Regressou o “Toto”, mas há Rafa. E agora, Mister?

- Advertisement -

Bem sabemos que a vida de Rui Vitória nestas três temporadas ao leme do SL Benfica não tem sido fácil, no que toca às lesões que têm assombrado o plantel. Todos os sectores já foram afectados por lesões de gravidade média-alta e, no meio de toda esta infelicidade, o treinador ribatejano lá tem conseguido dar a volta e arranjado soluções que depois até acabam por se tornar em dores de cabeça. Porém, sendo boas dores de cabeça – as que qualquer treinador gostaria de ter –, demonstram a existencia de qualidade e profundidade no plantel. Afinal de contas, num balneário não têm de existir titulares e suplentes; todos fazem parte do plano e todos – sem excepção –, terão de estar preparados para jogar.

A última lesão que abriu portas à entrada de um elemento que acabou por se afirmar, foi a de Eduardo Salvio. Lesionando-se a 03 de Fevereiro, no jogo caseiro contra o Rio Ave FC, viu Rafa Silva ocupar o lugar desde então. E este tem-no feito com qualidade, diga-se. Mas agora, com a recuperação de “Toto”, qual será o destino da ala direita encarnada? A verdade é que Rui Vitória tem sido bastante coerente neste aspecto, não quebrando a ascensão daqueles que reclamam por uma oportunidade e que a ganham. Mas, aproximando-se uma fase decisiva da temporada, resistirá o treinador encarnado a deixar um elemento preponderante do balneário como Salvio no banco ou irá dar continuidade ao bom momento de Rafa?

O que é facto é que não há jogadores iguais. Salvio oferece coisas que Rafa não oferece e vice-versa. E estas coisas são perfeitamente normais de acontecer; cabe é a Rui Vitória fazer um balanço e decidir, dentro do que pretende para a equipa, quem é que poderá trazer mais benefícios e aproximar a equipa da vitória em cada jogo. Ainda que seja, naturalmente, o treinador a decidir, olhemos nós para os dois jogadores e vejamos o que um e outro podem dar.

Comecemos pelo argentino. Salvio é um jogador com claro peso no balneário. Está no SL Benfica desde 2012, mas em 2010 já cá havia feito uma temporada por empréstimo do Atlético de Madrid. Conhece bem o Clube, sente o Clube, dá tudo pelo Clube. É um jogador querido dos adeptos e está mesmo no lote dos capitães de equipa. Em campo, sente-se a sua influência, principalmente ao nível dos números que apresenta. Na actual temporada, “Toto” leva 20 jogos disputados no campeonato, sete golos marcados e quatro assistências para golo, tornando-o no segundo melhor marcador da equipa.

Rafa tem sabido aproveitar a oportunidade que lhe foi concedida e tornou-se hoje, mais do que nunca, uma dor de cabeça para Rui Vitória
Fonte: SL Benfica

Quanto a Rafa, o jovem Campeão Europeu de 24 anos cumpre a sua segunda temporada com o Manto Sagrado e só agora parece, finalmente, estar a conquistar o seu lugar ao sol. Após uma primeira temporada com uma lesão inicial que complicou a sua afirmação, não desistiu de reclamar por uma oportunidade e é, hoje, o titular do lado direito do ataque. Porém, os seus números não são tão entusiasmantes quanto os de Salvio: Rafa contabiliza 15 jogos, dois golos marcados e duas assistências.

E é aqui que a balança poderá pender, na escolha do elemento a ocupar a ala direita. Salvio é um jogador com golo e é difícil para qualquer treinador ou adepto ignorar este facto, uma vez que no nosso Futebol se dá muita importância às estatísticas. E, se é verdade que as estatísticas são um óptimo auxiliar, também é verdade que não nos podemos somente basear nelas. Salvio pode ter melhores números, mas há que saber avaliar se as características de Rafa não serão mais abonatórias para o estilo de jogo do SL Benfica. Desde que o português entrou na equipa principal, que a capacidade de desequilibrio não se tem restringido somente à ala esquerda. Hoje, o conjunto liderado por Rui Vitória tem dois corredores de ataque bastante dinâmicos e imprevisíveis; de um lado, Grimaldo, Zivkovic e Cervi e, do outro, André Almeida, Pizzi e Rafa.

Resumindo, Salvio tem maior lucidez e capacidade em zonas de decisão, enquanto que Rafa, pela sua velocidade e visão de jogo, tem características que aproximam mais a equipa do golo. Para já, neste primeiro jogo após o regresso do argentino, foi Rafa quem se apresentou em campo, fazendo os 90 minutos. Mas como irá, a partir de agora, lidar com o facto de Salvio estar no banco, pronto a entrar a qualquer momento? Se for titular no próximo jogo, poderemos dizer que esta será a grande prova de fogo para o português.

Foto de Capa: SL Benfica

Bruno Costa
Bruno Costahttp://www.bolanarede.pt
Alfacinha de gema e Benfiquista por natureza, Bruno é um obcecado por Futebol e foi através da escrita que encontrou a melhor forma de dar a conhecer essa sua paixão pelo desporto-rei. É capaz de estar desde Segunda-feira até Domingo à noite a ver todos os jogos que passam na TV. Terá sido em pequeno que toda esta loucura futebolística foi despertada pelo seu Pai e pelo seu tio que, respetivamente, o levavam ao Estádio do Restelo e ao Estádio da Luz. Bruno não suporta facciosismos e tenta sempre ser o mais crítico possível para com o seu clube.                                                                                                                                                 O Bruno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jérémie Boga reforça Juventus por empréstimo do Nice

A Juventus confirmou a chegada de Jérémie Boga. Junta-se agora à equipa de Turim por empréstimo do Nice até ao final da temporada, num acordo que inclui opção de compra.

Bruno Langa ruma ao Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora anunciou a contratação de Bruno Langa, lateral-esquerdo de 28 anos, que reforça o plantel principal até ao final da temporada.

Gustavo Sá deixa Famalicão e vai ser treinado por Sérgio Conceição

O Al Ittihad garantiu a contratação de Gustavo Sá junto do Famalicão. Médio de 21 anos será treinado por Sérgio Conceição.

Já é conhecido o número de Seko Fofana no FC Porto e será em homenagem a Yaya Touré

Seko Fofana foi emprestado pelo Rennes ao FC Porto até ao final da época. Médio de 30 anos vai utilizar o número 42.

PUB

Mais Artigos Populares

As primeiras palavras de Seko Fofana no FC Porto: «Sou um jogador que dá sempre o máximo, gosto de me cansar»

Seko Fofana foi emprestado pelo Rennes ao FC Porto até ao final da época. Médio de 30 anos já fala enquanto jogador dos dragões.

FC Porto oficializa chegada de Seko Fofana: eis os detalhes

O FC Porto oficializou a contratação de Seko Fofana. Médio chega por empréstimo do Rennes sem opção de compra.

Ennio Van der Gouw é reforço do Rio Ave

Rio Ave reforça a baliza com a chegada de Ennio Van der Gouw. Cedido pelo Zulte Waregem até ao final da época presente.