SL Benfica 0-4 FC Bayern München: Efeito dominó na Luz

    A CRÓNICA: O PIOR FOI O 1º GOLO

    O SL Benfica recebeu e foi derrotado por 4-0 frente ao FC Bayern München, no jogo a contar para a Liga dos Campeões.

    Numa primeira parte eufórica mais sem golos, vimos um Bayern a mostrar ao que vinha, mas com um SL Benfica a não tremer e a responder à qualidade alemã.

    Logo aos cinco minutos, Leroy Sané rematou cruzado de pé esquerdo, mas a bola foi para fora. Aos 29 minutos, foi Coman colocou à prova Vlachodimos. Entre as oportunidades criadas pela equipa alemã, apareceu Darwin Nuñez para quase fazer explodir o estádio da Luz. Grande trabalho individual do uruguaio para uma grande defesa de Neuer.

    Já depois da entrada de Diogo Gonçalves, gritou-se golo para o lado dos Bávaros, mas Lewandowski não usou os utensílios que o tornam num dos grandes goleadores do futebol mundial. Mão na bola e o 0-0 manteve-se até ao intervalo.

    Na segunda parte, o sonho da Luz acabou por cair por terra. Antes do primeiro golo dos Bávaros, Pavard tirou tinta ao poste e Thomas Müller marcou irregularmente. Aos 55 minutos, Diogo Gonçalves esteve muito perto de fazer o primeiro num lance individual, mas Neuer voltou a mostrar porque é um dos melhores do mundo. Sucediam-se as oportunidades, mas o ditado costuma dizer “quem não marca sofre”…

    Aos 70 minutos, Leroy Sané marcou de livre direto e a partir daí foi um efeito dominó de golos. Everton Cebolinha fez um auto-golo, Robert Lewandowski marcou a contar e Sané acabou por bisar. Estavam misturados os ingredientes para um 4-0 muito inglório.

     

    A FIGURA
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Leroy Sané – Não podemos dizer que tenha sido o melhor jogo da carreira de Leroy Sané, mas foi sem dúvida o melhor em campo esta noite. A atuar numa zona mais central, foi o responsável por conduzir todo o ataque dos Bávaros na zona central e fez o mais importante: o primeiro golo que desbloqueou o resto do jogo.

    O FORA DE JOGO
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Encarnados após o 1.º golo – Foi claramente uma equipa diferente até Leroy Sané marcar o primeiro golo de livre. Pensava-se que o SL Benfica conseguisse um empate ou até mesmo uma vitória, mas depois os encarnados desorganizaram-se completamente.

     

    ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA

    A equipa de Jorge Jesus apresentou-se num 3-4-3 com um trio móvel composto por Rafa, Yaremchuck e Darwin Nuñez (em momento de pressão ofensiva) e num 3-5-2 com Rafa a aparecer como terceiro elemento da zona intermediária (em momento de 1.ª fase de construção)

    O modelo de jogo do SL Benfica baseou-se muito nas transições ofensivas, com uma equipa muito agressiva, mas em que Rafa não era tanto o homem que buscava a profundidade. Darwin e Yaremchuck eram os dois homens que procuravam furar mais entre os centrais. Na segunda parte e principalmente depois do primeiro golo sofrido, vimos problemas em parar a circulação de bola do Bayern. O setor defensivo também ficou bastante destabilizado.

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Vlachodimos (7)

    Otamendi (6)

    Lucas Veríssimo (6)

    Vertonghen (6)

    Grimaldo (5)

    André Almeida (5)

    Weigl (6)

    João Mário (5)

    Rafa (6)

    Darwin (7)

    Yaremchuck (6)

    SUBS UTILIZADOS

    Diogo Gonçalves (7)

    Everton  (2)

    Taarabt (-)

    Gonçalo Ramos (-)

    Pizzi (-)

     

    ANÁLISE TÁTICA – FC BAYERN MUNCHEN

    Os Bávaros apresentaram-se num 4-2-3-1, com Müller muito no apoio a Lewandoski e a encostar na ala e com Leroy Sané no meio. Coman foi uma novidade no onze inicial e ocupou a outra ala. O modelo de jogo baseou-se em jogadas rápidas, com Coman a aparecer como um dos homens mais fortes no um para um. Sané aparecia a conduzir o jogo pela zona central. Em termos defensivos, mostraram uma grande agressividade defensiva, pese embora não deixassem de ser surpreendidos por algumas jogadas do SL Benfica.

