📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rui Costa vs. Noronha Lopes: a visão de dois sócios contactados pelo Bola na Rede sobre as eleições no Benfica

- Advertisement -

Rui Costa e João Noronha Lopes vão medir forças neste sábado nas eleições do Benfica. O Bola na Rede contactou dois jovens sócios dos encarnados com opiniões distintas sobre os candidatos para perceber os motivos que levam ao apoio a cada uma das candidaturas.

Pedro Rebelo é sócio do Benfica e apoiante de Rui Costa e não tem dúvidas de que a continuidade é o caminho certo para o clube encarnado:

«Acredito que depois destes quatro anos, Rui Costa tenha ganho a experiência, que não tinha, para alavancar a equipa de futebol ao sucesso. O modelo de gestão é compatível com a situação financeira do clube, até porque sinto que o universo do Benfica é muito grande».

Em sentido contrário, Duarte Chastre, sócio e apoiante de João Noronha Lopes, assume que está preocupado com o rumo do clube e explica os motivos que o fazem pensar na mudança:

«João Noronha Lopes apresenta uma equipa que trabalha em conjunto há mais de um ano, desenvolvendo um projeto claro e moderno para colocar o Benfica noutro patamar. A nível financeiro, o mandato de Rui Costa aproximou-se em termos negativos daquilo que foi em termos desportivos. O Benfica enveredou por caminhos perigosos e investimentos avultados, que não corresponderam a resultados desportivos condizentes com a nossa grandeza. Noronha Lopes traz uma visão moderna, uma necessidade iminente de corte nos custos com fornecedores e serviços externos e uma política de aumento de receitas inovadora, através da aposta nas redes digitais, merchandising exclusivo e de tornar a BTV num centro de produção de conteúdos de excelência».

Rui Costa
Fonte: Candidatura Rui Costa

Pedro Rebelo destaca que Rui Costa tomou a decisão correta em contratar José Mourinho e reforça que a estrutura do Benfica deve manter-se intacta:

«A estrutura do clube tem de ser esta que foi selecionada por Rui Costa e dá garantias. José Mourinho foi, sem dúvida, uma boa escolha para treinar o Benfica e mais uma boa medida do atual presidente».

Já Duarte Chastre elogia os nomes escolhidos por Noronha Lopes para a lista e pede estabilidade para que José Mourinho consiga trabalhar:

«O Pedro Ferreira e o Tomás Amaral [consulta entrevista ao Bola na Rede] trazem essa visão mais atual do futebol, com o Nuno Gomes o Vítor Paneira a serem as figuras e símbolos que juntam qualidades técnicas e humanas ao benfiquismo genuíno. Penso ser a receita ideal para o sucesso desportivo do clube. José Mourinho? É crucial dar estabilidade a José Mourinho e proporcionar-lhe as condições para melhorar o plantel e dar confiança a vários jogadores que precisam de uma nova vida. O Benfica não pode ter cinco treinadores em quatro anos».

Sobre Modalidades e Futebol Feminino, Pedro Rebelo aponta um defeito à forma como o clube tem trabalhado, mas salienta que o plano traçado é, nesta altura, o mais indicado:

«Nesta altura, diria que talvez faça sentido existir mais divulgação de conteúdos de jogadores de modalidades para promover os jogos e garantir maior interesse dos benfiquistas nas mais diferentes áreas de Desporto do clube. Honestamente, penso que o plano de investimento nas Modalidades e no Futebol Feminino está a ser bem gerido. Por isso, é continuar. Até porque os resultados têm aparecido nestes departamentos».

João Noronha Lopes
Fonte: Candidatura João Noronha Lopes

Quanto a Duarte Chastre, elogia uma das medidas de Noronha Lopes e as expectativas face ao que o candidato à presidência do Benfica gerou em relação ao investimento nas Modalidades:

«Gostei muito da possibilidade das equipas das modalidades visitarem as Casas do Benfica quando vão jogar a pavilhões que estejam perto das mesmas e do Benfica poder jogar na condição de visitado noutras localidades do país. São propostas que fomentam o benfiquismo fora de Lisboa, uma das grandes bandeiras da candidatura. O ecletismo do Benfica é inegociável para o João Noronha Lopes e o Felipe Gomes, o que me deixa muito descansado».

