Será que podemos continuar a falar em crise? Cinco jogos consecutivos sem ganhar para uma equipa com a grandeza do Benfica não pode tratar-se só de uma crise.

Para o coração de muitos benfiquistas isto é uma doença, quase fulminante até, que tira a vontade de comer, beber ou ver qualquer jogo de futebol que seja porque desanima e contamina o estado de espírito. Mas está doença tem cura: é só preciso ganhar e assim o Benfica cura mais de 6 milhões de adeptos.

Foto de Patrícia Ribeiro Fernandes.
Queremos voltar a ver este grupo a festejar
Fonte: SL Benfica

No entanto, não se pense que vencer o próximo jogo sarará todas as maleitas, não será o desafio com o Olhanense que irá mudar o chip dos Benfiquistas. Precisa-se, não de uma vitória mas de várias, e recuperar a confiança na equipa para voltar a ser rolo compressor, como nos tinha habituado.

Olhando para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal, que se vai realizar sábado, entre o Olhanense e o Benfica no Estádio do Algarve, antevejo a apresentação de um onze encarnado com mexidas e testes do treinador a alguns jogadores, após duas semanas de treino em conjunto e com uma grande parte do plantel ao dispor. Normalmente, estas paragens são benéficas para aumentar a carga física e ter tempo para treinar esquemas táticos mas também, a verdade é que jogos de 3 em 3 dias, com deslocações internacionais incluídas, acabam por não trazer grande vantagem.

Contudo, acho que vamos encontrar um Benfica com os jogadores mais integrados e cientes do que o treinador espera deles. Acho também, que o esquema tático se alterará para um 4x3x3, com Svilar na baliza, no meio campo, Krovinovic, mais recuado que o habitual, de forma a ter condições de arrancar com a bola e decidir bem o último passe para a frente de ataque, juntamente com Fejsa e Pizzi. Acredito que Rui Vitória aproveite ainda a oportunidade para ver em condições físicas em que se encontra Douglas e, no ataque, creio que apostará num tridente muito móvel composto por Cervi, Zivkovic e Raul.

Anúncio Publicitário

Falando um pouco da prova rainha, que tanto valor tem para o Benfica pela sua mística, faz exatamente um ano, Olhanense e Benfica disputaram jogo em que as águias saíram vitoriosas. Quanto aos algarvios, o campeonato tem-lhes corrido bem, apesar de virem de uma derrota, a primeira da época, com o Oriental, e garantidamente, que entrarão em campo para lutar pelo resultado.

Em suma, mais do que um pontapé na crise, o jogo com o Olhanense é um exame que vai demonstrar se os testes efetuados pelo Rui Vitória nestas duas semanas serão um passo para a mudança no caminho da glória ou mais um passo para o abismo

Foto de capa: SL Benfica