📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Será este Benfica suficiente para o ‘Penta’?

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1O mercado de transferências fechou. Nesta reta final de compras e vendas, contra todas as esperanças dos adeptos ‘encarnados’, o resumo mais rápido de fazer é: o Benfica não reforçou o eixo defensivo do plantel. Saiu Ederson e entraram Bruno Varela e Svilar. Saíram Lindelof e Nélson Semedo e apenas entrou Douglas. Saiu Mitroglou e entrou Seferovic. Carrillo foi emprestado e entrou Willock. Chegaram também à Luz Chrien, Krovinovic e Gabigol.

Na baliza, a verdade é que, para substituir Ederson, qualquer contratação ficaria aquém do guarda-redes brasileiro, que habituou os Benfiquistas ao melhor que havia no campeonato português. Há, portanto, que aceitar o regresso de Bruno Varela, que provavelmente fará parte do onze titular desta época, e aguardar pela sua evolução progressiva, sem esquecer que é um guarda-redes muito jovem, ainda com muita experiência para ganhar. No que diz respeito a Svilar, a expetativa é quase a mesma. Vindo do Anderlecht, o novo guardião das ‘águias’ é considerado uma das grandes promessas do futebol belga. Mas tem apenas 18 anos e não deixa de ser uma contratação feita com vista a médio-longo prazo. A idade e as lesões de Júlio César fazem antever a sua saída talvez na próxima época (Paulo Lopes encontra-se na mesma situação). Falta experiência nas redes do Benfica, mas, em contrapartida, há sangue novo.

Após a saída de Lindelof, e sem qualquer contratação na defesa central, a dupla titular desta época será composta por Jardel e Luisão. Esta pode também ser a última época do capitão, por razões óbvias. E quem, durante a temporada, substituirá Jardel, um jogador com lesões sucessivas? Lisandro López não é, de todo, suficiente.

Ainda na linha defensiva, saiu Nélson Semedo. André Almeida, que lá vai cumprindo como pode, saltou para o onze. E chegou Douglas, do Barcelona, a título de empréstimo. Não me parece que a aposta num jogador que é considerado uma das piores contratações do Barça fosse aquilo de que o Benfica precisasse mas, enquanto o clube da Luz for ganhando, as injustificações de contratações deste estilo pouco ou nada vão sendo levadas a sério. É que Douglas em quase nada se mostra melhor que André Almeida.

Mitroglou foi a grande surpresa do mercado Fonte: Goal.com
Mitroglou foi a grande surpresa do mercado
Fonte: Goal.com

Salvio, Zivkovic, Cervi e Rafa… No meio de um leque de extremos desta qualidade, Carrillo não se conseguiu afirmar de águia ao peito e seguiu para o Watford de Marco Silva por empréstimo. Para as alas chegaram ainda o jovem Diogo Gonçalves, Willock e Gabigol, emprestado pelo Inter. Tantos, tantos extremos… Gabigol veio para substituir o titular Salvio na ala direita? Caso contrário, qual é o objetivo máximo desta contratação? Ter minutos como avançado e fazer Jiménez sentar-se no banco? A chegada do brasileiro é uma incógnita e só o tempo dirá o que pode acontecer.

O Benfica tem tantas opções para o ataque que se deu ao luxo de vender o melhor goleador da época passada! Mitroglou rumou ao Marselha e a dupla atacante deste ano será Jonas e Seferovic. A verdade é que, este ano, Mitroglou seria uma 4.ª opção na frente de ataque, e a sua saída acaba por ser justificável e aceitável, apesar de tantas vezes ter sido decisivo nos dois anos em que cá jogou. No entanto, resta saber se Seferovic, que acabou de chegar, dará conta do recado.

Há certas vendas e compras no Benfica que não se entendem. Um clube que quer ser pentacampeão não pode lutar pelo título com tantos “vamos ver o que acontece” na gestão do plantel. Perdem-se vários titulares e as compras não suprimem as vendas. O Benfica entrou numa zona de conforto que o leva a pensar que o que tem é suficiente para ganhar, mas a estrelinha da sorte não anula a competição do campeonato, que este ano se prevê muito mais equilibrado. Se o Benfica quer mesmo ser pentacampeão, qualquer venda de mais um jogador titular no mercado de inverno será improcedente. E provável é que os Benfiquistas passem uma época de coração nas mãos. Mas não será fácil para ninguém.

Foto de Capa: SL Benfica

Nadine Gil
Nadine Gilhttp://www.bolanarede.pt
Alentejana que se mudou para a capital para estudar Jornalismo. Vibra intensamente pelo Sport Lisboa e Benfica e só perde um jogo em casos extremos. Erros gramaticais provocam-lhe arrepios.                                                                                                                                                 A Nadine escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Swansea de Vítor Matos volta a perder no Championship na visita ao terreno do Stoke City

O Swansea de Vítor Matos voltou às derrotas no Championship. Na visita ao terreno do Stoke City, desaire por 2-1.

Alanyaspor de João Pereira soma 3º empate consecutivo na Liga Turca

O Alanyaspor voltou a empatar na Liga Turca. Conjunto orientado por João Pereira somou um ponto na visita ao terreno do Kayserispor.

Académico de Viseu bate Farense e aproxima-se do pódio da Segunda Liga

O Académico de Viseu ganhou 2-0 ao Farense, no Estádio do Fontelo. A partida marcou a decima quarta jornada da Segunda Liga.

Sérgio Oliveira torna-se problema para o Sport Recife: eis as novidades sobre o futuro do português

O futuro de Sérgio Oliveira no Sport Recife está envolto em dúvidas. O médio tem um salário insuportável para o clube após a descida de divisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Igor Zubeldía autocrítico após nova derrota da Real Sociedad: «Fizemos figura de parvos. Assim, qualquer equipa de qualquer divisão nos ganha»

Igor Zubeldía não se mostrou nada satisfeito com mais uma derrota da Real Sociedad. Bascos perderam com o Girona na La Liga.

Geovany Quenda vai ser operado em Londres e ficar ao encargo do Chelsea

Geovany Quenda já está ligado contratualmente ao Chelsea. Blues vão assumir a operação à lesão do extremo do Sporting.

Atlético Madrid regressa às vitórias na La Liga após 2 derrotas e vence Valência na abertura da 16ª jornada

O Atlético Madrid voltou às vitórias na La Liga. Depois de duas derrotas, os colchoneros venceram o Valência na 16.ª jornada.