Sobre a ligação com os adeptos do Benfica, Pedro Rebelo garante que não há um distanciamento da lista de Rui Costa com os sócios e assumiu que existe transparência:

«Sem dúvida de que este é um projeto realista para aumentar a transparência e a participação dos sócios nas decisões do clube. É o que sinto, mesmo. Não há qualquer distanciamento de Rui Costa em relação aos sócios do clube. Penso que só pelo facto de não haver resultados, infelizmente, não pode ser motivo para tal distanciamento com os sócios. Os apoiantes do clube continuam com o Benfica e apoiar este projeto»

Esta visão é contrariada por Duarte Chastre, que assume que são necessárias medidas mais transparentes no clube e que, por isso, concorda com as medidas de Noronha Lopes:

«Os sócios são os verdadeiros donos do clube e, ultimamente, somos mais tratados como clientes do que como associados do maior clube do mundo. A criação da figura do Provedor de Sócio e uma maior transparência no critério de compra de bilhetes nos jogos importantes mostram esta transparência que Noronha Lopes e a sua equipa querem incutir no Benfica. O Portal da Transparência Benfiquista é uma prova clara deste compromisso que Noronha Lopes apresenta aos sócios e a possibilidade de alargar a participação nas Assembleias Gerais vai de encontro a uma preocupação que tem existido nos últimos tempos».

As eleições para o Benfica são disputadas neste sábado, dia 8 de novembro. De um lado, Pedro Rebelo deixa, em poucas palavras, o que o motiva para votar em Rui Costa:

«Simplesmente, a sinceridade e o benfiquismo que o Rui Costa transparece. Não vejo isso em Noronha Lopes».

Do outro lado, Duarte Chastre deixa a sua mensagem de incentivo ao voto em Noronha Lopes:

«Noronha Lopes é um homem livre e independente, que quer servir o Benfica e não servir-se do clube. Tem um projeto, um programa e uma equipa e, acima de tudo, uma ambição enorme de fazer do Benfica o colosso que pode e deve ser em Portugal e na Europa, palco onde se agigantou e se impôs ao mundo».

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting fecha porta de saída de Rodrigo Ribeiro, que está a ser pretendido na Alemanha

O Sporting fecha a porta de saída de Rodrigo Ribeiro. Avançado português só sairá por valores «irrecusáveis», segundo noticiado.

Diomande volta a falhar convocatória da Costa do Marfim com CAN à vista: Boas notícias para o Sporting?

Ousmane Diomande falhou mais uma vez a lista de convocados da Costa do Marfim. CAN disputa-se entre dezembro e janeiro.

Mateus Fernandes vence Golo do Mês do West Ham: O único golo do mês…

Mateus Fernandes viu ser eleito o Golo do Mês do West Ham. Médio português foi o único a marcar durante outubro.

CD da FPF multa Sporting em quase 6 mil euros: eis os motivos

O Sportin foi multado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. 5888 euros referente ao jogo com o Alverca.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal já está fora do top-5 na corrida por um lugar extra na Champions League

Portugal está, neste momento, em 6.º lugar na corrida por um lugar extra na Champions League. Fica com a tabela atualizada.

Presidente do Besiktas reage ao interesse em Rafa Silva por parte de um clube da Arábia Saudita

Rafa Silva está a ser apontado ao Al Ahli, da Arábia Saudita. O presidente do Besiktas já assumiu que não quer perder o avançado internacional português.

Álex Grimaldo com futuro definido: lateral tem promessa do Bayer Leverkusen

Álex Grimaldo deverá estar a cumprir a sua última temporada ao serviço do Bayer Leverkusen. O lateral espanhol deve deixar o clube no final da época.