Renovar ou virar a página?

raçaquerer

Pode dizer-se que Jorge Jesus consegue extremar as opiniões dentro do universo encarnado. Ou se idolatra ou se odeia. Para os benfiquistas que veneram o seu treinador, a questão da renovação nem sequer é um assunto: Jorge Jesus deve continuar aconteça o que acontecer na reta final da temporada. Para os outros, é tempo de mudar o ciclo, de mostrar gratidão em relação ao técnico, mas sobretudo é tempo de trazer para a Luz alguém com ideias novas, que consiga consolidar o crescimento do Benfica a nível interno e o fortalecimento em termos europeus. Depois ainda há um terceiro grupo, onde eu me incluo juntamente, ao que parece, com o presidente Vieira, que pensa que a renovação deve avançar apenas se a equipa se sagrar campeã nacional.

Se olharmos para os títulos da era Jesus, o cenário não é positivo: dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, cinco Taças da Liga e uma Supertaça em cinco épocas completas é um palmarés que fica aquém das expetativas dos adeptos, principalmente da parte dos que não são a favor da continuação de Jorge Jesus. Estes criticam a forma como a equipa deixou escapar, já na reta final do campeonato, os títulos em 2012 e, principalmente, em 2013. Questionam as opções do treinador nos jogos em que a equipa se encontra em desvantagem e também em algumas partidas decisivas. Não perdoam as derrotas nas finais da Liga Europa nem a falta de aposta em jogadores vindos da formação. Reprovam a forma, por vezes arrogante, com que JJ se dirige aos jornalistas e também a sua postura no banco.

Jorge Jesus recuperou o apoio de uma parte dos adeptos depois do triplete da última época; Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica
Jorge Jesus recuperou o apoio de uma parte dos adeptos depois do triplete da última época;
Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica

Para aqueles que prezam a estabilidade e cuja confiança no treinador saiu fortalecida com o triplete de 2013/2014, Luís Filipe Vieira deveria apresentar o mais rapidamente possível uma proposta de renovação a Jesus, antes que chegue ao técnico uma proposta irrecusável de um grande colosso europeu ou então um contrato milionário das Arábias (embora este último cenário seja menos provável, uma vez que, segundo algumas notícias, Jesus já declinou vários convites deste tipo, mostrando que, para ele, o dinheiro não é uma prioridade). Para além disso, deve-se valorizar a forma como Jesus conseguiu colocar o Benfica a lutar pelo título de campeão todos os anos (com exceção da época 2010/2011), tendo ganhado dois campeonatos, e o facto de a equipa ter recuperado o seu prestígio na Europa. Para esta parte dos adeptos, as derrotas com Chelsea e Sevilha não beliscam o processo de reafirmação do clube nos grandes palcos europeus. Por outro lado, preferem destacar a experiência do treinador ao comando da equipa nos momentos de grande pressão e a forma como JJ valoriza os jogadores, ajudando o clube a encaixar umas indispensáveis dezenas de milhões de euros em vendas e principalmente a sua capacidade em colmatar, quase sempre com apostas certeiras, as posições deixadas vagas no onze.

De acordo com um inquérito lançado no mês passado pelo jornal Record, 60% dos leitores defendem a renovação do contrato, e os restantes 40% não concordam com a continuidade de Jesus. Aparentemente, Vieira ainda não decidiu o que vai fazer e, se já o fez, o futuro do treinador tem estado bem guardado. Embora pareça escusado tentar prever a decisão do presidente (no final da época 2012/2013, parecia certa a saída de Jesus, mas Vieira acabou por acenar com um contrato de dois anos, que acabará a 30 de junho), o que parece inevitável é uma revisão em baixa do salário anual do técnico, que se afigura cada vez mais incomportável para a SAD.

Tiago Caeiro
Tiago Caeirohttp://www.bolanarede.pt
É frequente dar por ele a contar as horas até começar o próximo jogo do glorioso Benfica, que não perde por nada. Lá fora, apoia Arsenal, Milan e Bayern só porque os seus jogadores vestem a magnífica cor vermelha.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Samuel Dahl agradece ao Benfica: «Estou muito feliz por ter a confiança do clube, por ter minutos e tempo de jogo»

Samuel Dahl confessou-se muito feliz no Benfica. Lateral sueco está reunido na seleção e abordou importância de somar minutos de jogo pelo clube.

Presidente do Fenerbahçe agradece a Kerem Akturkoglu pela transferência para o clube: «Mostrou tanta determinação»

Ali Koç abordou a chegada de Kerem Akturkoglu ao Fenerbahçe. Presidente do clube turco garantiu que foi o avançado quem precipitou a mudança.

A razão curiosa pela qual João Pedro recusou o Newcastle e optou pelo Chelsea

João Pedro teve a possibilidade de rumar ao Newcastle neste verão. Avançado brasileiro acabou por preferir o Chelsea, clube onde joga atualmente.

Rafael Obrador aborda integração no Benfica e admite: «O Álvaro Carreras é um exemplo a seguir»

Rafael Obrador concedeu uma entrevista à margem dos sub-21 espanhóis. Lateral esquerdo abordou a adaptação ao Benfica e agradeceu a adaptação.

PUB

Mais Artigos Populares

Georgiy Sudakov defendido após críticas na Ucrânia: «Não correu e não voltou como deveria, mas não é apenas culpa dele

Georgiy Sudakov foi acusado de culpas no golo sofrido pela Ucrânia diante da França. Médio foi defendido por antigo internacional ucraniano.

Benfica lidera a lista, Sporting e FC Porto no top-10: eis os reis do mercado na última década

O CIES divulgou o balanço das transferências na última década. Benfica, Sporting e FC Porto no top-10 de saldo das transferências.

Trabalhou com José Mourinho na AS Roma e garante: «Trabalhar com um treinador que está constantemente a entrar em conflito com árbitros e com...

Guido Fienga, antigo CEO da AS Roma, revelou pormenores sobre o trabalho com José Mourinho. Dois homens trabalharam em Itália no conjunto giallorossi.