Primeira Liga, Jornada 20: domingo, 20h15, 21 de fevereiro de 2021
ANTEVISÃO: DESLOCAÇÃO AO SUL DO PAÍS NO MEIO DE CONFRONTOS EUROPEUS

O SL Benfica viaja até ao Algarve para defrontar o SC Farense em busca de mais três pontos na luta pelo título de campeão nacional. Este jogo chega numa fase da época pautada por um extremo cansaço e, no caso dos encarnados, no meio de dois confrontos europeus.

Como tal, vai ser interessante perceber qual a abordagem de Jorge Jesus para esta partida visto que na próxima quinta-feira há uma decisiva segunda mão da Liga Europa frente ao Arsenal FC. Uma coisa é certa: o SC Farense não vai facilitar perante a equipa da Luz, porque três pontos neste jogo – ou mesmo um ponto – seriam bastante marcantes na fuga à zona de despromoção.

AS ÁGUIAS VISITAM O ALGARVE E NEM QUEREM PASSAR FÉRIAS, AFASTANDO-SE MAIS DA LIDERANÇA. JÁ OS LEÕES DO ALGARVE NÃO QUEREM FICAR NA ZONA DE DESPROMOÇÃO. SABES QUEM VAI GANHAR? ENTÃO, APOSTA JÁ EM BET.PT!

É curioso, também, pensar se o treinador das “águias” vai abdicar da competição europeia na qual está inserido – e todos sabemos o quão importante é o dinheiro destas provas – ou se vai “pôr de lado” o grande objetivo da época, a Primeira Liga, onde já conta com uma desvantagem acentuada para o Sporting CP (que já venceu nesta jornada).

Anúncio Publicitário

O que não irá faltar é emoção e grandes momentos de futebol de parte a parte. Os três cenários possíveis para este jogo são bastante simples de imaginar: uma derrota do SL Benfica acabaria praticamente com os sonhos (se ainda existirem) do título; um empate seria um resultado amargo para ambos os clubes, mas satisfatório para o SC Farense; um triunfo da equipa algarvia seria um dos marcos da época e poderia significar um grande salto na tabela, bastante importante para as contas finais.

 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Nos últimos dez jogos em casa, o SC Farense somou quatro derrotas, todas elas pela margem mínima e uma das quais contra o FC Porto. Já o SL Benfica tem apenas três vitórias nas últimas dez partidas fora do seu estádio.
  2. Os “Leões do Algarve” têm a 15.ª pior defesa da Primeira Liga com 29 golos sofridos, apenas atrás de CD Tondela, Boavista FC e FC Famalicão.
  3. Por outro lado, os encarnados são o terceiro melhor ataque da prova com 33 golos marcados (em igualdade com o Sporting de Braga), apenas com FC Porto e Sporting CP a terem celebrado mais vezes.
  4. As equipas já se defrontaram 52 vezes ao longo da história do futebol em Portugal. Até ao momento, as “águias” levam a melhor com 36 vitórias e apenas seis derrotas. A maior vitória do SL Benfica aconteceu na época 1984/1985, na Luz, por 6-0.o maior triunfo da equipa algarvia deu-se em 1994/1995 com um histórico 4-1 no seu estádio.
  5. Dos 26 jogos realizados no Estádio de São Luís, o SC Farense anulou o SL Benfica em 50% deles, o que pode ser um dado importante para o confronto deste domingo.
  6. A média de golos nos jogos entre ambas as equipas é superior a três. Enquanto que os encarnados têm tendência para marcar 2.56 golos por partida, o SC Farense alcança os 0.77 tentos por jogo. Isto poderá querer dizer que o jogo desta jornada terá bastante agitação nas redes de ambas as balizas.
  7. O SC Farense marca e sofre a maior parte dos golos nas segundas partes de cada jogo, enquanto que o SL Benfica mexe mais com o marcador nos primeiros 45 minutos da partida.
  8. O SC Farense é a equipa da Primeira Liga com menos tempo de posse de bola (42%). Ao invés disso, as “águias” são a equipa que mais minutos passam com a bola nos pés, cerca de 63%.
  9. Frente-a-frente vão encontrar-se duas das equipas com maior média de cantos por jogo: os algarvios conseguem cerca de 5.58 enquanto que o SL Benfica conquista 6.16 por 90 minutos.

