Anúncio Publicitário

Liga dos Campeões, 5.ª Jornada, Fase de Grupos: terça-feira, 20h00, 23 de novembro de 2021

ANTEVISÃO: REPETIR A FACETA DE LISBOA NA CATALUNHA

O SL Benfica desloca-se a Camp Nou para tentar repetir o feito da Luz, vencer o FC Barcelona. Repetir

Anúncio Publicitário

AS ÁGUIAS LUTAM PARA SE MANTEREM NA LIGA DOS CAMPEÕES! SERÁ QUE VÃO CONSEGUIR TRAVAR O “NOVO” FC BARCELONA DE XAVI? APOSTA JÁ NA BWIN.PT!

Este talvez seja o jogo mais importante dos dois que restam para os encarnados, uma vez que, em caso de vitória, ultrapassam os catalães na classificação do grupo E.

Jogar naquele mítico estádio não é uma tarefa fácil, mas a verdade é que o FC Barcelona já não é o colosso de antigamente. O SL Benfica tem de aproveitar isso e o facto de os culés terem mudado de treinador recentemente para impor o seu poderio. Repetir

Xavi assumiu o comando técnico da equipa no início deste mês e, com a pausa para as seleções, pode dizer-se que teve pouco tempo para preparar a equipa. Se no último confronto entre estas equipas as águias mostraram que podiam ser superiores, agora é a hora de tentarem repetir a história. Repetir

 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Este é o nono encontro oficial entre as duas equipas, sendo que os restantes oito também foram sempre a contar para a Liga dos Campeões.
  2. No total de partidas oficiais, os culés contam com três vitórias e as águias com duas. Os restantes três jogos terminaram empatados.
  3. A última vez que se defrontaram, o SL Benfica venceu o FC Barcelona, na Luz, por 3-0, com golos de Darwin e Rafa. No entanto, os portugueses nunca venceram em Camp Nou.
  4. A outra vitória que os encarnados registaram foi na época de 1960/61. O triunfo, na final, por 3-2 valeu a conquista da primeira Taça dos Campeões Europeus, atualmente intitulada de Liga dos Campeões.
  5. A nível de golos, os catalães são superiores, mas pela margem mínima de um golo – oito golos marcados contra sete dos encarnados.
  6. Analisando o grupo E, podemos ver que, no que diz respeito a golos, o panorama é igual para as duas equipas. O FC Barcelona conta com dois golos marcados e seis sofridos. O SL Benfica regista cinco golos marcados e nove sofridos.
  7. Golos à parte, os culés ocupam a segunda posição do grupo, com seis pontos, e os encarnados a terceira, com quatro pontos. Em caso de vitória as águias ultrapassam os catalães, mas em caso de derrota os culés apuram-se para a próxima fase.
  8. O jogo vai ser arbitrado pelo russo Sergei Karasev, que se estreia assim a dirigir jogos europeus das águias.
  9. Para este jogo as equipas não têm nenhum jogador suspenso. No entanto, Xavi tem Gavi em risco de suspensão e Jorge Jesus tem Otamendi, Rafa e Weigl.

10. A nível de ausências devido a lesão, do lado do FC Barcelona estão Pedri, Ansu Fati e Dest e do lado do SL Benfica Lucas Veríssimo, que não joga mais esta época, e Paulo Bernardo, que está infetado com COVID-19.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Repetir Memphis Depay
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Memphis Depay (FC Barcelona) – O neerlandês de 27 anos é dono e senhor da ala esquerda, no entanto, o facto de também poder atuar como falso nove torna-o num dos jogadores mais perigosos dos culés. Repetir

Xavi tem ali uma autêntica pedra preciosa: forte no drible, no arranque e com uma finalização digna dos melhores. Na Luz causou alguns problemas devido à sua forte explosão e à criação de desequilíbrios. Repetir

Para além disto tudo, Memphis está de pé quente. Na Liga dos Campeões ainda não faturou, mas no campeonato já leva sete golos e duas assistências em 13 jogos. Golos são com ele e outra prova disso é que já marca há três jogos consecutivos da liga espanhola. Para bem das águias é bom que o avançado não esteja inspirado. Repetir

 

Repetir Rafa Silva Pedri
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Rafa (SL Benfica) – Se de um lado há jogadores de renome, do outro também os há, tal como Rafa. O extremo de 28 anos tem sido uma das principais figuras da equipa de Jorge Jesus. Na Luz fez a vida negra aos catalães, tendo mesmo marcado um golo e em Camp Nou vai tentar causar novamente o pânico à defesa dos culés.

O internacional português destaca-se pela criatividade, pelo drible, pela movimentação, pelo estilo de jogo que apresenta, pela velocidade difícil de travar e, até mesmo, pela finalização que tem estado em alta.

Em 20 jogos realizados até ao momento, já conta com nove golos e três assistências, sendo que só nos últimos dois jogos das águias marcou três golos e fez uma assistência. A excelente forma pela qual Rafa está a passar é inegável, o que prova que vai ser uma dor de cabeça constante para os catalães.

 

XI’S PROVÁVEIS

FC Barcelona: Marc-André ter Stegen, Mingueza, Piqué, Eric Garcia, Jordi Alba, Gonzáles, Busquets, Frenkie de Jong, Chakkour, Memphis Depay, Gavi.

Treinador: Xavi Repetir

“O SL Benfica é uma grande equipa. Admiro muito e respeito muito Jorge Jesus. É um grande treinador. Vamos encontrar uma equipa com alma, com centrais de grande nível, jogadores muito fortes na frente, médios com muito talento… Vai ser difícil. Vamos planear o jogo para ganhar, para sermos os protagonistas com bola, mas sabendo que haverá momentos em que vamos ter de sofrer. Vamos competir. Gostaria que a equipa fizesse um grande jogo e marcasse muitos golos, mas não estamos em condições de prometer nada. Ficamo-nos pelo como. Ganhar será uma consequência de jogar bem. É importante criar oportunidades e sermos mais eficazes. Tudo o que seja ganhar amanhã será bem-vindo.”

 

SL Benfica: Vlachodimos, Vertonghen, Otamendi, Morato, Grimaldo, João Mário, Weigl, André Almeida, Rafa, Darwin, Yaremchuk.

Treinador: Jorge Jesus Repetir

“Não espero um FC Barcelona diferente em termos de sistema de jogo, por ter mudado de treinador. Tanto com o Koeman, como com o Xavi, o FC Barcelona joga em 4x3x3. Depois, cada treinador tem dinâmicas diferentes e escolhe jogadores diferentes. Com o Xavi, o ambiente é favorável ao FC Barcelona e isso deixa a equipa mais confiante. Mas o Barça é uma grande equipa com qualquer treinador e tem jogadores que, a qualquer momento, podem desequilibrar. Sendo em Camp Nou, com 70 ou 80 mil adeptos, torna-se ainda mais difícil. Mas o ambiente é bom para as duas equipas. Os grandes jogadores gostam de jogar com muitos adeptos, em estádios bonitos, como vai acontecer amanhã.” Repetir

PREVISÃO DE RESULTADO: FC BARCELONA 1–1 SL BENFICA

Artigo revisto por Joana Mendes

Anúncio Publicitário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome