📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

SL Benfica 2-1 Sporting CP: Na boa entrada está o ganho

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

O dérbi acabou. O Benfica venceu. O Sporting foi um digno vencido. Entretanto, nas redes sociais, locais onde o irracional passa marcas, fala-se, como não poderia deixar de ser, de polémicos erros de arbitragem. Por isso, caro leitor, se vem à procura de uma crónica de arbitragem, vai-se dar mal. O jogo, que é aquilo que realmente importa – não estou com isto a dizer que o árbitro não conta –, foi interessante, intenso, particularmente na segunda parte, e equilibrado. Ainda assim, a haver um vencedor, seria o Benfica. A sua superioridade no primeiro tempo foi mais natural e trabalhada, em termos técnico-tácticos. A superioridade leonina no segundo tempo partiu muito do recuo benfiquista e de um futebol intenso, mas não muito bem trabalhado. Mesmo com um fortalecimento do meio-campo, Rui Vitória perdeu o controlo do jogo. Mas venceu-o. É sempre o que conta.

Era bem caro o metro quadrado no relvado da Luz no primeiro tempo. Nem os artistas Adrien e Pizzi conseguiam ter espaço para manobrar o jogo ofensivo das suas equipas. O Sporting começou com ligeiro ascendente, tentando recuperar a bola em zonas altas e forçar o Benfica a jogar no seu meio-terreno. Esse ligeiro ascendente – durou aproximadamente 15 minutos – apenas se materializou num lance de Gelson. Com o tempo, o Benfica respondeu na mesma moeda.

O meio-campo cerrou fileiras – Pizzi destacou-se nas recuperações de bola – e o Benfica ganhou ascendente táctico. Com Gonçalo Guedes, Rafa e Salvio a darem intensidade ao ataque benfiquista, o golo acabou por surgir com naturalidade. Rafa cruzou de trivela e Salvio, em esforço, colocou a redondinha no sítio certo. Até ao intervalo, mais do mesmo: o Benfica a controlar tacticamente o jogo e a sair com perigo em transição – destaque para a capacidade de Jiménez em jogar de costas para a baliza – e o Sporting sem ideias.

Salvio e Jiménez foram decisivos Fonte: SL Benfica
Salvio e Jiménez foram decisivos
Fonte: SL Benfica

No segundo tempo o jogo mudou como do dia para a noite. É sempre difícil, em futebol, medir o que pesou mais: se a melhoria do Sporting a todos os níveis – destaque para a entrada de Campbell, que deu outra vivacidade no ataque leonino –, se o recuo do Benfica, não alicerçado num controlo do jogo mas numa renúncia ao jogo. A segunda parte caminhou sempre nestes dois mundos futebolísticos. O Sporting criou várias ocasiões e o Benfica, logo na primeira que criou, ainda no início do segundo tempo, marcou. O Sporting aumentou ainda mais a intensidade e acabou por reduzir por intermédio de Bas Dost. A partir do minuto 80, o Benfica adaptou-se melhor ao modelo de três médios e fechou definitivamente as portas ao ataque leonino.

Não foi brilhante, não foi sempre bem jogado. Foi táctico, mas interessante e intenso, o dérbi. O Benfica mostrou força anímica, depois de uma má fase, enquanto que o Sporting mostrou alguma passividade e desorientação no primeiro tempo, tentando compensar depois. Já era tarde. Uma boa entrada vale sempre mais do que uma ponta final pujante. Mais um cliché do futebol que se prova ser verdadeiro.

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges perto de receber dois “reforços” no Sporting já no início de janeiro

Rui Borges deve receber dois jogadores no início de janeiro. Zeno Debast e Daniel Bragança estão praticamente recuperados e perto de se juntarem à equipa do Sporting.

Fotis Ioannidis aponta diferenças para Luis Suárez e elogia Vangelis Pavlidis: «Gosto de vê-lo marcar»

Fotis Ioannidis concedeu uma entrevista onde abordou o momento do Sporting, as diferenças face a Luis Suárez e a relação de amizade com Vangelis Pavlidis.

Rio Ferdinand elogia jogador de Ruben Amorim: «Vai estar no Manchester United nos próximos dez anos»

Rio Ferdinand deixou muitos elogios para Senne Lammens. O antigo defesa-central do Manchester United falou após o triunfo da equipa de Ruben Amorim no Boxing Day.

Paul Scholes elege pior contratação da história do Manchester United: «Não conseguia dar um chuto numa bola, nunca vi nada assim»

Paul Scholes elegeu o guarda-redes Mark Bosnich como a pior contratação da história do Manchester United.

PUB

Mais Artigos Populares

Bis de Jovane Cabral garante triunfo do Estrela da Amadora frente ao Famalicão

O Estrela da Amadora venceu na deslocação ao terreno do Famalicão por 3-2. Encontro referente à 16.ª jornada da Primeira Liga.

Massimiliano Allegri confirma reforço para o AC Milan e assume ausência de Rafael Leão: «Tem uma lesão que o impede de correr»

Massimiliano Allegri utilizou a conferência de imprensa do AC Milan para confirmar que Rafael Leão vai falhar o próximo jogo por lesão. O técnico confirmou também que Niclas Fullkrug é reforço dos rossoneri.

Arne Slot comenta homenagem a Diogo Jota em Anfield: «Mais um momento especial para nós, mas também para a sua esposa e filhos»

Arne Slot, técnico neerlandês, comentou a homenagem realizada a Diogo Jota no encontro entre Liverpool e Wolverhampton.