Depois da pausa de 11 dias para as seleções, regressam as competições nacionais e internacionais. O SL Benfica mantém-se em quatro provas e, até ao fim do ano, realiza nove jogos decisivos em, pelo menos, três competições. Enquanto este período não chega, este interregno serve de balanço para o que foi, até agora, a época dos encarnados.

Até à data de realização deste artigo, o SL Benfica totaliza 21 jogos divididos por quatro competições: dez na Liga, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga, doze vitórias, cinco empates, quatro derrotas, 37 golos marcados e 22 sofridos.

Antes de proceder à análise competição a competição, é importante realçar o momento de crise que tem marcado esta fase da temporada. O futebol praticado não tem sido excecional e o estado de aflição que se vive pode resultar em graves medidas se nada for feito e se as exibições não acompanharem os resultados.

Será que esta realidade irá mudar? É a questão do momento e a resposta será avançada nas próximas semanas.

Liga

Com 10 jornadas decorridas, ainda é cedo para fazer planos a longo prazo. O melhor a fazer é analisar o momento presente, que se resume ao 4º Lugar, atrás de FC Porto, Sporting CP e SC Braga, que estão num bom momento de forma. Os desaires frente ao CF ‘Os Belenenses’ e Moreirense FC são suficientes para justificar esta posição. Ainda assim, as vitórias são em maior número.

Até ao fim do ano, o grande destaque é o confronto com o SC Braga no dia 23 de dezembro. Até lá, os próximos adversários são o Feirense (1/12), Vitória FC (8/12) e CS Marítimo (16/12).

A única coisa que me apraz dizer, para já, é procurar evitar qualquer tipo de desaire. Todos os pontos contam e, no final, fazem a diferença. As derrotas com o CF ‘Os Belenenses’ e Moreirense FC não são para repetir e o mesmo se estende aos confrontos com os grandes. Exige-se muito melhor do que o 4º Lugar e o futebol praticado tem de refletir o espírito de cumprir o objetivo da “Reconquista”.

Liga dos Campeões

É a competição que mais me preocupa! Os encarnados chegaram com mérito à fase de grupos, após afastarem o Fenerbahçe e PAOK na fase de qualificação, mas estão numa posição vulnerável num grupo em que o Bayern é o claro favorito e onde o Ajax está a surpreender, ao aproveitar da melhor forma o momento que os encarnados estão a passar.

O Bayern Munique é o próximo adversário na fase de grupos. O jogo realiza-se dia 27 de novembro na Allianz Arena, em Munique
Fonte: SL Benfica

As últimas jornadas desta fase disputam-se a 27 de novembro com o Bayern e a 12 de dezembro com o AEK. São as últimas oportunidades para o SL Benfica registar bons resultados. Neste momento, depende não só de si, mas também de Bayern e Ajax. É o tudo ou nada e todas as hipóteses estão em aberto: a qualificação para os oitavos de final, a passagem direta para a Liga Europa ou a eliminação direta, se descer ao 4º Lugar.

Taça de Portugal

Depois da vitória convincente frente ao Sertanense FC na 3ª eliminatória, o FC Arouca foi o adversário que se seguiu e os encarnados derrotaram a equipa da Segunda Liga por 2-1, graças aos golos de Jonas e Rafa.

Taça da Liga

O grupo do SL Benfica (A) conta com o Desportivo das Aves, FC Paços de Ferreira e Rio Ave FC. Na primeira jornada, os encarnados bateram os vilacondenses por 2-1 e em dezembro medem forças com os restantes adversários: FC Paços de Ferreira (5/12) e Desportivo das Aves (28/12). Apenas um clube seguirá para a Final Four em Braga. Neste sentido, o SL Benfica entrará em 2019 com a fase de grupos resolvida.

Com um jogo a mais, o Desportivo das Aves segue na liderança com 4 pontos. O Rio Ave FC ainda não pontuou e vê assim as chances de qualificação muito reduzidas. Para as restantes três equipas, está tudo em aberto.

É importante estar atento às surpresas, que acontecem com frequência, e não mostrar fragilidades por ser uma competição em que a relevância é menor. Em 11 edições, o SL Benfica ganhou sete. Este ano, depois de vitórias de Sporting CP e Moreirense FC nas últimas edições, os encarnados partem como favoritos à vitória final. Assim espero que aconteça!

Foto de Capa: SL Benfica

Comentários