Royal Standard Liège 2-2 SL Benfica: Problemas atrás, desperdício na frente

A CRÓNICA: ENCARNADOS NÃO CONSEGUEM PRIMEIRO LUGAR DO GRUPO

Depois de prometer mudanças na antevisão à partida, Jorge Jesus consumou cinco alterações com o Standard de Liège em relação ao onze que defrontou o FC Paços de Ferreira. Apesar disso, manteve-se a dupla Weigl-Taarabt no centro do terreno e foi a partir da qualidade técnica dos dois que o Benfica conseguiu exibição agradável no Maurice Dufrasne, que nas suas bancadas despidas exibiu faixa pertinente – “Football without fans is nothing”.

Aos dez minutos, já o Benfica levava três oportunidades flagrantes de golo. As movimentações de Darwin aliavam-se à criatividade de Everton e Waldschmidt para dinamitar a frágil defensiva belga, impotente perante a qualidade individual portuguesa.

Foi com consternação portanto que se assistiu ao golo de Raskin à passagem do minuto 12, num golo em que mais uma vez ficou demonstrado a ineficaz organização encarnada no momento de defender. Entre os centrais surge o baixinho médio-ofensivo que finalizou de cabeça o bom cruzamento vindo da direita: Philipp Montanier, certamente admirado, sorriu.

Não durou muito a vantagem, já que o Benfica consumou o domínio três minutos depois e manteve a toada até ao intervalo, ameaçando por inúmeras vezes a baliza de Botard. É de salientar a grande exibição do guarda-redes, com sete defesas.

Na segunda metade, o desgaste físico das principais peças encarnadas levou a um jogo muito mais aberto, no qual os belgas se sentiram muito mais à vontade para explorar o (muito) espaço no sector recuado adversário e das suas variadas desatenções –  não será exagero falar num certo… desleixo.

Foi assim que surgiu o 2-1 por Tapsoba, que aproveitou essa displicência para preparar, com toda a calma do mundo, um remate certeiro fora-de-área.

Pizzi, recém-entrado, aproveitou para empatar o jogo com penálti (inexistente) e a equipa pareceu querer resolver definitivamente a questão: mas a sobranceria na hora de finalizar foi evidente e os encarnados apenas se podem queixar de si próprios pelo resultado, penoso tendo em conta os intervenientes e a diferença de nível entre as duas equipas.

Continua sinuoso o caminho do Benfica de Jorge Jesus.

 

A FIGURA

Standard Liège
Fonte: Royal Standard Liège

Arnaud Bodart – O guarda-redes belga do Standard de Liège foi mantendo a equipa na disputa pela vitória com inúmeras intervenções de alto nível – e, quando não era ele, mandava o poste ou o travessão resolver o assunto. Intransponível, é dele o ponto que os belgas recolhem duma partida em que esperavam resultado dilatado.

O FORA DE JOGO

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Nuno Tavares – Continua a acumular erros infantis e precipitações constantes, sobretudo na recepção de bola. Em Liège, apesar de boas combinações com Everton, nunca deu segurança aos colegas do lado e as perdas de bola – 18 – foram imensas para um jogo desta magnitude. Agradeceu Raskin, que por ali andou a aproveitar as deixas para comandar os contra-ataques.

 

ANÁLISE TÁTICA – ROYAL STANDARD LIÈGE

O 3-4-2-1 ou 5-4-1 de Montanier voltou a marcar presença. Cimirot teve responsabilidade como terceiro central que não se coibia de subir para formar o 4-3-3 que por vezes o Standard assumiu em posse.  A última linha teve inúmeros problemas com a mobilidade de Darwin e com o jogo interior de Everton e Pedrinho, sobretudo porque Raskin e Bastien, os homens das alas mais adiantadas, mantinham posição à espera da transição rápida.

ONZE INICIAL E PONTUAÇÕES

Bodart (8)

Jans (5)

Bokadi (7)

Cimirot (6)

Konstantinos (6)

Gavory  (5)

Raskin (7)

Shamir (7)

Balikshiwa (6)

Bastien (7)

Tapsoba (7)

SUPLENTES UTILIZADOS

Fai (5)

Muleka (6)

Oulare (6)

Joachim Carcela (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA

João Ferreira ocupou-se do lado direito – com competência – e Nuno Tavares percorreu o corredor esquerdo, ambos na procura do muito espaço deixado pelos extremos. Weigl entregou todas as tarefas ofensivas a Taarabt e fixou-se perto de Jardel e Verthongen, assumindo-se claramente como “ferrolho”. Pizzi entrou para terceiro médio e cumpriu de forma exemplar a posição, oferecendo critério na gestão da posse de bola.

ONZE INICIAL E PONTUAÇÕES

Helton Leite (4)

João Ferreira (6)

Jardel (6)

Verthongen (6)

Nuno Tavares (4)

Weigl (6)

Taarabt (5)

Pedrinho (5)

Everton (7)

Darwin (6)

Waldschmidt (7)

SUPLENTES UTILIZADOS

Pizzi (7)

Rafa (5)

Gabriel (-)

Cervi (-)

Seferovic (-)

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Já são conhecidos os 2 primeiros clubes apurados para o Mundial de Clubes 2029

O Mundial de Clubes 2025 ainda não se realizou, mas a próxima edição já está a ganhar forma. PSG e Al Ahli estão classificados.

Benfica recebe mais 4 milhões de euros devido ao negócio João Neves

O Benfica recebeu mais quatro milhões de euros do PSG relacionados com o negócio por João Neves, depois da conquista da Champions League por parte dos franceses.

Nicolò Barella e 5-0 na final da Champions League: «Corre o risco de anular a grande época deste ano»

Nicolò Barella já reagiu à derrota do Inter Milão na final da Champions League, depois de ter perdido freneta ao PSG na noite deste sábado.

Reforço do Sporting está lesionado: «Gostaria que ele se despedisse como merece, mas…»

Giorgi Kochorashvili pode não participar no último jogo do Levante na temporada. O jogador vai ser reforço do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Está oficialmente aberta a janela exclusiva de transferências

Abriu este domingo a janela de transferências, que pode ser utilizada pelos países com equipas no Mundial de Clubes 2025.

Nicolás Otamendi soma interessados mas tem o futuro praticamente definido

Nicolás Otamendi encontra-se em negociações para renovar contrato com o Benfica. O central sente-se confortável na Luz.

Desde o FC Porto em 2004 que o vencedor da Champions League não fugia às 4 principais ligas europeias

O PSG conquistou a Champions League 2025/26. Conjunto francês estreou-se nestas andanças e devolveu título aos gauleses.