mas nunca o justificou. Ainda assim, o sérvio fez uma primeira temporada de Benfica que fazia augurar um futuro risonho, mas foi perdendo espaço no plantel.

Zivkovic é dono de uma técnica acima da média, é rápido, ágil e tem um excelente pé esquerdo, no entanto, nunca foi uma verdadeira aposta por parte de nenhum técnico encarnado.

O dezassete vezes internacional sérvio ficou assim, novamente, com o seu passe na mão e pronto para negociar um novo contrato com um novo clube, ganhando um novo e possível chorudo prémio de assinatura, não lhe conferisssem os seus apenas 24 anos uma margem de progressão aceitável.

Fala-se do interesse do Al-Ahli, clube que milita na Arábia Saudita, contudo, tem-se falado, nos últimos dias, do interesse do clube grego PAOK. Exatamente, o mesmo PAOK que o Sport Lisboa e Benfica defronta no próxima dia 15 de setembro em jogo a contar para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Assim, SL Benfica e Andrija Zivkovic podem-se reencontrar já este mês, num jogo que será fulcral para qualquer uma das equipas, uma vez que só um pode ganhar e continuar a sonhar com a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões, tendo para isso os encarnados derrotar ainda o Krasnodar, da Rússia.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

A SAD encarnada fechou, assim, um processo que estava pendente já há algum tempo, uma vez que o sérvio não aceitava a rescisão de contrato ou a sua venda. Aceitou, por fim, deixar o Benfica, recebendo ainda cerca de dois milhões de euros para assinar a rescisão.

Este foi, muito possivelmente, um dos piores negócios da história do encarnados, tendo rondado, entre prémios e salários, os 18 milhões de euros: valores estratosféricos para aquilo que Zivkovic rendeu desportivamente.

Bruno Rocha
Bruno Rochahttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, é no jornalismo desportivo que o Bruno encontra a sua razão de viver. A paixão pelo futebol foi-lhe incutida desde cedo, tendo até tido passagens pelas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica. O desporto sempre fez parte do seu quotidiano e agora, fora de campo, segue atentamente a atualidade desportiva, nacional e internacional.

Subscreve!

Artigos Populares

Javi Guerra é alvo do FC Porto e Valência já definiu preço do médio

Javi Guerra volta a estar no radar do FC Porto. Valência quer receber, pelo menos, 20 milhões de euros pelo médio.

Pisa anuncia contratação de avançado que esteve na mira do Benfica

Rafiu Durosinmi deixou o Viktoria Plzen foi apresentado, esta quarta-feira, como reforço do Pisa, atual penúltimo classificado da Serie A.

Benfica tem Maher Carrizo como alternativa a André Luiz e já há preço para o negócio

Maher Carrizo está de volta à lista do Benfica. O extremo direito do Vélez Sarsfield é visto pela águias como alternativa a André Luiz.

Avançado do Leganés com formação do Real Madrid a caminho de Portugal

Andrés Campos pode deixar o Leganés já neste mercado. Imprensa espanhola garante que o avançado pode rumar a Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa nacional nega interesse do Al Ahli na contratação de Rafa Silva

Rafa Silva pode deixar o Besiktas, mas o Al Ahli não é uma opção para o português. Interesse dos sauditas foi negado.

Eis o valor que o Sporting pode receber com a venda de Rodrigo Ribeiro

Rodrigo Ribeiro está a caminho do Augsburgo. Empréstimo pode tornar-se obrigatório e render verba ao Sporting.

Lei do Mercado #86 – Maher Carrizo e Thiago Almada para o Benfica e Javi Guerra na mira do FC Porto

O menu desta podcast da Lei do Mercado de janeiro conta com os nomes de Maher Carrizo e de Thiago Almada para o Benfica, Javi Guerra para o FC Porto e um nome para Vitória SC e Braga