    Depois do primeiro golo, a ansiedade tornou-se numa tranquilidade e as jogadas começaram a sair de olhos fechados. 

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Neuer (8)

    Hernández (5)

    Upamecano (7)

    Süle (7)

    Pavard (4)

    Kimmich (6)

    Sabitzer (6)

    Müller (7)

    Leroy Sané (8)

    Coman (7)

    Lewandowski (5)

    SUBS UTILIZADOS

    Gnabry (7)

    Stanisic (-)

    Musiala (-)

    Tolisso (-)

    Richards (-)

     

    BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

    Não foi possível colocar questões ao treinador do SL Benfica, Jorge Jesus, e ao treinador adjunto do FC Bayern Munchen, Benjamin Gluck.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    João Castro
    João Castrohttp://www.bolanarede.pt
    O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tunísia bate Malawi na qualificação para o Mundial 2026: eis os resultados desta segunda-feira

    A Tunísia recebeu e venceu o Malawi por duas bolas a zero, num encontro relativo à sexta jornada da qualificação para o Mundial 2026.

    Sebastián Coates: «No Sporting fizeram-me sentir um português mais»

    Sebastián Coates foi capitão do Sporting durante algumas temporadas. O central uruguaio admitiu que se sentia em casa.

    Gian Piero Gasperini fala sobre dois possíveis destinos para o futuro: «Quem não gostaria?»

    Gian Piero Gasperini admitiu que não fecharia as portas a um convite da AS Roma ou da seleção italiana. O técnico tem contrato com a Atalanta até 2026.

    Liverpool já sabe que alvo para a defesa custa 70 milhões de euros

    O Liverpool está interessado em garantir Alessandro Bastoni no próximo mercado de transferências. O jogador pertence ao Inter Milão.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Portugal perde com Inglaterra em Sub-21 por 4-2

    Portugal Sub-21 perdeu contra a Inglaterra Sub-21 por quatro bolas a duas, num encontro com carácter particular.

    Gabi estreia-se com empate pelo Real Zaragoza frente ao Córdoba

    O Real Zaragoza recebeu o Córdoba e as duas equipas empataram, em jogo da trigésima segunda jornada da La Liga 2.

    Barcelona contou com novidade no treino desta segunda-feira

    O Barcelona contou com Iñigo Martínez no treino desta segunda-feira. O defesa central estava lesionado, mas encontra-se de volta às opções.

    Ángel Di María responde a provocação de Raphinha com risos

    Ángel Di María decidiu deixar uma resposta a Raphinha, depois do brasileiro ter feito uma provocação antes do encontro entre as respetivas seleções.

    Sporting prepara-se para ter grande novidade no treino de terça-feira

    Pedro Gonçalves deverá ser a grande novidade do próximo treino do Sporting. O jogador está recuperado da sua mais recente lesão.

    Sporting oficializa contratação de irmão de Rafael Leão

    O Sporting confirmou a contratação de Paulo Simão durante esta segunda-feira. O jogador é irmão de Rafael Leão, internacional português.

    Santa Clara segura promessa da formação

    O Santa Clara oficializou a assinatura de contrato profissional do avançado, de 18 anos, Fernando Cabido, até 2027, com mais uma temporada de opção.

    Marselha está inflexível e quer 45 milhões de euros por defesa

    O Marselha apenas está disposto a vender Leonardo Balerdi por 45 milhões de euros, não querendo negociar o jogador por um valor inferior.

    Barcelona atento a lateral que enfrentou o Benfica nesta edição da Champions League

    O Barcelona está atento a Vanderson, atual jogador do AS Mónaco. A equipa espanhola acredita que o brasileiro tem semelhanças com Dani Alves.

    Rúben Dias e Diogo Jota podem ser chamados para o Portugal x Alemanha

    Rúben Dias e Diogo Jota são jogadores que podem ser convocados por Roberto Martínez para a final four da Liga das Nações.