Rafa, de promissor a prescindível

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Em 2016, Rafa Silva, era talvez o jogador mais promitente do campeonato nacional, o que levou o Benfica, no dia 31 de Agosto, a abrir os cordões à bolsa para realizar a transferência mais cara de um jogador português, realizada em Portugal.

Esta transferência custou a Luís Filipe Vieira cerca de 16,4 milhões de euros, um dos mais altos investimentos do Campeão português e, se a memória não me falha, o jogador na altura estava a ser disputado pelos 3 grandes, com o Porto em alegada vantagem na corrida mas à última hora prevaleceu a vontade do Rafa e este rumou à capital. A insatisfação no Dragão aliás, foi tanta que chegou a originar uma acesa troca de palavras entre os dirigentes do Porto e do Braga.

Com 24 anos, surgiu no plantel do Benfica como uma opção muito válida para colmatar a saída de Nico Gaitán para o Atlético de Madrid, e eu própria, que nutro uma profunda admiração pelo futebol praticado por Gaitán, também fiquei convencida que Rafa daria conta do recado. Para além das expectativas, o investimento feito teve um peso grande naquela época, no entanto o pior aconteceu e o Rafa lesionou-se logo a 9 de Setembro, na cixa direita, na primeira aparição de águia ao peito, num jogo que ganhámos frente ao Arouca (2-1), o que custou a sua ausência nos dez jogos seguintes.

É evidente que entrar no plantel do Benfica logo de caras não é uma tarefa fácil, dada a adaptação aos novos colegas e ao novo esquema tático e dada a exigência de ser jogador do então tricampeão (muito diferente, diga-se, de jogar no SC Braga). Contudo, se a estes fatores, acrescermos a lesão que o obrigou a parar 2 meses, percebemos o que atrasou a sua adaptação no primeiro ano na Luz mas, com o tempo que daí já decorreu, começam a faltar desculpas para o fraco desempenho de Rafa.

Rafa não consegue corresponder às expectativas do clube e adeptos Fonte: Rafa Silva
Rafa não consegue corresponder às expectativas do clube e adeptos
Fonte: Rafa Silva

Durante a época foi aparecendo nos espaços que lhe eram destinados mas sempre com uma presença muito intermitente e exibições cinzentas e que sabem a pouco. Em 31 jogos, a maioria como suplente mas a acabar por ser utilizado, marcou apenas 2 golos, 2 grandes golos é verdade, de nítida capacidade técnica acima da média, mas mais uma vez é pouco para um jogador na sua posição e com as suas características.

Assim e a ver este cenário negro, Rui Vitória desvalorizou e fez até um comentário interessante, a meu ver, numa conferência de imprensa: “Não me preocupo com os preços, nem com os salários. Desgasto-me com aquilo que me deve desgastar. Para irmos daqui a qualquer cidade é só meter no GPS, que ele dá vários caminhos e chegamos ao destino. Mais minuto ou menos minuto, chegamos ao destino. Por vezes a fase de adaptação é mais difícil e às vezes não é preciso fazer 90 minutos para ser herói. Chega alguém e em dez minutos passa a ser idolatrado por toda a gente. Não estou a particularizar com o Rafa, mas isto já aconteceu muitas vezes com jogadores que vinham de fora. Tem tempo para render e vai fazer muitos golos, cheira-me”. De facto o treinador do Benfica tem toda a razão na observação feita mas parece-me que estava a tentar encontrar uma justificação para o falhanço, não só de Rafa, mas dele próprio em relação a esta situação.

Patrícia Ribeiro Fernandes
Patrícia Ribeiro Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se conhece que a Patrícia gosta de bola e chegou mesmo a jogar, mas a vida seguiu por outros rumos. Como mulher de paixões que é, encontra no Benfica a maior de todas e é a escrever que se sente em casa.                                                                                                                                                 A Patrícia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica com 6 baixas certas (e 1 quase confirmada) para a partida contra o FC Porto

O Benfica encontra-se a caminho do norte do país, depois de ter realizado mais um treino de preparação para a partida contra o FC Porto.

Xabi Alonso apontado como alvo de 3 tubarões europeus

Xabi Alonso saiu do Real Madrid durante esta semana, mas não perdeu mercado, depois da sua aventura no Santiago Bernabéu.

Luís Castro perto de receber jogador que foi importante para Abel Ferreira

Luís Castro pode receber em breve Weverton no plantel do Grémio. O jogador representa o Palmeiras, onde é titular absoluto.

FC Porto furioso com a escolha de Fábio Veríssimo: «Absolutamente incompreensível»

O FC Porto já reagiu à nomeação de Fábio Veríssimo para liderar a equipa de arbitragem da partida dos dragões contra o Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Gabriel Veron deixa o FC Porto e assina pelo Nacional da Madeira

Gabriel Veron foi confirmado esta terça-feira como o mais recente reforço do Nacional da Madeira, por empréstimo do FC Porto.

Boavista encerra atividade por não conseguir pagar aos credores

O Boavista não conseguiu pagar aos credores e encerrou atividade. É o fim da linha para o histórico do Bessa, devido a problemas financeiros.

Hamburgo x Bayer Leverkusen adiado por problemas com o estádio

O jogo entre o Hamburgo e o Bayer Leverkusen estava marcado para esta terça-feira, mas foi adiado por parte da Bundesliga.