SL Benfica | Nova época, novas asas e águia a voar mais alto

- Advertisement -

É mais do que aparente a melhoria geral que o SL Benfica, comandado por Jorge Jesus, tem vindo a apresentar neste início de temporada.

Tudo começa com os resultados e, sobretudo, com a relevância dos mesmos. Com nove partidas realizadas em 2021/22, os encarnados levam oito vitórias e apenas um empate (em Eindhoven, ante o PSV, sem golos).

Seguem, assim, imbatíveis as águias. Na temporada transata, ao cabo dos mesmos primeiros nove jogos, os encarnados somavam sete vitórias – um bom registo, claro. Todavia, registavam duas derrotas – e de grande magnitude. Na estreia, a turma de JJ havia desde logo comprometido a restante época, saindo derrotada de Salónica por 2-1 e sendo relegada para a Liga Europa.

Ao nono encontro, nova derrota, desta feita na deslocação ao Bessa (3-0 diante do Boavista FC). Como tal, os resultados e as suas consequências marcam a primeira grande diferença do SL Benfica de segundo ano para o SL Benfica de primeiro ano, nesta segunda passagem de Jesus pela Luz. Mas algo mudou para que tais resultados sucedessem. O quê?

SL Benfica
As águias seguem imbatíveis esta temporada, com apenas um empate em nove jogos
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

A primordial distinção será, diria, a maior capacidade defensiva, sobretudo em transição, apresentada pelas águias. Em 20/21, os encarnados haviam concedido dez golos nos nove primeiros jogos e inclusive sofreram mais do que um golo em várias dessas partidas.

Em claro contraste, na corrente época as águias apenas por três vezes viram as suas redes violadas, nunca sofrendo mais do que um golo (Moreirense FC, CD Tondela e PSV foram os únicos a desfeitear a defensiva benfiquista).

Para o acréscimo de qualidade defensiva coletiva muito contribuíram os acréscimos de qualidade individual. Com Lucas Veríssimo – centralão – cada vez mais integrado e a impor-se como um pilar no onze habitual do SL Benfica, com a consistência demonstrada por Morato sempre que chamado e, sobretudo, com a chegada de João Mário, as águias adquiriram uma solidez defensiva sem e com bola muito grande.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Jornal Marca garante: José Mourinho está 99,9% fechado como treinador do Real Madrid

O jornal espanhol Marca avança que o regresso de José Mourinho ao Real Madrid é apenas uma questão de tempo.

Antigo internacional espanhol comenta possível regresso de José Mourinho ao Real Madrid: «Já não é o Mourinho de há uns anos»

Gaizka Mendieta considera que o José Mourinho não deve ser uma opção para assumir o comando técnico do Real Madrid.

Aston Villa goleia Liverpool e Portugal fica mais perto de ter dois lugares de acesso direto à Champions League

Após vencer o Liverpool por 4-2 em casa, o Aston Villa chegou ao quarto lugar, abrindo portas à qualificação direta de dois clubes portugueses para a Champions League.

Costa do Marfim anuncia 26 convocados para o Mundial 2026: Três jogadores da Primeira Liga constam na lista

A Costa do Marfim revelou os 26 convocados para o Mundial 2026. Na lista estão integrados três jogadores da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Leandro Antunes marca no empate do Al Riyadh diante do Al Taawoun e segue na zona de despromoção: Eis os resultados do dia na...

O golo do português Leandro Antunes não foi suficiente para o Al Riyadh evitar o empate a uma bola frente ao Al Taawoun.

Imprensa espanhola avança que já existe acordo entre José Mourinho e Florentino Pérez

Segundo o Diário Sport, José Mourinho chegou a acordo com Florentino Pérez para o regresso ao Real Madrid, 13 anos depois.

Marítimo campeão encerra Segunda Liga com derrota caseira diante do Chaves

O Chaves venceu na deslocação ao terreno do Marítimo por 3-1, no encontro da última jornada da Segunda Liga.