Obrigatório vencer

sl benfica cabeçalho 1

É sim. É obrigatório vencer mais um “caneco”. Mais um troféu para o Museu Cosme Damião. Mais um motivo para levar uns quantos milhões ao delírio. Mais uma taça com tanta importância como todas as outras.

A Taça da Liga iniciou-se em 2007/08 e precisamente nesse ano o Benfica nem chegou ao lote de 4 finalistas. Numa altura em que as eliminatórias se seguiam em 1 fase de grupos e os 2 melhores qualificavam-se para final, os encarnados caíram aos pés do Vitória de Setúbal em duas mãos jogadas em que em nenhumas delas vencemos. O emblema Setubalense acabaria por conquistar o troféu em Loulé frente ao Sporting após grandes penalidades. Além da primeira edição, contabiliza-se também o ano de 2012/13, onde o Sporting de Braga conquistou em Coimbra o troféu frente ao Porto. Foi mesmo esse Braga, de José Peseiro, que terminou com o sonho encarnado numa meia final jogada no Minho onde o emblema nortenho acabou por vencer nas grandes penalidades.

Tirando assim duas edições, o Benfica conquistou todas as finais e enfrentou diversos clubes como o Sporting, Porto, Paços de Ferreira, Gil Vicente, Rio Ave e o Marítimo por duas vezes. Em 7 finais jogas, o clube da luz marcou 17 golos e sofreu apenas 5. Não contabilizando nestas contas a vitória por grandes penalidades frente ao Sporting por 3-2.

rui vitoria
Rui Vitória quer mais um troféu
Fonte: SL Benfica

Olhando agora para o presente, acabo já por não estranhar a presença do Benfica na Final Four a acontecer no Algarve. O Benfica terá pela frente em primeiro lugar o Moreirense e depois, caso vença, poderá encontrar na finalíssima o Setúbal ou o Braga, ambos clubes que já venceram o troféu. Espera-se um jogo difícil frente ao coletivo de Moreira de Cónegos onde a equipa de Augusto Inácio irá deixar tudo em campo visto estar tão próxima de um troféu que ainda pode vencer esta época. Já o Benfica, não deverá mudar a sua maneira de ser e irá apresentar-se no Estádio do Algarve com os seus melhores jogadores e com o objetivo de vencer mais um jogo, mais uma final. Além da “obrigatoriedade” de vencer esta competição, o fator hegemónico está também presente. Os jogadores do Benfica sabem bem que estão em todas as competições internas e que seria fabuloso vencer todos os troféus, deixando para os rivais apenas o sonho de não verem o clube da Luz a conquistar tudo o que pode conquistar.

Perante todos estes fatores presentes na luta pela hegemonia do futebol português, é obrigatória a conquista do troféu que só por duas vezes nos fugiu das mãos.

João Neves
João Neveshttp://www.bolanarede.pt
O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.