SL Benfica 2-1 Sporting CP: Na boa entrada está o ganho

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

O dérbi acabou. O Benfica venceu. O Sporting foi um digno vencido. Entretanto, nas redes sociais, locais onde o irracional passa marcas, fala-se, como não poderia deixar de ser, de polémicos erros de arbitragem. Por isso, caro leitor, se vem à procura de uma crónica de arbitragem, vai-se dar mal. O jogo, que é aquilo que realmente importa – não estou com isto a dizer que o árbitro não conta –, foi interessante, intenso, particularmente na segunda parte, e equilibrado. Ainda assim, a haver um vencedor, seria o Benfica. A sua superioridade no primeiro tempo foi mais natural e trabalhada, em termos técnico-tácticos. A superioridade leonina no segundo tempo partiu muito do recuo benfiquista e de um futebol intenso, mas não muito bem trabalhado. Mesmo com um fortalecimento do meio-campo, Rui Vitória perdeu o controlo do jogo. Mas venceu-o. É sempre o que conta.

Era bem caro o metro quadrado no relvado da Luz no primeiro tempo. Nem os artistas Adrien e Pizzi conseguiam ter espaço para manobrar o jogo ofensivo das suas equipas. O Sporting começou com ligeiro ascendente, tentando recuperar a bola em zonas altas e forçar o Benfica a jogar no seu meio-terreno. Esse ligeiro ascendente – durou aproximadamente 15 minutos – apenas se materializou num lance de Gelson. Com o tempo, o Benfica respondeu na mesma moeda.

O meio-campo cerrou fileiras – Pizzi destacou-se nas recuperações de bola – e o Benfica ganhou ascendente táctico. Com Gonçalo Guedes, Rafa e Salvio a darem intensidade ao ataque benfiquista, o golo acabou por surgir com naturalidade. Rafa cruzou de trivela e Salvio, em esforço, colocou a redondinha no sítio certo. Até ao intervalo, mais do mesmo: o Benfica a controlar tacticamente o jogo e a sair com perigo em transição – destaque para a capacidade de Jiménez em jogar de costas para a baliza – e o Sporting sem ideias.

Salvio e Jiménez foram decisivos Fonte: SL Benfica
Salvio e Jiménez foram decisivos
Fonte: SL Benfica

No segundo tempo o jogo mudou como do dia para a noite. É sempre difícil, em futebol, medir o que pesou mais: se a melhoria do Sporting a todos os níveis – destaque para a entrada de Campbell, que deu outra vivacidade no ataque leonino –, se o recuo do Benfica, não alicerçado num controlo do jogo mas numa renúncia ao jogo. A segunda parte caminhou sempre nestes dois mundos futebolísticos. O Sporting criou várias ocasiões e o Benfica, logo na primeira que criou, ainda no início do segundo tempo, marcou. O Sporting aumentou ainda mais a intensidade e acabou por reduzir por intermédio de Bas Dost. A partir do minuto 80, o Benfica adaptou-se melhor ao modelo de três médios e fechou definitivamente as portas ao ataque leonino.

Não foi brilhante, não foi sempre bem jogado. Foi táctico, mas interessante e intenso, o dérbi. O Benfica mostrou força anímica, depois de uma má fase, enquanto que o Sporting mostrou alguma passividade e desorientação no primeiro tempo, tentando compensar depois. Já era tarde. Uma boa entrada vale sempre mais do que uma ponta final pujante. Mais um cliché do futebol que se prova ser verdadeiro.

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Segunda Liga: Último Leixões fecha reforço vindo do líder Marítimo

O Leixões garantiu a contratação de Gonçalo Tabuaço ao Marítimo. Guarda-redes chega por empréstimo com opção de compra.

GD Chaves reforça-se com avançado que atua em Espanha

O GD Chaves garantiu a contratação de Jorge Delgado. Avançado deixa Real Valladolid e chega a Portugal por empréstimo.

Enzo Barrenecha não esquece FC Porto x Benfica e deixa provocação

Enzo Barrenechea deixou mensagem quente nas redes sociais. Médio argentino foi suplente não utilizado do FC Porto x Benfica.

Facundo Buonanotte anunciado como reforço do Leeds United

Facundo Buonanotte é o mais recente reforço do Leeds United. Depois de uma passagem discreta pelo Chelsea, o médio argentino chega por empréstimo proveniente do Brighton, até ao fim da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Mercado inverno: Estrela Amadora pode emprestar defesa ao Leixões

Semeu Commey pode deixar o Estrela Amadora e reforçar o Leixões por empréstimo neste mercado de transferências de inverno.

Onde ver a final da CAN 2025 entre Senegal e Marrocos?

Senegal e Marrocos jogam a final da CAN 2025 este domingo. Duas seleções decidem o título de campeão continental africano.

Em dia de eleições, onde ver o Vitória SC x FC Porto da Primeira Liga?

O Vitória SC recebe o FC Porto na 18.ª jornada da Primeira Liga. Duelo chega depois de jogos marcantes para os dois clubes.