Rafa (vivinho da) Silva | Se não rejuvenesceu, pelo menos parece

Benfica

Como é que descreves o desempenho de Rafa neste início de temporada?

 

Ainda me recordo, sem grande saudosismo, da significativa insistência com que muitas pessoas apontavam Rafa à sempre anunciada, mas nunca concretizada saída do Sport Lisboa e Benfica.

Desta é que era, certamente. Diziam alguns. Eu incluído. Mas não foi. Rafa ficou e agora afigura-se complicado para qualquer adepto com dois olhos minimamente funcionais nas órbitas contrapor a permanência do internacional (quando calha) português.

O “27” das águias parece ter ganho um novo fôlego sob a alçada de Roger Schmidt. Desde logo, parece ter ganho novo alento e novo ânimo nos trabalhos diários, com claro reflexo na energia e entrega que se têm feito notar em campo jogo após jogo.

Psicológica e emocionalmente, Rafa aparenta estar rejuvenescido. Estando-o, a qualidade que abunda nele vem ao de cima com toda a naturalidade de um jogador que sempre pareceu estar a mais numa liga menos.

Rafa conta com 3 golos e 3 assistências em nove jogos       Fonte: Bola na Rede

Todavia, para as exibições de qualidade e influentes de Rafa Silva neste início de temporada muito tem contribuído a liberdade de que tem gozado nas costas de Gonçalo Ramos. Além de veloz em corrida, é também veloz na execução e tem definido ligeiramente melhor do que anos anteriores.

Isso permite-lhe ser o dínamo ideal na posição de “10” – numa noção moderna de “10”. Consegue receber sempre com qualidade, é rápido nas rotações e difícil de travar quando arranca. Decidindo bem no último passe, será sempre um jogador perigosíssimo naquela posição.

E tem-no sido. A chegada de Draxler poderá dar-lhe algum descanso (apesar de ser o de João Mário o lugar mais quente neste momento), mas o Rafa que se tem apresentado em campo esta época parte à frente de qualquer jogador para tão importante e tão badalada posição “10”. A continuar assim, já sabem, para o ano vai sair. Ai!, isso é certinho, desta é que é. Ou não.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

PSG quer dar concorrência a Vitinha e João Neves e quer avançar por médio que já custou mais de 100 milhões de euros

O PSG quer fechar a contratação de Moisés Caicedo. O médio representa o Chelsea e tem também o Real Madrid no leque de interessados.

Ruben Amorim pode receber “reforço” para o Manchester United antes do final do ano

O regresso de Lisandro Martínez está mais próximo. O defesa poderá voltar aos treinos do Manchester United de Ruben Amorim ainda antes de 2026.

Rui Borges define posição urgente a reforçar pelo Sporting em janeiro

À semelhança do verão, o Sporting tentará aumentar o poder de fogo em janeiro. Rui Borges quer contratar um novo extremo.

Harry Maguire viu o seu contrato sofrer alterações e pode renovar com o Manchester United

Harry Maguire pode manter-se mais algumas temporadas no Manchester United. O jogador pode renovar o seu contrato com o emblema inglês.

PUB

Mais Artigos Populares

Jan Bednarek quer contar com craque da Premier League no FC Porto

Jan Bednarek foi apanhado no treino da seleção da Polónia a tentar convencer Matty Cash a assinar pelo FC Porto. O jogador atua no Aston Villa.

Zeno Debast apontado ao Liverpool

Zeno Debast pode ser a próxima grande venda do Sporting. O jogador está a ser analisado pelo Liverpool.

Morreu Miguel Ángel Russo, treinador do Boca Juniors

Morreu Miguel Ángel Russo. O treinador do Boca Juniors estava hospitalizado e acabou por falecer devido a um cancro na próstata.