sl benfica cabeçalho 1

Se na defesa é imprescindível encontrar soluções viáveis para colmatar as saídas de Ederson, Nelson Semedo e Lindelof, no ataque o caso é exactamente o oposto: é necessário abdicar de um dos avançados.

O Benfica tem atualmente no plantel quatro avançados – tudo indica que Arango será cedido – de categoria: Jonas, Seferovic, Jiménez e Mitroglou. Porém, e para que todos possam jogar com regularidade, algum vai ter de deixar o clube.

Jonas parte em clara vantagem. Dono de uma técnica acima da média, tudo leva a crer que vai ser um dos titulares na linha atacante de Rui Vitória. A questão é a de quem é que lhe vai fazer companhia.

Raúl Jimenez pode vir a ser a próxima saída Fonte: Facebook Oficial de Raúl Jimenez
Raúl Jimenez pode vir a ser a próxima saída
Fonte: SL Benfica

O técnico encarnado tem apostado em dois pontas-de-lança. No ano passado a escolha recaiu, com grande frequência, em Mitroglou, mas prevê-se uma alteração para a nova época.

Anúncio Publicitário

Face à pré-época que está a realizar, e à dupla coesa que tem formado com Jonas, o recém contratado Seferovic é o principal candidato a cooperar com o brasileiro neste início de época. O facto de ter capacidade física para ser um avançado posicional, bem com disponibilidade para recuar no terreno e criar linhas de passe, transportando a bola no terreno se necessário, faz com que a dúvida de quem vai abandonar o plantel recaia no mexicano e no grego.

Jiménez é um jogador com maior mobilidade na linha mais avançada do terreno, enquanto o grego Mitroglou é um avançado que permite dar mais profundidade ao jogo, segurando a bola com razoável facilidade para que os extremos, e até os médios mais recuados, possam avançar no terreno.

É nas características destes jogadores que acredito que está a resposta para quem fica e quem sai.

Jiménez é o alvo. A mobilidade que o mexicano traz ao jogo pode ser conseguida através de Jonas, Seferovic e até mesmo Rafa, ainda que a posição de Rafa não seja a de “falso 9”. Já a estrutura física de Mitroglou, e o que isso poderá acrescentar em diversos momentos do jogo como sair de um pressing alto da equipa adversária, apenas tem semelhança em Seferovic.

Uma vez que o mexicano também é, entre os dois, aquele que tem mais mercado no estrangeiro, parece natural que ele seja o escolhido para sair do plantel que vai tentar a conquista do penta.

Foto de Capa: SL Benfica