sl benfica cabeçalho 1

Antes de começar de referir que apesar do título dar ideia que isto é um grupo de amigos de Montemor-o-Novo no Facebook, não é. Na realidade podia ser se esse tal grupo de amigos quisesse dar um real enxerto de porrada no actual treinador do Benfica.

Tão o que é que passou-se, usando um trava-línguas das redes sociais? Tão sucede que o Benfica do Rui Vitória está na real (inserir palavrão adequado). Isto está a ficar insustentável. E não, não me venham com a cena de: “Isto nos últimos dois anos também fui assim e depois fomos campeões”

Anúncio Publicitário

Isso é verdade mas nos últimos dois anos não estávamos tão mal. Contudo, o que é que aconteceu para nos últimos dois anos termos sido campeões? Ora em Braga o Rui Vitória descobriu o Renato Sanches e daí para a frente ganhamos o campeonato. Mais tarde me Alvalade houve um percalço com o Júlio César e o Ederson foi para a baliza.

E pronto, assim se ganham dois campeonatos. Acontece que ao que parece o Vieira perguntou ao Vitória se este plantel que perdeu Ederson, o Lindelof e o Nélson Semedo chegava para chegar ao penta. O Ruizinho disse que sim que dava e que estava tudo numa boa. Epá não dá! Já se percebeu, a começar pelo 5-1 contra o Young Boys na pré-época, que não dá!

Tornou-se insustentável esta situação. Perder 5-0 com o Basileia? O 1-2 com o CSKA? Este empate com o Marítimo? Continuar a insistir no mesmo esquema e na mesma forma de jogar? A palhaçada de haver favoritos como o Salvio e andar a usar o Luisão já com 36 anos? O Jardel jogar?

Há cada vez menos sorrisos no SL Benfica... Fonte: SL Benfica
Há cada vez menos sorrisos no SL Benfica…
Fonte: SL Benfica

Isto são apenas algumas das perguntas que se podem colocar. O Benfica está mal e isto não passa só pelo Rui Vitória. Isto começa pela “estrutura”! Aquele bicho que supostamente existe e que ninguém sabe ao certo quem ou quantos é que são. O Rui Costa e o Nuno Gomes são casos claros que as coisas estão mal ao ponto de começar o colapso.

O fragmento mais grave e visível deste colapso é Vitória. Ele é que vai, e em parte deve, sair do clube. Bem sei que desde do Fernando Santos que o presidente não dá uma chicotada psicológica na equipa e isso foi em 2007 (Só de pensar que a seguir veio o Quique…). Porém, ele tem de sair, mas o que vier tem de apresentar uma de duas alternativas.

Ou é rapaz para terminar a época e levar o Benfica ao top 2 e se for campeão tem condições para ficar mais tempo. Ou então tem de ser alguém só para fazer esta época e melhorar o registo do Benfica este ano e fazer a cama para um sucessor na temporada que vem voltar a trazer o Benfica aos dias de glória.

Quem quer que venha tem de trazer sangue novo à equipa e melhorar as coisas. Chega de favoritos, chega de arrastar quem já não consegue jogar, chega desta forma monótona de jogar que já é previsível para os adversários. Quando estamos a ganhar jogamos assim, a empatar igual a perder a mesma coisa.

E se é para sair é agora! Nesta pausa de duas semanas das selecções onde há tempo para vir um tipo novo para se ambientar e ter algum tempo para ver o que pode mudar de imediato.

O apelo é simples: Fartos deste Benfica e por consequência fartos de Rui Vitória. O Benfica tem de ser nosso dos adeptos e não da estrutura e dos senhores com as calculadoras.

Foto de Capa: SL Benfica