Roman Yaremchuk | Prioridades e paciência

- Advertisement -

Quais deverão ser as prioridades dos encarnados em relação ao avançado?

Esperava-se mais do avançado ucraniano que sobressaiu no Euro 2020 depois de dar nas vistas pelo KAA Gent.

As demonstrações de impetuosidade física e oportunismo geralmente vistos nos grandes avançados de leste justificou a aposta do SL Benfica, caindo bem junto da opinião pública e da massa adepta, sentimento que se cimentou sobretudo quando o trio Darwin-Yaremchuk-Rafa ajudou ao bom futebol que o SL Benfica de Jorge Jesus chegou a apresentar no inicio da temporada.

O encaixe do ucraniano, centrado e servindo de eixo a dois velocistas, foi uma réplica do que já fazia ao serviço da sua seleção e a coisa foi correndo bem – como no jogo em Guimarães, com dois golos antes do intervalo –até Jorge Jesus começar a tentar introduzir outras dinâmicas, providenciadas por jogadores de perfil distinto como Everton, que ganha definitivamente a corrida pelo lugar com a portentosa exibição frente ao Braga, a 7 de Novembro.

Yaremchuk continuou como aposta maioritária em contexto europeu, descendo na hierarquia nas competições internas, sendo relegado para o segundo lugar: ainda assim à frente de Haris Seferovic, aproveitando as suas constantes indisponibilidades.

Os problemas físicos do avançado suíço não foram, porém, a razão exclusiva desta preferência. Ficou explicito que, mesmo a 100%, ofereceria sempre menos que o novo concorrente – mesmo que fosse mais proeminente no jogo aéreo.

Simplesmente, não se adaptava da mesma forma ao novo estilo benfiquista, cada vez mais consolidado – muito por culpa do sucesso relativo europeu, com a vitória expressiva frente ao FC Barcelona e a posterior qualificação num grupo difícil.

Pragmático, que conjugava bem físico – a tripla de centrais, Darwin e Roman – com uma sensibilidade no trato de bola – Weigl, Grimaldo, João Mário ou Rafa – que tornava os encarnados num conjunto muito adaptável a quaisquer circunstâncias, mais maduro que as equipas de anos anteriores.

Mas a realidade é que aquele futebol não durou muito, foi sendo cada vez menos eficaz e os resultados foram teste diagnóstico para a doença que faria cessar a saúde entre Jesus e clube.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga e o lance polémico de Gianluca Prestianni: «No máximo até à última gota de suor»

O Braga publicou nas redes sociais do clube uma imagem da entrada de Gianluca Prestianni após a vitória frente ao Benfica na Taça da Liga.

Alex Pinto chega a acordo com o Arouca para uma rescisão amigável

Na passada quarta-feira, o Arouca anunciou a rescisão amigável do contrato do defesa-lateral português, Alex Pinto.

Patrick de Paula termina empréstimo no Estoril Praia e ruma ao Remo

O Estoril Praia terminou o empréstimo do médio do Botafogo, Patrick de Paula. O brasileiro voltou a ser emprestado até ao final de 2026, ao Remo.

Vitória SC x Braga na Taça da Liga vai fazer história e Dérbi do Minho decidir pela 1ª vez título em Portugal

O Vitória SC e o Braga chegaram à final da Taça da Liga e um Dérbi do Minho apurará o vencedor do troféu. Jogo vai ser inédito.

PUB

Mais Artigos Populares

Neemias Queta com números inéditos na NBA desde 1989 na derrota dos Boston Celtics contra os Denver Nuggets

Neemias Queta chegou aos 20 ressaltos na derrota dos Boston Celtics diante dos Denver Nuggets na NBA. Exibição de gala do poste português.

Benfica x Braga: Uma defesa de papel e um Rodrigo Zalazar de gala acabaram com a invencibilidade interna das águias

O Benfica de José Mourinho chegou a Leiria com um registo de 22 jogos sem perder nas competições nacionais. Contudo, a meia-final da Taça da Liga revelou-se um teste de realidade penoso para as águias.

Kenneth Taylor chega a princípio de acordo e prepara-se para deixar o Ajax e encontrar novo clube

Kenneth Taylor está a caminho da Lazio como substituto de Mattéo Guendouzi. Médio neerlandês vai deixar o Ajax.