📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

5 nomes que merecem integrar o mural da Rotunda Cosme Damião

- Advertisement -

2.

O mural da Rotunda Cosme Damião já conta com 39 rostos da História do SL Benfica, tendo-se transformado num monumento intemporal do clube.
Fonte: Hemeroteca Digital

Ted Smith – Além de ser o rosto mais vincado de uma heróica conquista da Taça Latina – ao fim de 143 minutos e dois prolongamentos – o que lhe valeu louvores do governo, John Edward Smith destacou-se também pelo papel fulcral na interrupção do poderio sportinguista e dos Cinco Violinos.

É o responsável pela vitória no Nacional de 1950-51, cercando o tetra adversário; vence três Taças de Portugal, descobre um menino chamado José Águas numa digressão em Angola e reformula todo o clube, preparando-o para as exigências do profissionalismo imposto por Otto Glória, anos depois.

Foi um intenso e competitivo defesa direito no Milwall FC, sendo obrigado a interromper a carreira para servir a sua pátria na Segunda Guerra, vindo parar à base das Lajes como muitos outros famosos jogadores seus conterrâneos. É lá que trava conhecimento com Tamagnini Barbosa, presidente encarnado, que discernindo conhecimento suficiente no jovem de 34 anos, desafia-o a suceder a Lipo Hertzcka no comando benfiquista.

A famosa derrota por 10-0 frente à Inglaterra, um ano antes no Jamor, justificou a nacionalidade pretendida pelo dirigente: queria influência britânica no futebol benfiquista, para elevá-lo a patamares de excelência nunca alcançados. Exactamente o que aconteceu. Foi consigo que o Benfica se tornou o mais forte opositor daquele Sporting CP dominador, vencedor de sete campeonatos em oito.

A sua história constrói-se também com episódio caricatos, como o do seu desaparecimento. Corria 1951-52 e um Benfica intoxicado pelos sucessos vai, aos tropeções, caminhando pelas provas nacionais. Numa visita a Guimarães, derrota por 2-1 e motivos suficientes surgiram para Ted Smith avisar a sua saída, alegando «problemas pessoais».

Sem espaço para mais explicações, desaparece do radar e ninguém mais sabe dele. Nos idos de Março, não houve traição, mas surpresa: aparece sem aviso na secretaria do Jardim do Regedor, disposto a reassumir os destinos da equipa principal. Ocasião oportuna, já que ainda ia a tempo de dirigir a equipa no jogo do título, frente ao rival lisboeta. Mas no Jamor houve derrota (2-3) e as esperanças na vitória final acabaram aí. Um mês depois, saiu definitivamente.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

2 portugueses na lista final de 11 nomeados para o FIFA The Best 2025

A FIFA divulgou a lista final de nomeados para o prémio FIFA The Best. Nuno Mendes e Vitinha estão na corrida pelo prémio.

Nova estatística deixa alerta: Benfica é a pior equipa da Champions League no desempenho esperado

Após quatro jornadas, o Benfica continua sem somar qualquer ponto na Champions League. Relação entre valor de mercado e pontuação é preocupante.

Eis os onzes oficiais do Utrecht x FC Porto com muitas mudanças de Francesco Farioli

O Utrecht x FC Porto marca a quarta jornada da fase de liga da Europa League. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas equipas.

UEFA dá a conhecer equipa da semana da Champions League e destaca jovem português

Já é conhecida a equipa da semana da Champions League. Carlos Forbs, internacional sub-21 português, destacado pela UEFA.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax oficializa despedimento de John Heitinga a menos de um mês do decisivo jgoo contra o Benfica na Champions League

O Ajax decidiu despedir John Heitinga com efeito imediato. Oficialização da saída do treinador no mês do confronto contra o Benfica.

Rui Costa responde a André Villas-Boas: «Uma declaração anormal. Está a tentar desviar as atenções do que de grave se passou no Estádio do...

Rui Costa respondeu às declarações de André Villas-Boas. Presidente do Benfica acusou o presidente do FC Porto de algo «muito grave».

Cristiano Ronaldo polémico: «É mais fácil marcar em Espanha do que na Arábia Saudita»

Cristiano Ronaldo deu uma grande entrevista a Piers Morgan. O avançado português falou de vários temas da atualidade.