O Campeonato do Estado Novo

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 2E assim do nada parece que nos enfiámos todos numa máquina do tempo e demos por nós nos anos 60 sob a alçada de Salazar. No próximo sábado jogam-se três competições importantes em Portugal, Fátima, a EuroVisão e a Liga Salazar. Perdão, o campeonato português.

Quase que existe um certo tom de blasfémia dizer que o Benfica pode vencer a Liga Portuguesa de Futebol, quando o Porto e o Sporting, mas mais o Porto, tanto se esforçaram para dar um novo nome à Liga. Já foi a Superliga, Liga Portuguesa, Liga Bwin e agora está prestes a evoluir para Liga Salazar. E porquê?

Bom, ao que parece, a malta do norte acha que o Benfica foi muito beneficiado este ano e que eles, o Porto, entendem que ficaram por marcar 22569 penaltis a favor dos azuis. Então invocaram o nome de Salazar, um pouco, como os velhos fazem, só que com um contexto mais negativo.

Eu bem costumo ouvir a minha avó dizer: “Isto no tempo de Salazar as coisas eram diferentes”, referindo-se ao excesso de bandidagem, softporn televisiva e questões financeiras. Já o Porto, usa Salazar para relembrar que o homem era um ditador e suposto adepto do Benfica e por isso é que ganhávamos sempre. Esquecem-se do Eusébio, Coluna…enfim, gente que viu o Secretário ir para o Real Madrid.

Ora, se vamos entrar numa de paralelismos e comparações, é preciso ter cuidado e rezar para que a memória de peixe não ataque. Ah, ora bolas, parece que foi isso mesmo que aconteceu ao Porto e à sua Liga Salazar.

Fonte: SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Vamos cá ver uma coisa. Quem é que tem o mesmo presidente há já mais de trinta anos? Quem é que esteve, nos últimos anos, envolvido em escândalos de assédio e suborno a árbitros? Quem é que chegou a estar envolvido no processo “Apito Dourado”? E aquele FC Porto vs Beira-Mar de 2002 supostamente com o resultado comprado?

Tudo questões com a mesma resposta, ou duas, ora respondemos Porto ou Pinto da Costa. Claro que podem vir com: “Ah, mas não se provou nada e tal”, pois sim, podem muito bem fazer isso, mas percebem a ironia?

Como é que o clube que tem a reputação de assediar, corromper, ameaçar, ter uma equipa de futebol secundária que é formada por membros da claque, que ataca árbitros, seja em pleno jogo ou estabelecimentos, que familiares destes tenham, pode dizer o que quer que seja neste aspecto? Eis o que devia ser da vossa mais querida preocupação.

Em vez de chamar a este campeonato, Liga Salazar, chamem-lhe antes Liga do Empate, porque a coisa que melhor souberam fazer.

O Porto empatou 10 jogos. O Porto tem mais empates do que equipas abaixo do Porto. Jogaram mal. Estiveram a ganhar montes e vezes e não conseguiram manter a vantagem, reflexo disso, o jogo no Dragão com o Benfica. Não tiveram um treinador. Tiveram um tipo que parece ser bom falante para as câmaras e psicólogo, mas que de bola nada entende. Não sou o maior fã do Vitória, mas porra, o homem ao menos consegue fazer um trabalho competente!

Gabo uma coisa ao NES, conseguiu queixar-se menos, ainda que o tenha feito, dos árbitros em relação à direcção e a comunicação do clube. Talvez por ser uma pessoa mais tranquila, mas demasiado tranquila para ser um bom treinador de futebol.

Der por onde der, só houve uma equipa que realizou um campeonato regular e que manteve o foco no que mais importava, o Benfica.

 Foto de Capa: SL Benfica

João Valente
João Valentehttp://www.bolanarede.pt
João Valente é um apaixonado pela arte do futebol. Nascido e criado durante boa parte do tempo em Lisboa, começou a seguir este desporto com uns tenros quatro anos e, desde então, tem sido um namoro interminável. É benfiquista de gema – mas não um que só vê Benfica à frente! É alguém que sabe ser justo quer o Benfica ganhe ou perca e que está cá para salientar os porquês, na sua opinião, dos resultados. Como adepto de futebol que é não segue só a atualidade do futebol português; faz questão também de acompanhar a par e passo o que de mais importante acontece nos principais campeonatos. A conjugar com o seu interesse pelo futebol, e pela malha, desporto que descobriu porque o seu avô era campeão lá na rua, veio a escrita, forma que encontra de expor os seus pensamentos na esperança de um dia se tornar num grande jornalista de desporto, algo que dificilmente acontecerá mas, tudo bem, ele um dia há-de perceber isso.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

AO VIVO E EM DIRETO: Assiste ao Espanha x Bélgica dos quartos de final do Mundial 2026

Espanha e Bélgica têm encontro marcado nos quartos de final do Mundial 2026. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.

Sporting: porta aberta a um empréstimo de Salvador Blopa e com destino na mira

Salvador Blopa pode ser emprestado pelo Sporting no mercado de verão. A ideia é manter o português na Primeira Liga.

Oficial: defesa central confirmado no AC Milan de Ruben Amorim

Mario Gila foi confirmado como reforço do AC Milan, deixando a Lazio em definitivo por 30 milhões de euros.

Foi vendido por 5,5 milhões de euros pelo Gil Vicente e soma interessados

Mory Gbane pode trocar de clube no mercado de verão. O médio foi vendido pelo Gil Vicente ao Stade Reims por cinco milhões e meio de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica confirma contratação de internacional português até 2028

O Benfica confirmou durante esta sexta-feira a contratação de Rúben Gois, que deixou os quadros do Rio Ave no final da época.

Chelsea afasta-se de Maxi Araújo: ingleses enviam oferta de 20 milhões de euros por lateral esquerdo

O Chelsea apresentou uma proposta de 20 milhões de euros por Pep Chavarría. O lateral esquerdo pertence ao Rayo Vallecano.

Preço definido: jogador pode abandonar o Barcelona por 35 milhões de euros

O Barcelona não fecha a porta a uma saída de Ferran Torres neste mercado. O espanhol soma interessados na Premier League.