O primeiro sorriso de José Mourinho | AFS 0-3 Benfica

- Advertisement -

O Benfica regressou às vitórias na Primeira Liga no primeiro jogo de José Mourinho ao comando da equipa. Depois de um período conturbado, marcado pelo empate com o Santa Clara e a derrota caseira com o Qarabag, os encarnados voltaram a sorrir na Vila das Aves, frente ao AFS, com Sudakov (45+3), Pavlidis (56) e Ivanovic (64) a construírem um triunfo que, embora não tivesse sido deslumbrante, foi eficaz e seguro.

Vinte e um anos depois, José Mourinho voltou a Portugal para treinar o Benfica. A receção foi calorosa, com aplausos e entusiasmo das bancadas a acompanhar o caminho do treinador até ao banco, numa estreia que prometia definir o tom desta nova etapa. O primeiro onze teve apenas um toque direto do treinador: Ivanóvic ao lado de Pavlidis no ataque, deixando Schjelderup no banco. O sistema 4-4-2 parecia claro, mas o jogo inicial revelou nervosismo e alguma ansiedade.

Na primeira parte, o Benfica controlou a posse, mas teve dificuldade em transformar oportunidades em golos. Ivanovic foi o mais ativo e o AFS ainda assustou com um remate de Tomané ao poste (39). A diferença chegou nos minutos finais da primeira parte, Sudakov bateu Simão Bertelli, assinalando o seu primeiro golo e oferecendo um alívio ao Benfica, que finalmente podia respirar com alguma tranquilidade.

Georgiy Sudakov Benfica
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Na segunda parte, o AFS recuou e tornou-se previsível, deixando espaços que o Benfica soube explorar. Pavlidis converteu um penálti (59), resultado de uma falta sobre Otamendi, e pouco depois Ivanóvic concluiu um lance iniciado por Sudakov e Pavlidis, selando o 3-0 definitivo. A gestão de esforços de José Mourinho deu ainda espaço a João Rego para os primeiros minutos da temporada, enquanto os titulares mais desgastados puderam descansar.

Taticamente, o Benfica mostrou já sinais de organização e clareza de papéis. Ivanovic, ao abrir para a esquerda e participar em transições rápidas, mostrou-se uma peça móvel que pode redefinir a frente de ataque. Pavlidis, centralizado, ligou meio-campo e ataque com qualidade, enquanto Sudakov voltou a ser decisivo, tanto em golos como em passes decisivos. A equipa, mesmo sem deslumbre, controlou o jogo e garantiu a tranquilidade necessária para José Mourinho começar a pensar nos próximos desafios do campeonato e da liga dos campeões.

Mas o melhor da noite ficaria reservado para o pós-jogo. Na conferência de imprensa, José Mourinho foi direto: «Disse-lhes no fim do jogo: Foi bom, mas não foi nada de extraordinário. Despachem-se que amanhã temos treino».

 Um discurso que, mais do que desmontar a vitória, expôs um olhar crítico que o futebol português tantas vezes carece.

José Mourinho AVS SAD Benfica
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

No plano individual, Sudakov foi um dos rostos da vitória. O ucraniano respondeu ao pedido do treinador para atuar num posicionamento menos habitual e não só desbloqueou o marcador num momento-chave como mostrou qualidade no passe e leitura de jogo. O capitão Otamendi também deixou marca, somou 115 ações com bola, ganhou 12 dos 16 duelos em que esteve envolvido e ainda conquistou o penálti que permitiu ao Benfica respirar melhor.

Ivanovic, esteve sempre em jogo e coroou a exibição com um golo, enquanto Pavlidis, autor do segundo tento, voltou a provar eficácia. Na retaguarda, Trubin não foi muito testado, mas transmitiu segurança e evitou sobressaltos, num jogo em que até a sorte esteve do seu lado.

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Tomás em lágrimas dedica golo ao pai: «Tem sido o pior momento para da minha vida, mas sei que ele está orgulhoso de...

Tiago Tomás marcou um dos golos da goleada do Estugarda frente ao Celtic. Avançado confessou momento difícil devido à morte do pai.

Liam Rosenior defende Vinícius Júnior e apela: «Se algum treinador, jogador ou dirigente for considerado culpado de racismo, não deveria estar no futebol»

Liam Rosenior reagiu ao alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni na direção de Vinícius Júnior. Técnico do Chelsea manifestou-se.

Nuno Espírito Santo reage ao episódio entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni: «Não há espaço para o racismo no futebol nem na sociedade»

Nuno Espírito Santo foi questionado sobre o alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni. Técnico deixou mensagem contra o racismo.

Boston Celtics vão a São Francisco vencer os Golden State Warriors na NBA com Neemias Queta em destaque

Os Boston Celtics venceram os Golden State Warriors na NBA. Neemias Queta foi titular e teve contributo importante.

PUB

Mais Artigos Populares

Orkun Kokçu ainda nem é jogador do Besiktas em definitivo e já recebe propostas de transferência de 30 milhões de euros

Orkun Kokçu é alvo do Zenit, mas o Besiktas mete entraves à saída. Clube turco já recusou proposta de 30 milhões de euros dos russos.

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.

Vítor Pereira enaltece vitória na sua estreia pelo Nottingham Forest: «Foi um jogo consistente para nós, merecemos o resultado»

Vítor Pereira fez a análise da vitória do Nottingham Forest frente ao Fenerbahçe, na primeira-mão dos playoffs da Europa League.