📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O último passo para o aproveitamento das joias encarnadas | SL Benfica

- Advertisement -

Na tua opinião, o que é que falta para que haja um maior aproveitamento das joias encarnadas da formação?

 

Há uma semana, o Sport Lisboa e Benfica fez história e conquistou finalmente a sua primeira Youth League. Esta conquista voltaria a colocar a formação encarnada no mapa e voltaria a lançar a questão no ar de que se o SL Benfica estaria realmente a aproveitar toda a sua qualidade nas camadas jovens.

As camadas jovens do Sport Lisboa e Benfica começariam a ganhar notoriedade aquando da criação das equipas B e da Youth League, que foram passos dados no sentido de que os jogadores da formação tivessem mais visibilidade, projeção e competição que lhes permitisse crescer e ficarem mais preparados para patamares superiores.

E foi então aí que começaram a destacar-se os primeiros jovens que começaram a ser apontados à equipa principal, tais como João Cancelo, Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro ou Hélder Costa. Todos eles tiveram minutos de jogo pela equipa principal, mas nenhum deles foi aposta a sério, visto que acabaram por ser vendidos antes que pudessem ter uma oportunidade a sério.

Seria com a chegada de Rui Vitória no comando técnico da equipa que começaria a haver uma maior rentabilização desportiva da “prata da casa”.

 

Renato Sanches foi uma das joias encarnadas potenciadas por Rui Vitória
Renato Sanches foi uma das joias encarnadas potenciadas por Rui Vitória
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

 

Nélson Semedo, Victor Lindelof, Renato Sanches e Gonçalo Guedes foram aposta regular na equipa principal neste período, tendo sido jogadores que tiveram a sua importância na conquista do Tri e do Tetracampeonato. No entanto, este sucesso também viria a ter o seu preço, resultando na venda destes jogadores e a aposta na formação viria a perder alguma continuidade.

Na “Reconquista” da época 2018/2019, Rúben Dias e João Félix foram peças chave no 37º título, Gedson Fernandes foi habitual titular na equipa na primeira metade da época com Rui Vitória ao leme, enquanto Ferro e Florentino foram promovidos por Bruno Lage, sendo aposta regular na segunda metade da época, enquanto Jota também começou a ganhar minutos.

Na temporada seguinte, foi altura de Nuno e Tomás Tavares começarem a ser aposta na equipa principal, sendo que na temporada passada, Diogo Gonçalves teve uma nova oportunidade e Gonçalo Ramos começou a ter alguns minutos na equipa principal, sendo que nesta época, tem sido Paulo Bernardo o jogador que começou a conquistar o seu espaço.

No entanto, fazendo um balanço geral destes últimos anos em que vimos vários jogadores da formação serem lançados na equipa principal, verifico que a rentabilização das sucessivas gerações de jogadores formados no SL Benfica não foi devidamente feita.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Abel Ferreira adia renovação com o Palmeiras após derrota na final Taça Libertadores

Abel Ferreira garantiu que vai continuar no Palmeiras, mas admite precisar de tempo para absorver o desfecho da final da Taça Libertadores, antes de assinar o novo contrato.

Fábio Torres regressa a Portugal para assumir funções de chief scout no AVS SAD

Depois de uma experiência na Roménia ao serviço do Universitatea Craiova, Fábio Torres é o novo responsável scouting do AVS SAD.

Alverca sonha com melhor classificação de sempre na Primeira Liga

O Alverca está a surpreender no regresso à Primeira Liga e, caso a época terminasse hoje, ficava no em nono lugar, algo que seria o melhor registo da sua história.

Mikel Arteta confia nos regressos rápidos de 2 jogadores do Arsenal: «Espero que seja questão de dias»

Mikel Arteta garantiu que as lesões de William Saliba e Leandro Trossard não deverão afastar os jogadores por muito tempo, apesar de considerar o caso do defesa fora do normal.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho nunca perdeu contra o Sporting: eis o registo do treinador do Benfica

José Mourinho venceu seis vezes e empatou duas contra o Sporting. Técnico português mantém-se invicto frente aos leões.

Dani Olmo lesionou-se ao marcar golo pelo Barcelona: eis a lesão e o tempo de paragem

Dani Olmo sofreu uma luxação no ombro e ficará afastado dos relvados cerca de três semanas. Confirmação do Barcelona.

Bateu recordes negativos pelo Real Madrid e pode deixar o clube em breve

O Real Madrid está aberto a uma saída de Rodrygo. Merengues dispostos a ouvir propostas pelo internacional brasileiro.