Os 5 melhores arranques de época do SL Benfica

3. 1963-64

Primeira derrota: 5 de Dezembro
Até lá: 15 jogos, 12 vitórias e 3 empates

Época de golos, muitos golos. O Benfica faz 103 em  26 jogos, Eusébio faz 28 para se tornar, pela primeiríssima vez, Bola de Prata, e Torres faz 23 – na época anterior, na qual ganhara definitivamente a titularidade sobre um colosso chamado José Águas, fizera 26 (sendo também Bola de Prata).

Esta contundência ofensiva não chegou para destronar o recorde do Sporting de Peyroteo – 123 golos nas 26 partidas de 46-47! – mas notou-se dedo do treinador: Lajos Czeizler, um mago húngaro que já tinha sido campeão italiano e latino pelo Milão e veio a Lisboa potenciar na totalidade os prodígios encarnados.

A primeira derrota da temporada foi estrondosa no pior sentido da palavra – o Benfica jogava tanto que, quando caiu, foi trambolhão tal que fez tremer o orgulho português: no meio da neve de Dortmund (estávamos a 4 de Dezembro…), cinco boladas do Borussia a Zé Rita, o suplente de Costa Pereira que havia feito carreira no Sporting da Covilhã e, por isso, talvez o único do plantel familiarizado com aquelas condições climatéricas.

A derrota europeia reclamou a urgência duma vitória benfiquista no campeonato, de modo a competir novamente na Taça dos Clubes Campeões Europeus. Assim se fez, juntando-lhe a Taça de Portugal, arrecadada debaixo do braço depois de espetar 6-2 ao FC Porto no Jamor…

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Florian Grillitsch oficializado como reforço do Braga após rescindir com o Hoffenheim

Florian Grillitsch foi oficializado como novo reforço do Braga. Médio internacional austríaco assina a custo zero depois de rescindir contrato com o Hoffenheim.

Ruben Amorim: «Vou dizer que às vezes odeio os meus jogadores, às vezes adoro os meus jogadores, às vezes quero defender os meus jogadores»

Ruben Amorim já realizou a antevisão do duelo entre o Manchester United e o Burnely. Red devils em tempos conturbados após derrota na Taça da Liga Inglesa.

Ruben Amorim: «Às vezes quero desistir, outras vezes quero estar aqui durante 20 anos»

Ruben Amorim já realizou a antevisão do duelo entre o Manchester United e o Burnely. Red devils em tempos conturbados após derrota na Taça da Liga Inglesa.

Novo reforço do Benfica já aterrou em Portugal

O Benfica já prepara a oficialização de Georgiy Sudakov. Médio ucraniano está fechado como reforço e já aterrou em Portugal acompanhado por Rui Pedro Braz.

PUB

Mais Artigos Populares

5 clássicos memoráveis entre Sporting e FC Porto

Emoção, ansiedade e expetativa são sentimentos que surgem ao adepto de futebol quando se fala de um clássico entre Sporting e FC Porto.

E agora, Rúben?

Os memes sobre Amorim sucedem-se, as piadas acumulam e a fraqueza momentânea do técnico é aproveitada para sustentar um rol de críticas

Francesco Farioli e futuro de Rodrigo Mora: «Tenho a sensação de que está totalmente conectado connosco»

Francesco Farioli fez a antevisão do Sporting x FC Porto, que se joga neste sábado. O encontro é referente à quarta jornada da Primeira Liga.