Rafa (vivinho da) Silva | Se não rejuvenesceu, pelo menos parece

Benfica

Como é que descreves o desempenho de Rafa neste início de temporada?

 

Ainda me recordo, sem grande saudosismo, da significativa insistência com que muitas pessoas apontavam Rafa à sempre anunciada, mas nunca concretizada saída do Sport Lisboa e Benfica.

Desta é que era, certamente. Diziam alguns. Eu incluído. Mas não foi. Rafa ficou e agora afigura-se complicado para qualquer adepto com dois olhos minimamente funcionais nas órbitas contrapor a permanência do internacional (quando calha) português.

O “27” das águias parece ter ganho um novo fôlego sob a alçada de Roger Schmidt. Desde logo, parece ter ganho novo alento e novo ânimo nos trabalhos diários, com claro reflexo na energia e entrega que se têm feito notar em campo jogo após jogo.

Psicológica e emocionalmente, Rafa aparenta estar rejuvenescido. Estando-o, a qualidade que abunda nele vem ao de cima com toda a naturalidade de um jogador que sempre pareceu estar a mais numa liga menos.

Rafa conta com 3 golos e 3 assistências em nove jogos       Fonte: Bola na Rede

Todavia, para as exibições de qualidade e influentes de Rafa Silva neste início de temporada muito tem contribuído a liberdade de que tem gozado nas costas de Gonçalo Ramos. Além de veloz em corrida, é também veloz na execução e tem definido ligeiramente melhor do que anos anteriores.

Isso permite-lhe ser o dínamo ideal na posição de “10” – numa noção moderna de “10”. Consegue receber sempre com qualidade, é rápido nas rotações e difícil de travar quando arranca. Decidindo bem no último passe, será sempre um jogador perigosíssimo naquela posição.

E tem-no sido. A chegada de Draxler poderá dar-lhe algum descanso (apesar de ser o de João Mário o lugar mais quente neste momento), mas o Rafa que se tem apresentado em campo esta época parte à frente de qualquer jogador para tão importante e tão badalada posição “10”. A continuar assim, já sabem, para o ano vai sair. Ai!, isso é certinho, desta é que é. Ou não.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting perto de fechar venda por 55 milhões de euros

O Sporting está em vias de transferir Ousmane Diomande. O defesa-central costa-marfinense deve reforçar o Crystal Palace, da Premier League.

Fenerbahçe de José Mourinho garante reforço de luxo para a frente de ataque

Já está fechada a contratação de Jhon Durán para o Fenerbahçe. O avançado colombiano vai ser emprestado pelo Al Nassr.

Presidente do Inter Milão arrasa jogador após derrota: «Se houver condições para a sua saída, fá-lo-emos com zero problemas»

O presidente do Inter Milão, Giuseppe Marotta, arrasou Hakan Çalhanoglu, após a derrota da equipa italiana frente ao Fluminense no Mundial de Clubes 2025.

Sporting começa a trabalhar esta terça-feira: estão prometidas várias novidades

O Sporting vai começar a pré-temporada durante esta terça-feira, com vários jogadores a não marcarem presença nos trabalhos.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Neto sem receio: «O futuro dos treinadores está sempre em jogo»

Francisco Neto vai guiar a seleção de Portugal no Euro 2025 de Futebol Feminino, que se realiza na Suíça.

Vitória SC confirma contratação de Juan Castillo

Juan Castillo foi confirmado durante esta segunda-feira como o mais recente reforço do Vitória SC. O jogador atua como guarda-redes.

Fluminense surpreende e elimina Inter Milão do Mundial de Clubes 2025

O Fluminense qualificou-se para os quartos de final do Mundial de Clubes 2025, depois de vencer o Inter Milão por 2-0.