📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O povo é quem mais ordena | Benfica x Arouca

- Advertisement -

Primeira Liga, 9.ª jornada: sábado, 25 de outubro de 2025, 20h30.

A ANTEVISÃO: EM DIA DE ELEIÇÕES, BENFICA RECEBE AROUCA. LOBOS QUEREM VOLTAR A PONTUAR NA LUZ

Não é o evento mais importante em torno do Benfica este sábado, mas o campeonato nacional volta ao Estádio da Luz, depois de tempo de paragem para jogos internacionais. O Benfica vem de um período de forte instabilidade, onde José Mourinho ainda procura “meter o dedo” nesta equipa que teve um início de época atribulado. Já o Arouca, equipa protagonizada pelo romantismo habitual de Vasco Seabra, montou um plantel técnico e entusiasmante, mas tem vindo a desiludir nos jogos grandes, ainda que o plano de jogo para os mesmos fosse percetível e razoável.

Ainda com o peso da derrota frente ao Newcastle, o Benfica prepara já o próximo jogo. Há que rever o que há de errado, melhorar o que há de bom e explorar opções em posições debilitadas, até porque Dedic está lesionado. Talvez me precipitei quando referi que Mourinho já havia selecionado um 11 base, creio que o treinador português ainda procura os melhores jogadores para cada posição e ainda torce o nariz a alguns elementos do plantel. Desta forma, tenho dúvidas se Dahl ou Schjelderup terão um papel mais predominante do que até então.

Parecendo que não, os corredores laterais estão em pior estado do que o corredor central. Enzo é capaz de construir em qualquer contexto e Pavlidis de segurar e tabelar: isto são garantias para qualquer sistema, mesmo num coletivo instável. Por outro lado, Lukebakio é diferenciado, mas pouco associativo e mata o coletivo – há que encontrar uma forma de encaixar o belga sem comprometer o coletivo, mas ainda retirando o melhor do extremo. Sem Dedic, parece-me que Mourinho optará por um lateral mais baixo, como Tomás Araújo.

Na ala esquerda, creio que há um problema de confiança: não há confiança em Dahl e Schjelderup. No entanto, as opções não são ilimitadas quanto isso e acredito que veremos Dahl como lateral para libertar Aursnes para o meio.

Falo do Benfica no ponto de vista mais posicional e até a pensar ofensivamente porque seria, em teoria, um jogo em que o Benfica passaria mais tempo com bola do que sem ela… será?

Lembrar que o Arouca foi carrasco do Benfica na sua própria casa, em abril do ano passado, quando um golo de Weverton gelou a Luz e complicou as hipóteses do Benfica se sagrar campeão nacional. As equipas estão diferentes, é verdade, mas uma coisa mudou: o Arouca mudou alguns jogadores, mas manteve a sua identidade, diretamente conotada com o treinador. O Benfica, meio ano depois, ainda procura a sua.

O Arouca joga com personalidade, sob o comando de Vasco Seabra. Procura construir desde trás com um central capacitado como Fontan (regresso de castigo) e procurar o espaço atrás da linha dos médios adversários, especialmente através de Fukui. Com o médio japonês, o histórico David Simão e a dupla de centrais, o Arouca tem qualidade na saída de bola.

Os princípios de jogo de Vasco Seabra assentam em apoios frontais e em atrair, fixar, soltar. Junta capacidade de 1×1 e finalização nas laterais com extremos muito capazes como Djouahra e Trezza.

Repare-se, não acho que alguém coloque em causa que o Benfica tem uma muito maior capacidade individual. Ainda assim, não me admiraria se virmos o Benfica sem bola durante uma boa parte do jogo e a ser a equipa de Vasco Seabra a mandar no jogo, fiel ao seu plano de jogo. Parece irreal ver uma equipa do campeonato português a subjugar o Benfica no próprio estádio, mas não tem sido assim tão incomum, aconteceu com o Gil Vicente.

Resta saber se, caso o Arouca mande no jogo, é por intenção de Mourinho, numa tentativa de proteger os jogadores, ou por imposição do Arouca, por mérito dos visitantes.

O árbitro da partida é Hélder Carvalho.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O dia 25 de outubro de 2025 também marca o dia de eleições no Benfica.
  2. O Arouca não vence o Benfica há mais de 10 anos.
  3. O último encontro entre as duas equipas também foi no Estádio da Luz, em abril, terminou 2-2.
  4. A média de golos nos encontros entre Benfica e Arouca está em cerca de 3,21 por jogo. 
  5. David Simão, médio histórico do Arouca e capitão de equipa, fez parte da sua formação no Benfica.
  6. O Arouca nunca venceu no Estádio da Luz.
  7. Será a primeira vez que uma equipa de José Mourinho enfrenta o Arouca.
  8. O Benfica procura fazer as pazes com o terceiro anel, depois de uma série de más exibições em casa.
  9. O Arouca apenas venceu o Benfica uma vez, a 23 de agosto de 2015.
  10. Dos quatro marcadores do último jogo entre Benfica e Arouca (13 de abril de 2025), três deles já não se encontram nos clubes em questão: Kokçu, Yalcin e Weverson. Apenas Pavlidis permanece no Benfica.

