Campeões Sub-19: As pequenas Águias que voaram bem alto

- Advertisement -

A seleção portuguesa de sub-19 sagrou-se campeã ao vencer a Itália por 4-3, no prolongamento. De facto, mais uma grande conquista que enaltece não só o nosso país, mas toda a formação decorrente dos clubes portugueses que fabricaram os jovens craques. Estamos perante uma geração de jogadores que triunfou no campeonato sub-17 há dois anos, e acabam agora por vencer o campeonato sub-19. Portugal fez cinco jogos no total, vencendo quatro deles e perdendo um, precisamente contra os vice-campeões, durante a fase de grupos. A capacidade de Portugal fazer golos neste torneio foi um enorme destaque, até porque acabaram por triunfar sobre a equipa com a melhor defesa na final.

Dentro do leque das jovens promessas portuguesas campeãs da europa encontram-se cinco jogadores do Sport Lisboa e Benfica: Nuno Santos, Florentino Luís, José Gomes, Mesaque Dju e João Filipe. Isto faz do Benfica um dos clubes (em conjunto com o Milan) que mais jogadores ofereceram às seleções nacionais sub-19, sendo motivo para elogio da formação das Águias. Sem querer tirar mérito ao plantel recheado de promessas ligadas a outros clubes, vou falar um pouco sobre estas pequenas (mas grandes) águias.

Nuno Santos joga a avançado, e na época transata dividiu-se pela equipa B e pelos juniores do Benfica. Jogou nas seis partidas da UEFA Youth League, chegando a marcar três golos pelas Águias, um frente ao Manchester United, e um bis na goleada ao CSKA por 5-1. No total marcou 10 golos nos 35 jogos que realizou.

Florentino Luís é um dos destaques da equipa das Quinas e da formação do Sport Lisboa e Benfica. É um trinco com uma presença fenomenal em campo e foi uma das joias da coroa de campeões. Florentino fez quase toda a época passada na equipa B a titular indiscutível, e de notar que faz quase sempre os 90 minutos de todas as partidas. Um jovem incansável que tem sempre grande vontade de ir atrás da bola quando não a tem, faz passes geniais e cortes de bola com máxima eficiência. O capitão da seleção portuguesa foi um dos escolhidos para o onze ideal do Campeonato da Europa Sub-19.

Zé Gomes é um dos pontas de lança da equipa portuguesa e do Benfica B. Fez 33 jogos na época passada e marcou cinco golos, dois deles na UEFA Youth League. Zé já teve maior destaque, mas continua a ser uma aposta da formação, tendo até já jogado na Primeira Liga e na Liga dos Campeões.

Mesaque Dju é um avançado benfiquista, que começou a época transata a jogar nos juniores, acabando mais tarde por merecer um lugar na equipa B. Dos 23 jogos que fez, três contaram para a UEFA Youth League, e ao todo marcou dois golos.

João Filipe, ou “Jota” Filipe, é outra das joias da coroa portuguesa. Só neste campeonato europeu de sub-19 saiu com quatro títulos individuais: melhor marcador com cinco golos em conjunto com o seu colega de equipa Trincão, melhor média de golos por jogo, mais assistências, e maior participação em golos.

Um avançado criativo com jeito para as fintas, joga com a cabeça levantada à espreita do golo ou da assistência, e desequilibra com grande facilidade. Também dividiu a época passada entre a equipa B e os juniores, sendo quase sempre utilizado em ambas as equipas. Outro jogador fundamental que mereceu o lugar no onze ideal do Campeonato da Europa Sub-19.

Jota Filipe já está no Benfica desde os sete anos de idade, e anseia pela estreia na equipa principal
Fonte: SL Benfica

Destes cinco jogadores, apenas João Filipe, Mesaque Dju e Florentino estavam presentes no plantel do ano passado que foi vice-campeão no mesmo torneio, e só Nuno Santos não esteve presente no plantel campeão da Europa sub-17 há dois anos.

Dos escalões jovens do Benfica têm saído inúmeros jogadores com enorme qualidade estes últimos anos, e o facto de ser o clube que teve maior presença na seleção campeã ainda dá maior justificação para tal argumento. O talento e habilidade destes jogadores são inegáveis, e grande parte das promessas que saem dos escalões encarnados têm chegado a grandes equipas europeias.

A meu ver, qualquer conquista portuguesa é motivo de orgulho, mas quando são conquistas de escalões jovens dá-se ainda maior relevância aos clubes que formam estes jogadores. Dou grande valor às conquistas dos nossos jovens craques, pois colocam o nosso país na boca do mundo, e provam que em Portugal existe futebol e formação de qualidade.

 

Foto de Capa: SL Benfica

Jorge Baptista Laires
Jorge Baptista Laireshttp://www.bolanarede.pt
Adepto do Sport Lisboa e Benfica, do clube da sua terra, e, principalmente, da verdade desportiva. Despreza fanatismos clubísticos, tendo sempre uma opinião formada no que vê do próprio jogo jogado.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Clayton Silva oficializado como reforço do Olympiacos de Evangelos Marinakis

Clayton Silva foi apresentado como novo jogador do Olympiacos. Avançado deixa Rio Ave e junta-se ao clube grego de Evangelos Marinakis.

Fabrizio Romano: «Bernardo Silva vai deixar o Manchester City no verão»

Bernardo Silva prepara-se para encerrar o ciclo do Manchester City. Médio de 31 anos deixa clube no final da temporada.

Wolverhampton apresenta 2 reforços no último dia do mercado

O Wolverhampton oficializou dois reforços no último dia do mercado. Angel Gomes e Adam Armstrong juntam-se aos wolves.

Sporting: Boas notícias para Rui Borges relacionado com Fotis Ioannidis

Fotis Ioannidis deverá voltar esta quinta-feira no Sporting x AVS SAD. Avançado grego está a recuperar de lesão.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe explica o que aconteceu com os negócios de Kanté e En-Nesyri

Negócios de N'Golo Kanté e Youssef En-Nesyri colapsaram neste fim de mercado. Fenerbahçe emite comunicado oficial.

Benfica: Já é conhecida a duração do novo contrato de João Rego

João Rego vai renovar contrato com o Benfica até 2030. Jovem de 20 anos contou com o interesse de alguns clubes.

Paolo Zanetti é despedido do Hellas Verona após duas derrotas consecutivas

O Hellas Verona anunciou o despedimento de Paolo Zanetti, depois de duas derrotas seguidas frente à Udinese e ao Cagliari.