O imortal Mário Wilson

sl benfica cabeçalho 1

Causa sempre estranheza, a alguém como eu, escrever sobre a morte de alguém como Mário Wilson, que conquistou, há muito, a imortalidade sagrada (e indestrutível) a poucos concedida pela memória colectiva. É um exercício penoso: o autor do texto, extinto mesmo antes de o estar, tentando fazer por recordar quem jamais pode morrer; ou muito menos ser esquecido – a morte continua sendo demasiado sobrevalorizada.

Mário Wilson partiu fisicamente na segunda-feira, aos 86 anos, deixando-nos um legado inigualável – não se trata somente de vitórias e títulos (mas também); o Velho Capitão foi (é) muito mais que isso: um jogador, um treinador, um homem visionário e exemplar, que através do talento, de uma personalidade ímpar, alicerçada em valores e princípios inegociáveis, colheu (colhe) unanimemente a admiração de pares e adversários; um consenso raro, no desporto e na vida.

Cruzei-me consigo em diversas ocasiões, troquei consigo algumas palavras, sempre ouvindo, raramente falando, e inspirando cada frase, cada letra, por vezes emocionado, outras vezes atónito, compreendendo como nunca antes havia compreendido que existem palavras que nascem directamente do coração, da própria alma. Que melhor elogio se poderá fazer a Mário Wilson? Como melhor o definir? Dizendo, simplesmente, que o seu nome se misturará, indubitável e para sempre, com o nome e a história de dois gigantes do nosso futebol, do desporto nacional: Académica e Benfica, os seus dois grandes amores (os nossos dois grandes amores!). Quantos poderão dizer que o conseguiram? Mário Wilson era (é) de uma safra irrepetível.

Foram 20 anos de Coimbra: 12 como jogador e oito como treinador Fonte: Académica
Foram 20 anos de Coimbra: 12 como jogador e oito como treinador
Fonte: Académica

Nasceu em Moçambique, terra encantada – a mesma de Eusébio e Coluna –, onde tanto Benfica se fez e se continua a fazer. Chegou a Portugal em 1949, com 19 anos, para representar o Sporting; no clube de Alvalade cumpriu duas épocas, fez 38 jogos, marcou 37 golos e sagrou-se campeão nacional por uma vez (em 1950/1951). O desejo de conciliar o futebol com uma formação académica (formar-se-ia em Geologia) levá-lo-ia a deixar a capital, rumando até Coimbra. Vestiria a camisola da Académica durante 12 épocas (entre 1951/1952 e 1962/1963), tornando-se numa figura incontornável do clube e da cidade. O Velho Capitão, antes guiado, tornara-se guia, personificando, como poucos, aquilo que verdadeiramente representa a Briosa. Como treinador, prosseguiu o exemplo do Mestre Cândido de Oliveira, chegando a treinador principal da “sua” Académica em 1964, onde viveria momentos de glória – em 1966/1967 sagrar-se-ia vice-campeão nacional, algo inédito na história do clube.

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica decide futuro de Leandro Santos que conta com alguns interessados

Leandro Santos vai continuar no plantel do Benfica. Lateral direito conta com alguns interessados no seu empréstimo.

Exclusivo: Sporting garante as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry

O Sporting fechou as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry. As duas jogadoras vão juntar-se ao plantel de Micael Sequeira.

Sporting quer dar recompensa a Morten Hjulmand quando o mercado fechar

O Sporting está contente com a postura de Morten Hjulmand neste mercado de verão. Capitão terá recompensa no final da janela.

FC Porto define mais 2 posições a reforçar neste mercado de verão

O FC Porto está a realizar o maior investimento da sua história neste mercado. Dragões querem reforçar defesa e meio-campo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ana Borges já reagiu à grave lesão no Benfica: «Nem sempre a vida segue o rumo que idealizamos»

Ana Borges sofreu uma rutura do ligamento anterior do joelho esquerdo. Internacional portuguesa já reagiu à lesão grave.

Decisão tomada: Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica

Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica. Ex-líder das águias prepara-se para oficializar candidatura.

Sporting já partiu para estágio em Penafiel: Eis o plano

O Sporting vai realizar um estágio de pré-temporada em Penafiel. Leoas já partiram e cumprem estágio até 8 de agosto.