📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Futuro da Estrutura do SL Benfica

- Advertisement -

 

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.
O SL Benfica terminou a campanha da Champions League de forma honrada e apesar da vitória no dérbi, os olhos da águia já estão colocados na mais que provável chegada de Roger Schmidt na próxima época e na definição da nova estrutura do futebol.

Por mais que os adeptos da Luz sonhem com o segundo lugar, todos sabem que é um objetivo muito difícil e o foco nem deve ser esse. Estamos a meio de abril e esta fase é decisiva para pôr em prática aquilo que a nova estrutura quer. Vai ser a primeira época com o selo de Rui Costa e é importante olharmos para alguns pontos da construção dessa nova estrutura do Benfica.

DEPOIS DA VITÓRIA NO DÉRBI, O SL BENFICA ENTRA MOTIVADO PARA MAIS UM JOGO DA PRIMEIRA LIGA! ACHAS QUE VA CONTINUAR A VENCER? APOSTA JÁ NA BWIN.PT!

Primeiro ponto: a chegada do elo de ligação entre direção do clube, planeamento e desenho do plantel: Lourenço Pereira Coelho. Há muito tempo que o Benfica não tinha alguém como ele (talvez desde a sua saída). Foi muito importante no sucesso de Jorge Jesus e Rui Vitória e agora aparece como protagonista no planeamento do plantel principal.

Segundo ponto: ideia de jogo. O adepto encarnado exige o 15-0 em todos os jogos, quer ver futebol ofensivo e dominador na Luz e também fora. A estrutura parece seguir essa linha e a aposta em Roger Schmidt acaba por ser parecida à de Jorge Jesus em 2009.

Contudo, Roger Schmidt é um treinador que apresenta algumas fragilidades no seu jogo, mas ele reconhece-as (como fez quando Pizzi disse que o PSV era fraco nas transições defensivas) e isso é meio caminho andado para melhorar. Mesmo assim, as transições defensivas também foram o problema de Jorge Jesus em muitos momentos decisivos no Benfica e que resultaram em desilusões.

Neste ponto, a estrutura terá de olhar com detalhe para algo cada vez mais importante: a construção da equipa técnica. Dar liberdade ao treinador para trazer as pessoas de confiança, mas entender que pode acrescentar valor (possivelmente da casa) em certas áreas.

Para terminar, a definição da identidade do plantel em três pontos fulcrais:

1.º – Perceber quais os jogadores do atual plantel que encaixam na ideia de jogo promovida. Os clubes portugueses não têm sido muito bons a gerir certas situações quando percebem que jogadores com peso no clube já não contam e isso pode acontecer com o Benfica de Schmidt.

2.º – Equilíbrio financeiro no mercado de transferências. Não se deixar levar pela maré do mercado tem sido uma tentação para o Benfica que tem de saber bem o tipo de jogador que quer para encontrar o equilíbrio no plantel. Não faz sentido ter quatro laterais direitos e depois ter um lateral esquerdo e o seu substituto ser um adaptado.

3.º – Último ponto muito importante e pouco falado: apresentar publicamente o grupo de capitães, definindo uma política de comunicação do plantel. Nos últimos dois anos, vimos a braçadeira a saltitar dentro de campo e em momentos negativos, eram várias as vozes que apareciam para dar uma resposta ao exterior e com posturas diferentes. Este ponto terá de ser bem trabalhado pela estrutura.

Benfica
A estrutura encarnada vai ter um verão agitado
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Neste novo ciclo do SL Benfica e depois de tempos tão conturbados, a nova estrutura certamente não vai começar do zero, mas terá de perceber que todas as apostas feitas resultam em mudanças em todos os sectores do clube.

O sucesso não tem um guião, mas acredito que alguns destes pontos básicos aqui apresentados podem ajudar a estabilizar um projeto que tem andado a ziguezaguear sobre aquilo que quer e isso reflete-se nos títulos conquistados. A boa campanha europeia poderá servir como motivação, mas a verdade é que o calendário de 2022/23 mostra que vem aí mais um ano em que a margem de erro é praticamente nula para Rui Costa e a sua nova estrutura.

 

Artigo de opinião de Pedro Afonso,
jornalista ELEVEN

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Vitória também está a ser avaliado pelo Wolverhampton

Rui Vitória também é opção para assumir o Wolverhampton. O técnico português está sem clube desde que foi despedido do Panathinaikos.

Benfica aplica goleada frente ao Bayer Leverkusen para a Youth League

O Benfica recebeu e venceu o Bayer Leverkusen por cinco bolas a zero, em jogo da quarta jornada da Youth League.

Mário Branco elogia José Mourinho e admite: «Havia uma opção B e uma C»

Mário Branco falou sobre a escolha de José Mourinho para o posto de treinador do Benfica. O diretor admitiu que havia outras opções.

Sporting atingiu marca negativa no embate frente à Juventus

O Sporting não foi além de um empate frente à Juventus, num encontro válido pela quarta jornada da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Gonçalo Moreira não pára de brilhar pelo Benfica na Youth League

Gonçalo Moreira já fez dois golos durante o encontro entre o Benfica e o Bayer Leverkusen, válido pela quarta jornada da Youth League.

Gonçalo Borges faz revelação: «Francesco Farioli não queria que saísse do FC Porto»

Gonçalo Borges trocou o FC Porto pelo Feyenoord no último mercado de transferências. Francesco Farioli queria a sua continuidade.

Imprensa de Valência lamenta ausência de Enzo Barrenechea: «A opção barata está a revelar-se muito cara»

Enzo Barrenechea esteve emprestado na última temporada ao Valência e a equipa espanhola está a sentir falta do médio.