5 nomes que merecem integrar o mural da Rotunda Cosme Damião

2.

O mural da Rotunda Cosme Damião já conta com 39 rostos da História do SL Benfica, tendo-se transformado num monumento intemporal do clube.
Fonte: Hemeroteca Digital

Ted Smith – Além de ser o rosto mais vincado de uma heróica conquista da Taça Latina – ao fim de 143 minutos e dois prolongamentos – o que lhe valeu louvores do governo, John Edward Smith destacou-se também pelo papel fulcral na interrupção do poderio sportinguista e dos Cinco Violinos.

É o responsável pela vitória no Nacional de 1950-51, cercando o tetra adversário; vence três Taças de Portugal, descobre um menino chamado José Águas numa digressão em Angola e reformula todo o clube, preparando-o para as exigências do profissionalismo imposto por Otto Glória, anos depois.

Foi um intenso e competitivo defesa direito no Milwall FC, sendo obrigado a interromper a carreira para servir a sua pátria na Segunda Guerra, vindo parar à base das Lajes como muitos outros famosos jogadores seus conterrâneos. É lá que trava conhecimento com Tamagnini Barbosa, presidente encarnado, que discernindo conhecimento suficiente no jovem de 34 anos, desafia-o a suceder a Lipo Hertzcka no comando benfiquista.

A famosa derrota por 10-0 frente à Inglaterra, um ano antes no Jamor, justificou a nacionalidade pretendida pelo dirigente: queria influência britânica no futebol benfiquista, para elevá-lo a patamares de excelência nunca alcançados. Exactamente o que aconteceu. Foi consigo que o Benfica se tornou o mais forte opositor daquele Sporting CP dominador, vencedor de sete campeonatos em oito.

A sua história constrói-se também com episódio caricatos, como o do seu desaparecimento. Corria 1951-52 e um Benfica intoxicado pelos sucessos vai, aos tropeções, caminhando pelas provas nacionais. Numa visita a Guimarães, derrota por 2-1 e motivos suficientes surgiram para Ted Smith avisar a sua saída, alegando «problemas pessoais».

Sem espaço para mais explicações, desaparece do radar e ninguém mais sabe dele. Nos idos de Março, não houve traição, mas surpresa: aparece sem aviso na secretaria do Jardim do Regedor, disposto a reassumir os destinos da equipa principal. Ocasião oportuna, já que ainda ia a tempo de dirigir a equipa no jogo do título, frente ao rival lisboeta. Mas no Jamor houve derrota (2-3) e as esperanças na vitória final acabaram aí. Um mês depois, saiu definitivamente.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Inter Milão garante médio da Ligue 1 por 20 milhões de euros

O Inter Milão fechou a contratação de Andy Diouf por 20 milhões de euros. O médio representa o Lens da Ligue 1.

Filipe Luís rejeita comparações com Jorge Jesus: «Se não é o melhor da história do Flamengo…»

Filipe Luís, atual treinador do Flamengo, rejeitou ser comparado com Jorge Jesus, depois de uma vitória diante do Internacional.

Presidente do Nápoles admite não ter contratado Viktor Gyokeres por promessa a Antonio Conte

O presidente do Nápoles admitiu ter planeado a contratação de Viktor Gyokeres, mas o negócio acabou por não se concretizar devido a uma promessa feita a Antonio Conte.

Já são conhecidos os onzes iniciais do Santa Clara x Shamrock Rovers

O Santa Clara defronta o Shamrock Rovers na primeira mão do playoff de acesso à Conference League. O encontro está marcado para as 20h00.

PUB

Mais Artigos Populares

Olheiro BnR | Franjo Ivanovic

Franjo Ivanovic representa mais do que uma aposta de futuro: é já uma solução concreta para o presente do Benfica.

Al Shabab interessado em médio alemão que realizou 115 jogos pelo Benfica

O Al Shabab está interessado em garantir o passe de Julian Weigl. O médio alemão pertence ao Borussia Monchengladbach.

Benfica retoma negociações com o Wolfsburg depois de acertar termos pessoais com Mohamed Amoura

O Benfica retomou as negociações com o Wolfsburg por Mohamed Amoura. O avançado argelino já acertou os termos pessoais com os encarnados.