Primeira Liga, 27.ª Jornada, domingo, 18h, 20 de março de 2022
ANTEVISÃO: TEREMOS DESFORRA ENCARNADA OU NOVA SURPRESA DOS CANÁRIOS?
Garantida a passagem apoteótica aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o SL Benfica enfrenta agora outra batalha. Uma batalha que conta para outra competição.
E se na Liga dos Campeões os encarnados têm surpreendido tudo e todos, pela positiva, no campeonato a surpresa tem ido para a direção oposta. Os resultados que têm conseguido estão muito aquém do esperado pelos benfiquistas.
🔜 #SLBGDEP#EPluribusUnum #LigaPortugalbwin pic.twitter.com/XyI7ll9IFJ
— SL Benfica (@SLBenfica) March 19, 2022
Depois do empate frente ao FC Vizela, segue-se o Estoril-Praia SAD. Só os três pontos importam. Importam e de que maneira. Com os adversários diretos, FC Porto e Sporting CP, cada vez mais longe, é importante não desperdiçar mais pontos.
A questão que se coloca agora é: será que as águias são mais fortes do que os canários, no que diz respeito a outros campeonatos?
10 DADOS RÁPIDOS
- Este é o 66° encontro oficial entre as duas equipas, sendo o 54° a contar para o campeonato.
- Nas outras 65 partidas, as águias foram superiores em 49, conseguiram o empate em 12 jogos e saíram derrotadas em apenas quatro.
- No que diz respeito a golos, o SL Benfica também se destaca: 183 golos marcados contra 57 sofridos.
- No entanto, importa frisar que na primeira volta, os estorilistas conseguiram um empate frente às águias: um golo para cada lado.
- Os encarnados vêm de um empate a um golo com o FC Vizela e os canarinhos de uma vitória por 2-0 frente ao Portimonense SC.
- A maior vitória do SL Benfica, em casa, frente ao Estoril-Praia SAD, foi num jogo para a Taça de Portugal, em 1943/44, em que os encarnados venceram por 8-0.
- No que toca à maior vitória dos estorilistas fora, temos de recuar até a um jogo da I Divisão da época 1950/51, em que as águias saíram derrotadas por 2-3.
- Os resultados mais típicos do jogo SL Benfica x Estoril-Praia SAD são o empate a uma bola e a vitória dos encarnados por 4-0. Ambos os resultados foram registados quatro vezes.
- Atualmente, o SL Benfica está em terceiro lugar na Liga Bwin, com 58 pontos. O Estoril-Praia SAD ocupa a sétima posição, com 34 pontos.
- Até ao momento, em 26 jornadas, os encarnados registam 18 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Por sua vez, os canarinhos conseguiram oito vitórias, dez empates e oito derrotas.
JOGADORES A TER EM CONTA

Julian Weigl (SL Benfica) – O médio defensivo de 26 anos tem sido uma das principais figuras do plantel de Nélson Veríssimo.
A rápida capacidade de análise e execução, a inteligência a dar largura e profundidade ao jogo, a recuperação da posse de bola, o desarme e as transições ofensivas são apenas algumas das características que o definem. É um jogador completo e difícil de substituir.
Apesar de no final do jogo frente ao AFC Ajax ter admitido que estava “morto de correr”, é certo que Weigl vai dar muitas dores de cabeça aos adversários.

Francisco Geraldes (Estoril-Praia SAD) – Por falar em médios, eis que do lado dos estorilistas se destaca Francisco Geraldes. O português de 26 anos é um “velho conhecido” dos encarnados.
Já representou clubes como o Sporting CP ou o Rio Ave FC e foi sempre um “osso duro de roer”. Para além de ter características como a definição do último passe, também é importante nas zonas de finalização. Uma prova disso foi o golo que marcou na jornada 26 frente ao Portimonense SC.
Francisco Geraldes pode criar problemas aos encarnados e, por isso mesmo, é um jogador que merece especial atenção.
XI’S PROVÁVEIS
SL Benfica: Vlachodimos, Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, João Mário, Weigl, Rafa, Everton, Gonçalo Ramos, Yaremchuk.
Treinador: Nélson Veríssimo
“Defrontamos uma equipa que está muito confortável na classificação e que já atingiu o seu objetivo. Uma equipa que tem uma ideia muito bem definida a atacar e a defender, e com o mesmo treinador há dois anos.
Dois anos em que conseguiu vincar as suas ideias. Espera-nos um jogo difícil e temos de estar ao nosso melhor nível, até porque vamos defrontar uma equipa que gosta de ter a bola. O nosso objetivo como sempre passa por ganhar”.
Estoril-Praia SAD: D. Figueira, D. Bruno, Bernardo Vital, Ferraresi, Joãozinho, Gamboa, F. Geraldes, Mboula, A. Franco, Arthur Gomes, Acevedo.
Treinador: Bruno Pinheiro