📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

SL Benfica 2-1 Sporting CP: Na boa entrada está o ganho

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

O dérbi acabou. O Benfica venceu. O Sporting foi um digno vencido. Entretanto, nas redes sociais, locais onde o irracional passa marcas, fala-se, como não poderia deixar de ser, de polémicos erros de arbitragem. Por isso, caro leitor, se vem à procura de uma crónica de arbitragem, vai-se dar mal. O jogo, que é aquilo que realmente importa – não estou com isto a dizer que o árbitro não conta –, foi interessante, intenso, particularmente na segunda parte, e equilibrado. Ainda assim, a haver um vencedor, seria o Benfica. A sua superioridade no primeiro tempo foi mais natural e trabalhada, em termos técnico-tácticos. A superioridade leonina no segundo tempo partiu muito do recuo benfiquista e de um futebol intenso, mas não muito bem trabalhado. Mesmo com um fortalecimento do meio-campo, Rui Vitória perdeu o controlo do jogo. Mas venceu-o. É sempre o que conta.

Era bem caro o metro quadrado no relvado da Luz no primeiro tempo. Nem os artistas Adrien e Pizzi conseguiam ter espaço para manobrar o jogo ofensivo das suas equipas. O Sporting começou com ligeiro ascendente, tentando recuperar a bola em zonas altas e forçar o Benfica a jogar no seu meio-terreno. Esse ligeiro ascendente – durou aproximadamente 15 minutos – apenas se materializou num lance de Gelson. Com o tempo, o Benfica respondeu na mesma moeda.

O meio-campo cerrou fileiras – Pizzi destacou-se nas recuperações de bola – e o Benfica ganhou ascendente táctico. Com Gonçalo Guedes, Rafa e Salvio a darem intensidade ao ataque benfiquista, o golo acabou por surgir com naturalidade. Rafa cruzou de trivela e Salvio, em esforço, colocou a redondinha no sítio certo. Até ao intervalo, mais do mesmo: o Benfica a controlar tacticamente o jogo e a sair com perigo em transição – destaque para a capacidade de Jiménez em jogar de costas para a baliza – e o Sporting sem ideias.

Salvio e Jiménez foram decisivos Fonte: SL Benfica
Salvio e Jiménez foram decisivos
Fonte: SL Benfica

No segundo tempo o jogo mudou como do dia para a noite. É sempre difícil, em futebol, medir o que pesou mais: se a melhoria do Sporting a todos os níveis – destaque para a entrada de Campbell, que deu outra vivacidade no ataque leonino –, se o recuo do Benfica, não alicerçado num controlo do jogo mas numa renúncia ao jogo. A segunda parte caminhou sempre nestes dois mundos futebolísticos. O Sporting criou várias ocasiões e o Benfica, logo na primeira que criou, ainda no início do segundo tempo, marcou. O Sporting aumentou ainda mais a intensidade e acabou por reduzir por intermédio de Bas Dost. A partir do minuto 80, o Benfica adaptou-se melhor ao modelo de três médios e fechou definitivamente as portas ao ataque leonino.

Não foi brilhante, não foi sempre bem jogado. Foi táctico, mas interessante e intenso, o dérbi. O Benfica mostrou força anímica, depois de uma má fase, enquanto que o Sporting mostrou alguma passividade e desorientação no primeiro tempo, tentando compensar depois. Já era tarde. Uma boa entrada vale sempre mais do que uma ponta final pujante. Mais um cliché do futebol que se prova ser verdadeiro.

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Rubiales não pede desculpa por beijo a Jenni Hermoso: «Ela disse ‘pode ser’»

Luis Rubiales rejeitou pedir desculpas pelo beijo dado a Jenni Hermoso, quando ainda era presidente da RFEF.

Andreas Schjelderup pediu desculpa aos companheiros da seleção norueguesa: «Fez o correto ao confessar e ao reconhecer o seu grave erro»

O extremo do Benfica, Andreas Schjelderup, pediu desculpas aos colegas da seleção norueguesa pela polémica que o envolve.

Mundial 2026: as contas simples para Portugal apurar-se já na quinta-feira

Portugal pode apurar-se já esta quinta-feira para o Mundial 2026. A seleção nacional vai enfrentar a congénere da Irlanda.

Portugal bate a Eslovénia em preparação para o Europeu de Futsal 2026

Esta terça-feira, Portugal venceu a Eslovénia por 3-1, no primeiro de dois jogos de preparação para o Campeonato da Europa de Futsal 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona fecha a porta a um regresso de Lionel Messi: «Não faria especulações irrealistas»

O Barcelona não deverá receber Lionel Messi de volta ao seu plantel. O seu regresso não está planeado por Joan Laporta.

Alverca tenta contratar em definitivo jogador do Palmeiras de Abel Ferreira

O Alverca está interessado em garantir a contratação de Naves, jogador que tem contrato com o Palmeiras de Abel Ferreira.

Arthur Gomes recorda tempos no Sporting e comenta saída do clube verde e branco: «Foi um choque»

Arthur Gomes falou da experiência ao serviço do Sporting. O avançado brasileiro assumiu que ficou surpreendido com a sua saída do clube verde e branco.