Roman Yaremchuk | Prioridades e paciência

Quais deverão ser as prioridades dos encarnados em relação ao avançado?

Esperava-se mais do avançado ucraniano que sobressaiu no Euro 2020 depois de dar nas vistas pelo KAA Gent.

As demonstrações de impetuosidade física e oportunismo geralmente vistos nos grandes avançados de leste justificou a aposta do SL Benfica, caindo bem junto da opinião pública e da massa adepta, sentimento que se cimentou sobretudo quando o trio Darwin-Yaremchuk-Rafa ajudou ao bom futebol que o SL Benfica de Jorge Jesus chegou a apresentar no inicio da temporada.

O encaixe do ucraniano, centrado e servindo de eixo a dois velocistas, foi uma réplica do que já fazia ao serviço da sua seleção e a coisa foi correndo bem – como no jogo em Guimarães, com dois golos antes do intervalo –até Jorge Jesus começar a tentar introduzir outras dinâmicas, providenciadas por jogadores de perfil distinto como Everton, que ganha definitivamente a corrida pelo lugar com a portentosa exibição frente ao Braga, a 7 de Novembro.

Yaremchuk continuou como aposta maioritária em contexto europeu, descendo na hierarquia nas competições internas, sendo relegado para o segundo lugar: ainda assim à frente de Haris Seferovic, aproveitando as suas constantes indisponibilidades.

Os problemas físicos do avançado suíço não foram, porém, a razão exclusiva desta preferência. Ficou explicito que, mesmo a 100%, ofereceria sempre menos que o novo concorrente – mesmo que fosse mais proeminente no jogo aéreo.

Simplesmente, não se adaptava da mesma forma ao novo estilo benfiquista, cada vez mais consolidado – muito por culpa do sucesso relativo europeu, com a vitória expressiva frente ao FC Barcelona e a posterior qualificação num grupo difícil.

Pragmático, que conjugava bem físico – a tripla de centrais, Darwin e Roman – com uma sensibilidade no trato de bola – Weigl, Grimaldo, João Mário ou Rafa – que tornava os encarnados num conjunto muito adaptável a quaisquer circunstâncias, mais maduro que as equipas de anos anteriores.

Mas a realidade é que aquele futebol não durou muito, foi sendo cada vez menos eficaz e os resultados foram teste diagnóstico para a doença que faria cessar a saúde entre Jesus e clube.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Vicens garante Braga em alerta para receber o Cluj: «Preparámos o jogo de forma a encontrar vários contextos»

Carlos Vicens fez a antevisão do Braga x Cluj, referente à segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League. O técnico deixou um aviso para a partida.

Sporting aceitou proposta de 4 milhões de euros por Jeremiah St. Juste: jogador vai decidir futuro

O Sporting aceitou uma oferta de quatro milhões de euros por Jeremiah St. Juste. A oferta foi feita pelo Osasuna e o jogador está agora a decidir o futuro.

Thomas Frank enaltece jogo do Tottenham frente ao PSG: «Mostrámos que podemos jogar contra qualquer equipa do mundo»

Thomas Frank falou após a derrota do Tottenham frente ao PSG, na Supertaça Europeia. O treinador da equipa inglesa deixou vários elogios ao clube londrino.

Luis Enrique assume superioridade do Tottenham ao PSG na Supertaça Europeia e atira: «Não sei se o resultado é justo»

Luis Enrique falou após a vitória do PSG frente ao Tottenham, na Supertaça Europeia. O técnico espanhol assumiu que a sua equipa teve felicidade na partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitinha fala das dificuldades do PSG na Supertaça Europeia e da batalha pela Bola de Ouro: «Estou nomeado e espero ficar o mais à...

Vitinha falou após a vitória do PSG frente ao Tottenham, na Supertaça Europeia. O médio português falou da luta pela Bola de Ouro.

Pedro Porro lamenta derrota na Supertaça Europeia e deixa mensagem para o Sporting: «Pode ser uma temporada boa»

Pedro Porro falou após a derrota do Tottenham frente ao PSG, na Supertaça Europeia. O lateral espanhol falou do Sporting e de João Palhinha.

Bernardo Silva recorda Benfica em entrevista: «Ensinam-nos a não ficarmos felizes quando não ganhamos»

Bernardo Silva é um dos capitães do Manchester City para a nova temporada e falou sobre os desafios e a responsabilidade de liderar a equipa.