JOGADORES A TER EM CONTA

Vangelis Pavlidis Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Pavlidis – Num período de maior instabilidade exibicional e de indisponibilidade física e psicológica do Benfica, é no grego que tem caído a responsabilidade de não deixar o barco afundar. Joga de costas para a baliza, roda sob o adversário, liga os setores do jogo, descai para as alas para receber e abre espaços para os colegas. Creio que as dinâmicas em transições ofensivas ainda não estão alinhadas, caso contrário os jogos contra o Chelsea e FC Porto poderiam ter um maior fulgor ofensivo por parte dos encarnados, com o par de jogadas que Pavlidis tentava criar. Mesmo não sendo visto como um matador, está quase na marca dos dois dígitos nesta temporada.

Fukui É o cérebro da equipa dos lobos. Um médio que não se amedronta perante a pressão adversária e toma sempre a ação correta, com uma qualidade de passe acima da média. Junta inteligência na decisão a qualidade na definição. Também vive nos jogos grandes, e é por isso que o Arouca de Vasco Seabra já fez boas exibições nos estádios do Benfica, Porto e Sporting. Taichi Fukui é o principal construtor de jogo desta equipa do Arouca, é hábil na recuperação de bola e dispõe de recursos técnicos para jogar contra as melhores equipas do país. Incorpora a personalidade da equipa.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Trubin; Tomás Araújo; Nico Otamendi; António Silva; Samuel Dahl; Enzo Barrenechea; Richard Ríos; Fredrik Aursnes; Lukebakio; Sudakov; Vangelis Pavlidis

Treinador: José Mourinho

«Precisamos de ganhar. Não estamos em 1.º e temos uma desvantagem de quatro pontos e de um ponto para superar. Precisamos de ganhar jogos. No último jogo do campeonato empatámos fora e o último jogo em casa foi difícil, mas conseguimos os três pontos».

Arouca: João Valido, Tiago Esgaio; Popovic; Fontan; Arnau Sola; Taichi Fukui; David Simão; Djouahra; Pablo Gonzalbez; Alfonso Trezza; Barbero

Treinador: Vasco Seabra

«Estamos com entusiasmo, foco e muita ambição por voltarmos à competição da Liga. A equipa está a competir bem, está viva, e queremos continuar esse caminho, mostrando a nossa identidade e a nossa paixão pelo jogo».

PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 2-1 Arouca

Rui Gonçalves
Rui Gonçalves
Licenciado em Sociologia, o Rui Gonçalves aborda o futebol dentro e fora das quatro linhas. Através de um olhar crítico, escreve sobre tática, gestão desportiva e os seus impactos individuais e sociais.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Filipe Vieira diz que há proximidade entre Rui Costa e João Diogo Manteigas: «Vamos ver se não o vamos ver na SAD»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista na véspera das eleições do Benfica. O candidato às eleições do Benfica falou de Rui Costa e de João Diogo Manteigas.

Rui Costa explica por que motivo o Benfica não contratou Viktor Gyokeres e fala de Nicolás Otamendi: «É exemplar para todos os colegas»

Rui Costa deu uma entrevista na véspera das eleições do Benfica. O atual presidente das águias falou de Viktor Gyokeres e de Nicolás Otamendi.

Onde ver o Real Madrid x Barcelona da 10.ª jornada da La Liga

O Real Madrid recebe o Barcelona no jogo grande da 10.ª jornada da La Liga. O encontro está marcado para este domingo, às 15h15.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Sociedad derrota Sevilha com presença de dois portugueses em campo

A Real Sociedad venceu o Sevilha no Estádio Anoeta por 2-1. Mikel Oyarzabal foi o herói do encontro ao assinar um bis.

Mateus Fernandes marca mas West Ham perde com Leeds United e Nuno Espírito Santo continua sem ganhar pelos hammers

O West Ham de Nuno Espírito Santo voltou a perder na Premier League. A equipa londrina perdeu por 2-1 frente ao Leeds United na abertura da jornada 9.

Nantes de Luís Castro vence no terreno do Paris FC e volta aos triunfos na Ligue 1

O Nantes de Luís Castro venceu o Paris FC por 2-1, na jornada 9 da Ligue 1. Anthony Lopes foi titular no encontro.