logo-BnR.png

ÚLTIMA HORA:

Kokubo SL Benfica

Olheiro BnR: Leo Kokubo, a esperança japonesa

 Estarão as redes encarnadas asseguradas por Kokubo?

Leo Kokubo é oriundo do Japão e é visto como uma das grandes promessas do continente asiático para a posição de guarda-redes. Atualmente com 21 anos, Kokubo alterna entre a equipa B, que atua na segunda liga portuguesa e pela equipa Sub-23 que atua na Liga Revelação.

O japonês chamou a atenção do Sport Lisboa e Benfica num torneio onde a sua ex-equipa eliminou o Benfica nas grandes penalidades e foi dessa forma que levou os encarnados a contratá-lo.

Kokubo tem uma envergadura física absolutamente impressionante. Mede 1,93 metros e pesa cerca de 80kg o que lhe confere bastante imponência, contudo, seria de esperar que a sua altura lhe diminuísse a agilidade, mas não é bem assim. É rápido a reagir e bastante ágil para aquilo que se esperava de um jogador tão alto.

Chegou ao SL Benfica para atuar pelos juniores e pelos U23, coisa que tem acontecido, no entanto, ainda não lhe surgiu a oportunidade de jogar pela equipa principal embora já tenha sido convocado sem que tivesse sido utilizado.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O guarda-redes nipónico destaca-se claramente pelo físico, que sejamos sinceros, é fora do comum, mas tem outros pontos positivos. É confiável entre os postes, forte na reação e parece nunca perder a noção de onde está posicionado. Como não poderia deixar de ser, Leo Kokubo também apresenta lacunas e estas poderão ser obviamente trabalhadas.

Trabalhando ainda mais a forma como joga e sai a jogar com os pés, bem como mais alguns aspetos técnicos, tem tudo para ser um guarda-redes confiável, mas não para o Benfica, ainda. Continua a precisar de ser trabalhado e poderá chegar a um nível mais alto, mas creio que não será na Luz, pelo menos, ainda não.

Estamos a falar de um guarda-redes que ainda só tem 21 anos e que tem muita margem de progressão. Será sempre difícil chegar à titularidade no SL Benfica, até porque tem, no atual plantel, três atletas à sua frente. São eles Vlachodimos, Hélton leite e Svilar, mas não está, de todo, descartada a hipótese de vir a integrar a equipa principal encarnada no futuro.

Esta temporada ainda só realizou cinco jogos no total, sendo que dois foram pela equipa secundária do Benfica e os outros dois pela equipa dos Sub-23. Nestes cinco jogos, sofreu um total de seis golos sendo que por duas vezes deixou a baliza inviolada.

O Sport Lisboa e Benfica parece confiar e querer apostar no jogador, uma vez que renovou contrato com ele até junho de 2025. Resta saber se algum dia chegará a sua oportunidade de brilhar na equipa A, mas é certo e sabido que a posição de “redes” é talvez a mais ingrata do futebol. Para além de um lance poder definir o futuro, as oportunidades para estes não são tão regulares como para jogadores de campo.

É um típico caso de continuar a trabalhar até que a oportunidade chegue, pois quando chegar, Kokubo terá de estar pronto para assumir e a agarrar.

Licenciado em Ciências da Comunicação, é no jornalismo desportivo que o Bruno encontra a sua razão de viver. A paixão pelo futebol foi-lhe incutida desde cedo, tendo até tido passagens pelas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica. O desporto sempre fez parte do seu quotidiano e agora, fora de campo, segue atentamente a atualidade desportiva, nacional e internacional.

Licenciado em Ciências da Comunicação, é no jornalismo desportivo que o Bruno encontra a sua razão de viver. A paixão pelo futebol foi-lhe incutida desde cedo, tendo até tido passagens pelas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica. O desporto sempre fez parte do seu quotidiano e agora, fora de campo, segue atentamente a atualidade desportiva, nacional e internacional.

FC PORTO vs CD TONDELA