10. O melhor marcador do SL Benfica é Haris Seferovic com oito golos (quarto na lista de marcadores). Já do lado do SC Farense, o jogador com mais tentos é Ryan Gauld, com sete (sexto na lista de marcadores).

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Ryan Gauld é a principal ameaça para a defesa do SL Benfica
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Ryan Gauld (SC Farense) – Sem sombra de dúvidas o jogador “mais” da equipa do SC Farense. Apelidado de “Messi Escocês” quando aterrou em Portugal há vários anos, Gauld teve dificuldades em encontrar o seu espaço nas equipas por onde passou – inclusive o Sporting CP. No entanto, a equipa algarvia conseguiu, finalmente, descobrir o verdadeiro talento deste jogador e pô-lo a jogar aquilo que ele verdadeiramente sabe.

Atualmente é o melhor marcador da equipa com sete golos – o segundo melhor é Stojiljkovic com apenas três – e é o melhor “assistente” com quatro passes decisivos – tantos como Everton Cebolinha, por exemplo.

Além disto, Ryan Gauld destaca-se pela sua capacidade de drible, de desmarcação, mas principalmente pelo contributo que dá à sua equipa. Ao fazermos contas simples, vemos que o jogador escocês esteve envolvido em 11 golos, metade daqueles que a equipa tem na Primeira Liga. Será muito difícil para o SC Farense segurar este “craque” no final da época.

Rafa é o principal agitador do SL Benfica
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Rafa Silva (SL Benfica) – Goste-se mais ou menos do estilo de Rafa, é um dos jogadores mais influentes do SL Benfica atualmente. Ainda que peque pela sua fraca capacidade de finalização, o jogador ribatejano é aquele que mexe com a equipa e mais tenta contrariar o jogo lento, pragmático e, por vezes, previsível que a equipa de Jorge Jesus tem apresentado.

Rafa varia entre os dois corredores e a posição de segundo avançado durante o jogo, mas a posição preferida de Jorge Jesus é o lado direito com a tendência para aparecer em zonas interiores e nas costas dos dois avançados (quando num sistema de 4-4-2). Mas, tal como referi no início, é um jogador que “faz tudo bem” até ao momento da finalização, onde mostra bastantes lacunas. Se conseguisse melhorar neste aspeto, seria um jogador bastante mais importante quer para o SL Benfica, como para outros voos na Europa.

 

XI’S PROVÁVEIS

SC Farense: Defendi, Scheid, André Pinto, Eduardo Mancha, Abner, Queta, Idrissi, Lucca, Mansilla, Gauld, Pedro Henrique.

Treinador: Jorge Costa

“Queremos muito, no final, festejar, mas sabemos que, para isso, temos de estar ao nosso melhor a todos os níveis. A nível físico, nível de organização, nível de motivação e, essencialmente, de controlar as emoções”.

 

SL Benfica: Vlachodimos, Grimaldo, Otamendi, Vertonghen, Diogo Gonçalves, Gabriel, Taarabt, Rafa, Everton, Darwin e Seferovic.

Treinador: Jorge Jesus

“Como é óbvio, os jogadores estão focados. Passar de um jogo com o Arsenal FC para um jogo com o SC Farense, claro que não é igual. Os jogadores do Arsenal FC são conhecidos mundialmente. O Arsenal FC foi uma equipa construída para os cinco primeiros classificados do campeonato inglês. A competição mais importante é o campeonato, disso ninguém tenha dúvidas”.

 

PREVISÃO DE RESULTADO: SC FARENSE 1-2 SL BENFICA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome