ANTEVISÃO: JOGO DE ESTREIA, ESTREIA DE JOGO
SL Benfica e FC Midtjylland defrontam-se nesta terça-feira, pela primeira vez, na estreia dos portugueses na presente edição da Liga dos Campeões. Os dinamarqueses, por outro lado, vêm na ressaca de duas partidas ante o AEK Larnaca, equipa cipriota que muito trabalho deu à turma nórdica.
O favoritismo é declaradamente benfiquista, mas a qualidade dinamarquesa não pode ser escamoteada nem desrespeitada. Com um meio-campo sólido e de futebol perfume nos pés, vai ser necessário combater fogo com fogo, exigindo-se uma boa exibição do meio-campo das águias.
@bolanaredept O Midtjylland é o adversário do SL Benfica. Achas que os dinamarqueses podem criar problemas aos encarnados? #BolanaRedePT #BolanaRede #BnR #Futebol #FutebolPortuguês #LigaPortugal #futebolportuguês⚽️🇵🇹 #JornalismoDesportivo #Jornalismo #midtjylland #slbenfica #benfica #ligadoscampeoes #championsleague #portugal #uefachampionsleague ♬ som original – bolanaredept
10 DADOS RÁPIDOS
- Em cinco partidas oficiais esta temporada, o FC Midtjylland somou uma vitória, uma derrota e três empates.
- Os dinamarqueses sofreram sempre golos esta época (sete em cinco encontros).
- A turma nórdica também marcou em todos os jogos (nove tentos em cinco confrontos).
- Sete dos nove golos dos dinamarqueses foram apontados nas segundas partes das partidas. Apenas nos últimos dois confrontos (AEK Larnaca e Odense BK, ambos fora) conseguiu o conjunto da Dinamarca marcar na primeira parte.
- Anders Dreyer apontou um terço dos golos da sua equipa (três em nove).
- Os dois golos dinamarqueses na Liga dos Campeões (obtidos ante o AEK Larnaca) foram conseguidos nos primeiros e nos últimos 15 minutos dos encontros.
- Os dois golos frente aos cipriotas foram conseguidos através de cantos a dois toques (cruzamento e cabeceamento), um pela esquerda, outro pela direita. Em contrapartida, os sete golos do FC Midtjylland no campeonato foram todos de bola corrida.
- Apesar de ser em contexto de pré-temporada, o SL Benfica sofre golos há quatro partidas consecutivas (num total de seis tentos concedidos).
- Em cinco dos seis jogos de preparação, as águias marcaram pelo menos três golos (apenas com o Reading FC se ficaram pelos dois golos apontados).
- O SL Benfica fez 12 dos 20 golos da pré-época nas segundas partes das partidas.
JOGADORES A TER EM CONTA

Rafa (SL Benfica) – Apesar do bom momento goleador de Gonçalo Ramos (que até foi considerado o melhor jogador da Algarve Cup), Rafa continua a ser o dinamizador dos ataques encarnados, num papel híbrido de ala/médio-ofensivo que tem puxado muito pela rapidez de execução do português. As suas arrancadas velozes e portentosas aliadas à rapidez que emprega à pressão que exerce sem bola têm feito de Rafa o grande destaque deste SL Benfica de Schmidt.
✍🏼 Bem-vindo, Evander! #sldk #fcmlivehttps://t.co/4lFCDBlI66 pic.twitter.com/qocQkNooLP
— FC Midtjylland (@fcmidtjylland) January 15, 2019
Evander (FC Midtjylland) – O médio brasileiro é o mais criativo dos jogadores da equipa dinamarquesa, merecendo o “10” que enverga nas costas da camisola. Aos 24 anos, o médio-ofensivo está pronto para outras andanças, mas enquanto o FC Midtjylland puder contar com ele vai fazer dele peça-chave no ataque às vitórias. E fica sempre mais perto delas com Evander em campo.
XI´s PROVÁVEIS
SL Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, Morato, Grimaldo; Florentino, Enzo Fernández, João Mário, Rafa, David Neres; Ramos.
Treinador: Roger Schmidt
«Quando jogamos o primeiro jogo em casa, temos de tirar o maior partido dessa vantagem, porque depois o jogo decisivo será fora e essa será uma ligeira vantagem para o adversário. Eles mudaram de treinador na semana passada, por isso devem ter uma abordagem algo diferente da de antes. Jogaram já um jogo com o novo treinador, que trouxe uma nova energia ao grupo. Ganharam um jogo, estão confiantes de novo. Respeitamos muito esta equipa, é uma excelente equipa».
FC Midtjylland: Ólafsson, Andersson, Dalsgaard, Sviatchenko, Juninho Carlos, Paulinho, Onyedika, Charles Rigon, Evander, Anders Dreyer, Pione Sisto.
Treinador: Henrik Jensen
«Claro que o Benfica é o favorito para este jogo. Basta ver a dimensão do clube e os jogadores que tem. Mas o futebol dinamarquês já fez milagres e lembro-me de alguns. Cabe-nos a nós criar situações para que a eliminatória se decida na Dinamarca. Faremos tudo o que é possível para causar surpresa».
PREVISÃO DE RESULTADO: SL Benfica 3–1 FC Midtjylland